O Que São Células Procarióticas

Para entender o que são células procarióticas é necessário saber mais sobre as características gerais dos seres vivos bem como fazer uma comparação com as células eucarióticas. Abaixo elaboramos um pouco mais sobre essas temáticas para que você possa compreender melhor o funcionamento e a lógica das células procarióticas.

O Que São Células Procarióticas

O Que São Células Procarióticas

Características Gerais Dos Seres Vivos

Para ser entendido como um ser vivo é necessário que o ser possua algumas características tais como as citadas abaixo:

  • Célula – O ser precisa ser constituído de célula.
  • Energia – É necessário que esse ser busque energia para a sua sobrevivência.
  • Estímulos – O ser em questão deve responder a estímulos.
  • Reprodução – É necessário que esse ser se reproduza.
  • Evolução – Deve existir algum tipo de evolução.
Características Gerais Dos Seres Vivos

Características Gerais Dos Seres Vivos

Divisão Dos Seres Vivos

Seguindo a lógica da quantidade de células que os seres vivos possuem eles podem ser divididos em:

  • Seres Unicelulares – São seres constituídos de uma única célula e podemos exemplificar através dos protozoários, cianofitas, bactérias, algumas algas e leveduras.
  • Seres Pluricelulares – Os outros seres vivos que possuem mais de uma célula.

Organização Estrutural

Seguindo a organização estrutural é possível dividir as células em: Células Procariontes e Células Eucariontes.

Células Procariontes

As células procariontes ou procarióticas podem ser chamadas também de protocélulas e devemos sublinhar que são bem diferentes das células eucariontes. Podemos destacar como a principais diferença entre as células eucariontes e procariontes que as últimas não possuem carioteca o que individualiza o núcleo. Além disso, não contam com algumas organelas e tem tamanho reduzido. Acredita-se que são dessa forma pelo fato de não possuírem compartimentos membranosos cuja origem acontece por evaginação ou invaginação.

Esses seres ainda possuem DNA na forma de um anel que se encontra não associado a proteínas diferentemente do que acontece nos seres eucariontes nos quais o DNA está disposto em filamentos em forma de espiral que se encontram associados as histonas.

As células procarióticas não têm mitocôndrias, complexo de Golgi, plastídeos, retículo endoplasmático e nem cariomembrana o que contribui para que o DNA fique solto pelo citoplasma. No grupo dos seres chamados de procariontes estão seres unicelulares ou então que vivem em colônias como as bactérias, cianofitas e PPLO (“pleuro-pneumonia like organisms”) ou Micoplasmas.

Células Incompletas

As chamadas células incompletas podem ser observadas nas bactérias dos grupos das rickettsias e também nos grupos de clamídias. Essas bactérias são muito pequenas e as suas células são chamadas de incompletas pelo fato de não terem capacidade de autoduplicação.

Diferenças Entre Células Incompletas e Vírus

As chamadas células incompletas diferem dos vírus por ter DNA e RNA conjuntamente, possuírem uma parte da máquina de síntese celular que é necessária para a reprodução, por ter uma membrana semipermeável através da qual são feitas as trocas com o meio envolvente.

Ressaltamos que já foram encontrados vírus que possuem DNA, o adenovírus e também com RNA, o retrovírus, porém, é muito raro os vírus que possuem DNA e RNA juntamente.

Células Eucariontes

O grande ponto que podemos destacar de diferenças entre as células eucariontes e procariontes é que as primeiras são bem mais complexas que as segundas. As eucélulas contam com membrana nuclear individualizada e diversos tipos de organelas. Grande parte dos animais e plantas tem as chamadas células eucariontes, inclusive o ser humano.

Eucarionte – Evolução Da Procarionte

Acredita-se que essas células surgiram devido a um processo de aperfeiçoamento e evolução das células procariontes. Não temos como saber quanto tempo foi necessário para que a célula evolui-se para chegar ao modelo que conhecemos hoje como eucarionte e que se repete em grande parte das células, porém, é possível estimar que levaram milhões de anos para que isso ocorresse.

O processo evolutivo provavelmente aconteceu porque a célula primitiva era muito pequena e para a sua fisiologia era absolutamente necessário que crescesse para que o seu funcionamento acontecesse da forma que era preciso. É bem possível que a membrana da célula primitiva tenha conseguido emitir internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície.

Esses prolongamentos se multiplicaram e foram ficando cada vez mais complexos, sempre se aglomerando em torno de um bloco inicial. Chegou um momento em que se formou uma intrincada malha que é chamada de retículo endoplasmático. A partir daí as células foram sofrendo outros processos de dobramentos que acabaram originando outras estruturas intracelulares como os vacúolos, complexo de Golgi, lisossomos entre outras.

Teoria Da Endossimbiose

Na explicação acima ficou de fora como se deu o surgimento dos cloroplastos (e outros plastídeos) e mitocôndrias. Cientistas acreditam hoje em dia na chamada Teoria da Endossimbiose que diz que um ser que tinha uma célula maior continha uma célula menor dentro de si, a célula menor apesar do seu tamanho oferecia melhores condições que a outra.

Dessa forma a célula maior funcionava como um abrigo enquanto a menor oferecia a ela a sua capacidade de fotossintetizar ou de sintetizar proteínas que fossem importantes para a outra.

Os Níveis De Organização Das Células Eucariotas

No grupo de seres que possuem células eucariontes estão os animais e vegetais, confira as principais características de cada um dos tipos de células.

Células Vegetais

São as células eucariontes que possuem cloroplastos e parede celular, em geral essas células possuem apenas um vacúolo grande na sua parte central. Quando as células vegetais são mais jovens podem ter vários vacúolos que com o tempo se fundem dando origem a um único vacúolo.

Células Animais

As células eucariontes animais não contam com cloroplastos e não contam com parede celular, tem vários vacúolos pequenos. Trata-se de uma célula que pode ser encontrada nos animais e que tem como principal diferença das células vegetais o fato de não ter parede celular e plastos. Outra diferença é o fato de que as células vegetais dificilmente possuem flagelo e as animais possuem na maioria.

Faça a comparação entre as células procarióticas e as eucarióticas para entender melhor quais são as principais características das primeiras. O grande ponto para compreender o que são as células procarióticas é entender quais são as diferenças entre elas e as eucarióticas. Um tema bem interessante que merece um estudo mais aprofundado e que é tema de muitos pontos de estudo da biologia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *