Camada De Ozônio e Efeito Estufa

Os dois maiores problemas que a humanidade tem enfrentado em relação aos efeitos de sua ação na natureza dizem respeito à Camada de Ozônio e ao Efeito estufa, um tema bastante polemico e sério, que já é divulgado maciçamente na mídia, mas não custa retomar o assunto.

Esses dois fenômenos naturais, tão importantes para a manutenção da vida na Terra conforme nós conhecemos, têm sofrido, nas últimas décadas, uma forte influência da poluição, que acabou causando degradação, em um caso, e mudanças no outro, que trouxeram desequilíbrio ao meio ambiente.

A diminuição da camada de ozônio e o efeito estufa aumentado são apontados por cientistas do mundo todo como os principais responsáveis pelo aquecimento global, que tem produzido efeitos devastadores, como degelo das camadas polares, aumento dos níveis dos oceanos invadindo áreas habitadas e ameaçando ilhas, catástrofes como tempestades e maremotos, mudanças climáticas que dizimam plantações, secas, etc.

As transformações na camada de ozônio e no efeito estufa são sempre relacionadas à poluição atmosférica, produto da nossa sociedade moderna. A camada de ozônio é uma faixa na atmosfera terrestre, com espessura entre 30 e 40 quilômetros, composta por gás Ozônio (O3), que filtra a radiação ultravioleta (UV), amenizando seus efeitos, o que contribui para a manutenção da temperatura média do planeta. Ao mesmo tempo, é uma proteção natural para os seres humanos contra a ação direta dos raios UV na pele, que podem causar dermatites e câncer.

Camada De Ozônio e Efeito Estufa‏

Camada De Ozônio e Efeito Estufa‏

O uso pelo homem de gases poluidores, como o CFC (clorofluorcarbono), que ataca diretamente o Ozônio, fez com que, em algumas regiões, houvesse diminuição na espessura da camada, o que tem permitido uma maior incidência de raios UV na superfície.
Já o efeito estufa é um fenômeno natural que permite que a Terra mantenha uma temperatura média, o que proporcionou a vida humana, por exemplo. Sem o efeito estufa, a temperatura do planeta poderia cair até 33°C. Ele ocorre através da retenção dos raios infravermelhos do Sol, refletidos na superfície, por gases naturais, comuns na atmosfera. O problema começou quando a produção de certos gases estufa, como o CO2 (dióxido de carbono), em grande escala pelo homem, se tornou poluente, aumentado demais sua concentração na atmosfera e, por consequência, o efeito estufa.

Com uma maior incidência de raios ultravioletas, causada pela diminuição da camada de ozônio, e uma maior retenção dos raios infravermelhos, consequência da potencialização do efeito estufa, a média de temperatura da Terra tem aumentado ano a ano, pondo cientistas e líderes mundiais em alerta. Porém, algumas medidas já foram adotadas e acordos foram feitos, como o Tratado de Kyoto e a substituição de alguns gases, como o CFC. Resultados já foram vistos e espera-se, por exemplo, que a camada de ozônio recupere seu nível normal no ano de 2075.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostei muito explicativo

    MÁRCIA 20 de novembro de 2013 19:07
  • muito bom amei

    licinha 19 de setembro de 2014 21:33
  • muito bom

    licinha 19 de setembro de 2014 21:34

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *