Principais Camadas Da Atmosfera

As camadas atmosféricas são dívidas em cinco de acordo com os principais centros meteorológico do mundo. Em cada parte existem partes distintas em termos de estrutura química. Conheça as principais camadas da atmosfera:

Principais Camadas Da Atmosfera

Principais Camadas Da Atmosfera

Quinta Camada Atmosférica: 900 Km Da Superfície Terrestre

A última ou primeira camada, se contar de fora para dentro, se chama exosfera, visto que existem cientistas que consideram a parte como integrante do próprio universo e não do globo terrestre. Os cientistas consideram como ponto fundamental ao levar em conta intensidade de moléculas de ar que existe na região. Ou seja, representa o ponto máximo da Terra que elimina os gases quentes para o universo e evita acontecer aumento do aquecimento global. No ponto a atmosfera se encontra rarefeita.

Não se pode ignorar o fato de que por causa da pequena densidade as partículas quase nunca se chocam entre si, ou seja, componente atmosférico se apresenta com ordem organizada em termos de unidades moleculares. De acordo com especialistas da NASA o formato organizacional ajuda para que os pontos de energia escapem da gravidade que existe na Terra.

Quinta Camada Atmosférica: 900 Km Da Superfície Terrestre

Quinta Camada Atmosférica: 900 Km Da Superfície Terrestre

De forma oficial se pode considerar a exosfera como local no qual os limites atmosféricos do planeta perde força até se juntar com o espaço. Nos dias de hoje a comunidade científica tem conhecimento sobre satélites artificiais que possuem maior densidade na quinta camada ao levar em conta os valores do globo terrestre.

Quarta Camada Atmosférica: 450 km Da Superfície

Termosfera consiste na quarta camada da atmosfera que tem como particularidade a presença constante de ar quente com valores térmicos além do que na exosfera. Isso acontece por causa do trabalho químico que surge em virtude da forte radiação que emana da estrela principal do sistema solar. Para ter uma ideia a NASA tem nos registros valor além do que 2.000°C registrados da forma oficial. O efeito de ionização por raios ultravioletas executa trabalho de produzir ondas de rádio.

Terceira Camada Atmosférica: 80 km Da Superfície

O estudo das camadas atmosféricas se tornar intrigante ao pensar na temperatura fria que existe na mesosfera, o terceiro nível atmosférico registrados de forma oficial. De acordo com especialistas as condições em termos de sensação térmica chegam a -100C°. Quanto maiores os limites mais chances surgem do clima diminuir em termos de temperatura.

Você sabe qual o local mais frio do planeta Terra? Cientistas apontam que está na mesopausa que divide a segunda à terceira camada atmosférica. A queda brusca de temperatura que acontece na região da mesosfera surge por ausência da presença do aquecimento do sol. De acordo com registros de centros da NASA existem fenômenos meteorológicos conturbados, como ondas gravitacionais, marés de atmosfera e ventos que atingem ritmo forte.

CAMADA-D: Consiste no local máximo em termos de altura que atinge a mesosfera. De acordo com especialistas apenas existe a possibilidade de análises técnicas apenas quando há luzes solares que iluminam o dia. Isso acontece por que o fenômeno da ionização perde força em consequência da queda do ritmo solar. Ao anoitecer acontece efeito químico que tornar neutra a composição da estrutura molecular.

Não se pode ignorar o fato de que aeronaves comuns não conseguem fazer tráfego aéreo na mesosfera ao levar em conta que a estrutura não aguentaria os fenômenos meteorológicos que acontecem na terceira camada atmosférica. Apenas os foguetes que funcionam com sistema via sonda conseguem acessar a região.

Por causa da variedade de eventos no tempo que acontece na mesosfera a comunidade científica aponta que consiste no nível com menor conjunto de informações no conjunto da atmosfera terrestre. Os limites maiores são conhecidos com maior particularidade também por causa do trabalho da análise de satélites artificiais. Incontáveis meteoros cortam passagem na mesosfera.

Segunda Camada Da Atmosfera: 50 Km Da Superfície

Já ouviu falar sobre o buraco na atmosfera que aumenta a presença de raios ultravioletas que são prejudiciais para a vida humana e aumenta o número de desertos no mundo? Quando cientistas comentam sobre o fato fazem crítica direta aos danos causados na estratosfera. Consiste no segundo local com maior temperatura negativa, na casa dos sessenta graus célsius negativos.

Camada de ozônio significa o mesmo que estratosfera. Serve como espécie de barreira que serve para conter os raios ultravioletas que podem trazer danos sérios aos seres vivos. Existe discussão no mundo para saber se a poluição gerada por seres humanos consiste no principal fato para a queda do nível de ozônio que serve como espécie de escudo para defender a existência na vida no globo terrestre. Existem antiambientalistas que apontam como principal razão o efeito do sol que aumenta o tamanho da superfície com o tempo.

As partes quentes da camada se encontram nos limites superiores ao detrimento do frio que se encontra logo a baixo. Ou seja, como as luzes solares surgem do exterior do globo terrestre o lado superior recebe maior valor de energia solar e diminui a intensidade para que a vida seja viável no planeta.

Vale ressaltar que o limite à inversão do tempo se chama tropopausa que faz o trabalho de proporcionar o equilíbrio climático. Por causa da constante luz UV nos limites superiores há excesso de oxigênio do tipo atômico.

Primeira Camada Da Troposfera: Troposfera

Apenas depois de ter o filtro de quatro camadas par ao sol e métodos para desintegrar meteoros pode existe a troposfera, único local no qual seres humanos podem sobreviver ao respirar de forma natural. A extensão varia de acordo com os limites das latitudes de superfície, visto que o valor diminui em locais altos (Tibet) e aumenta nas regiões baixas (Holanda).

Leia maiores informações ao clicar no link e acessar outro artigo que explica peculiaridades das cinco camadas atmosféricas.

Informações sobre a mesopausa no artigo: Mesopausa e a Atmosfera Terrestre

Você sabia que a mesosfera tem a missão de desintegras meteoros? Saiba mais ao clicar no link e ler o artigo: Mesosfera: Escudo de Meteoros.

Conheça maiores informações sobre os efeitos do clima por causa das camadas atmosféricas (clique aqui).

Com os buracos na camada de ozônio também aumenta o fenômeno do efeito estufa. Confira na íntegra (clicar no link).

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Quais as Camadas da Atmosfera

De acordo com os principais centros meteorológicos existem cinco camadas atmosféricas. Exosfera é a última camada ela representa o ponto máximo da terra. A termosfera é a quarta camada e ela tem sua particularidade tendo a presença constante de ar quente. A terceira camada é a mesosfera e nela contém um ar mais frio, ela está a 80km da superfície. A segunda é a camada de ozônio e nela consiste buracos onde aumenta a presença de raios ultravioletas . A primeira camada é a troposfera ela é o único local onde seres humanos podem respirar de uma maneira bem natural

Quais as Camadas da Atmosfera

Quais as Camadas da Atmosfera

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *