Relações: Ambiente-Sociedade

As relações da sociedade econômica com o meio ambiente não se encontram em termos positivos. Antes a cobiça de poucos industriais não enxergava limites em prejudicar o meio ambiente para conseguir produzir produtos em excesso e cobrar preços populares no mercado de massa. Nos dias atuais as populações do mundo aumentam ao ponto de fazer os processos agrícolas trabalharem em processo rápido com os aditivos de tóxicos que servem para proteger e fazer crescer em menor ritmo de tempo.

O meio ambiente não representa apenas as florestas tropicais repletas de animais e espécies silvestres. Também os locais urbanos em que as árvores precisam dividir espaço com o concreto. Por esse motivo, fábricas que fazem barulho excessivo e causam poluição sonora em termos ambientais podem ser obrigadas a mudar de local para produzir ou a investir em processos que servem para diminuir o barulho do som. Não apenas os vizinhos humanos ficam com a mente prejudicada como também os animais que vivem ao redor, de forma principal quando a empresa está presente em locais repletos de vida vegetal e fauna.

            Revolução Industrial: Ambiente e Sociedade

            Em épocas anteriores os povos produziam e prejudicavam o meio ambiente. Porém, existia pouco conhecimento técnico sobre os danos na natureza. Como não existiam máquinas, indústrias e hidrelétricas para funcionar como base de energia para as sociedades existe tempo lento de produção, o que diminuía os danos ambientais ao comparar com o cenário atual.

Com a chegada da revolução industrial existiram mudanças em níveis a se considerar de forma negativa na relação do homem com o meio ambiente. Usinas a vapor começaram a lançar gases poluentes que prejudicam a atmosfera e provoca o aumento do efeito estufa, responsável por aumentar a temperatura em termos globais. A ação também acelera a o processo que derrete o gelo e aumento os níveis do mar. Com o tempo o oceano pode engolir ilhas ou países que se encontram em baixas latitudes.

            O que Fazer Para Salvar o Meio Ambiente?

A. Reciclar: A reciclagem representa processo que existe nos principais países do mundo. Porém, em grande parte se encontra em sistema de desenvolvimento, longe das condições ideais de acordo com a demanda por sustentabilidade. Quando for comprar eletrônicos, por exemplo, opte em adquiri produtos usados de vendedores confiáveis. Caso tenha comprado unidade nova, procure concertar a velha e colocar no mercado de usados ao invés de jogar no lixo que segue aos aterros sem o preparo necessário para trabalhar com a decomposição de resíduos do gênero.

Ao consumir os eletrônicos procure levar em conta a compra no mercado de usados. Dessa maneira diminuem as chances das unidades seguirem para os aterros sanitários que não possuem a capacidade de trabalhar com a decomposição. Ao invés de jogar no lixo convencional, procure negociar o usado ou fazer a manutenção para colocar a venda em melhores condições.

Especialistas do mundo inteiro apontam que há grande necessidade da reciclagem nos centros urbanos e rurais. Ao colocar os resíduos em sistema de reuso os aterros sanitários ficam com menor lixo e por consequência podem trabalhar melhor no processo que objetiva decompor os materiais de forma natural.  Em algumas cidades do sistema de recolha do lixo acontece de forma separada de acordo com a lei. Ou seja, habitantes devem levar em conta os princípios da ética ambiental no sentido de separar o lixo de forma correta ou ficarem suscetíveis de receberem multas.

B. Respeitar a Natureza: Existe a necessidade de respeitar ao máximo a natureza. Quando for fazer acampamento, por exemplo, procure não jogar o lixo na mata ou mesmo deixe de fazer fogueiras. Use geradores de energia para aquecer o forno e por consequência diminua o valor de carbono em termos atmosféricos.

C. Cobrar do Governo: Cidadãos não podem ficar com os braços cruzados observando o desmatamento na natureza. Deve exigir do governo melhoras ambientais de forma emergencial. A presença de parques nos centros urbanos ainda se faz carente nas grandes metrópoles nacionais quando se comparar com outras regiões com políticas e infraestrutura com melhor preparado na urbanização, caso da Holanda ou Canadá, por exemplo.

Ambiente

Ambiente

D. Denunciar: Procure denunciar no exato momento em que perceber existir degradação ambiental. Existem diversos telefones indicados para esse tipo de denúncia. Siga as indicações dos números telefônicos de acordo com a cidade ou o Estado. O papel do cidadão faz parte indispensável no processo.

Relações da Ambiente-Sociedade: Queimadas

A relação do homem com o meio ambiente em termos de agricultura piora com o tempo. Aumenta a demanda por alimentos e junto com o movimento agricultores adicionam agrotóxicos para melhorar a produção e evitar o ataque de pragas, garantindo a renda aos donos de terra e trabalhadores que participaram no ciclo de produção. O problema é que o veneno tóxico chega às águas subterrâneas e prejudica o nível drenagem natural.

Melhorar o Meio Ambiente

Melhorar o Meio Ambiente

O mercado dita as regras em termos de agricultura. Por exemplo, quando acontecem valorizações de culturas agrônomas de forma inesperada aumenta o número de donos de terra que queimam as terras para fazer novas plantações e ganhar em termos de tempo na concorrência. Os gases das queimadas prejudicam a atmosfera ao ponto do planeta Terra não ser capaz de eliminar o calor para o universo. As partículas de ar quente voltam para a superfície e proporciona o aumento global da temperatura.

            Pecuária: Relações Entre os Homens e o Meio Ambiente

O mercado de carne se encontra em ascensão no mundo inteiro por causa da pouca oferta ao comprar com a grande demanda que existe no mundo. As proteínas são capazes de trazer força e sensação de estomago cheio por maior período de tempo. Por esse motivo existe aumente de donos de terra que trocam a agricultura para investir pesado no mercado de bovinos. O processo de criação traz menores chances de apresentarem problemas por causa de fenômenos naturais. Menor trabalho e maiores valores no mercado são pontos determinantes para agricultores colocarem fogo na vegetação da propriedade no sentido de transformar o local em um grande pasto.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *