Países que Lideram em Energia Eólica no Mundo

O Que é Energia Eólica?

A energia eólica é a energia que é obtida através da ação do vento e tem se mostrado uma excelente opção quando se trata de uso de energia limpa. O termo eólico tem sua origem no latim aeolicus que significa pertencente a Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega. Dessa forma significa algo que pertence ou tem relação com o vento.

Energia Eólica

Energia Eólica

A Energia Eólica no Mundo

Devido aos grandes problemas que o planeta tem enfrentado no que se refere ao uso de energia e a sua possível escassez foi necessário buscar alternativas de meio renováveis. A energia produzida pelos ventos é um dos principais meios de tentar substituir em parte a energia obtida por meios não renováveis.

Um relatório do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) chegou a conclusão de que a capacidade do planeta de produção de energia eólica passou de 6,1 GW para 282,4 GW nos últimos 16 anos. Podemos dizer que o mundo é capaz de produzir o equivalente a 20 hidrelétricas de Itaipu em energia apenas com o poder do vento.

Mesmo com investimentos pequenos no setor, ocasionados devido às incertezas econômicas, a matriz eólica mundial teve um crescimento de 19% no ano de 2012. Conheça agora quais são os países que lideram a lista dos produtores de energia eólica no mundo.

Lista dos Maiores Produtores de Energia Eólica do Mundo

1 – China

Para muitos pode ser um pouco surpreendente que a China esteja na primeira posição dessa lista de países produtores de energia eólica. Porém, o país é dono de ¼ da capacidade desse tipo de energia no mundo. O país que lidera a expansão do setor com 75,5 mil megawatts (MW) instalados (26,8% da participação global). Basicamente isso representa cerca de 30 vezes a capacidade do Brasil, em torno de 2,5 mil MW.

O grande país oriental ainda lidera a expansão desse tipo de energia com uma instalação de mais 13,2 mil MW, algo como 30% do total mundial registrado nesse período.

2 – Estados Unidos

A capacidade eólica acumulada dos Estados Unidos gira em torno de 60 mil MW, o que corresponde a 21,2% do total do planeta. No ano de 2012 a terra do Tio Sam fez o segundo maior investimento no crescimento do setor com cerca de 29% do crescimento que foi verificado no mundo de janeiro a dezembro desse mesmo ano.

3 – Alemanha

A Alemanha aparece em terceiro lugar entre os maiores produtores de energia eólica no mundo, a sua capacidade total instalada é de 31,3 mil MW, isso equivale a 11,1% do que é acumulado no mundo todo. Na mesma pesquisa que tomou o ano de 2012 como referência o país apareceu como o terceiro que mais contribuiu com 2,4 mil MW instalados no período, isso representa cerca de 5% da participação global.

4 – Espanha

A Espanha investe em energia eólica há pelo menos 15 anos e a sua capacidade total instalada está em 22,7 mil MW. Isso representa 8,1% do potencial instalado de projetos eólicos no mundo todo. Mesmo o país passando por uma grave crise econômica nos últimos anos tem registrado um grande crescimento na sua participação mundial.

5 – Índia

A Índia é um país de fortes ventos também, pois sua capacidade chegou a 18,4 mil MW em projetos eólicos instalados. Trata-se do quinto maior desempenho mundial, a sua participação chega a 6,5%. No ano de 2012 o país registrou um aumento de 2,3 mil MW, cerca de 5% do total que foi investido no mundo todo. Essa foi a terceira maior expansão desse ano.

6 – Reino Unido

A capacidade total acumulada do Reino Unido é de 8,4 mil MW (algo que corresponde a cerca de 3% da participação mundial). Assim como a Espanha, o Reino Unido, enfrentou uma crise, mas não se intimidou e ainda teve um bom investimento no setor.

Foi instalado mais de 1,9 mil MW, cerca de 4,2% do crescimento observado pelo mundo todo. A quinta maior expansão no setor nesse período.

Saiba Mais

Saiba Mais

7 – Itália

O país das massas e das grifes famosas da moda aparece nessa lista em sétimo lugar com 8,1 mil MW em capacidade instalada e uma participação mundial de 2,9%. Durante o ano de 2012 a Itália registou o sexto maior crescimento na instalação desse tipo de energia com 1,2 mil MW instalados, algo em torno de 2,8% do total global.

8 – França

A França tem uma história interessante na produção de energia eólica, no período entre 1996 e 2012, o país acumulou uma capacidade eólica total de 7,1 mil MW, isso representa 2,5% de participação mundial. Em 2012, porém, o crescimento apresentado pelo país foi mais tímido, acredita-se que devido a crise econômica na Europa, foram acrescentados mais 404 MW.

9 – Canadá

O Canadá aparece nessa lista em nono lugar com os seus 6,2 mil MW em projetos eólicos que lhe dão uma participação mundial de 2,2%. No ano de 2012 o aumento foi de 935 MW, algo em torno de 2,1% do crescimento do mundo nesse setor.

10 – Portugal

Portugal está na décima posição entre os maiores produtores de energia eólica do mundo com 1,6% da capacidade total de geração do mundo. O país conta com 4,5 mil MW em projetos eólicos.

11 – Dinamarca

A Dinamarca ocupa a décima primeira posição, no ano de 2012 o país fechou uma capacidade total instalada de 4,1 mil MW. Se compararmos o desempenho de 2012 com o ano de 2011 chegamos a conclusão que não foi um grande incremento, apenas 217 MW.

12 – Suécia

A Suécia acrescentou a sua capacidade de produção de energia eólica 846MW e fechou 2012 com 3,7 mil MW no total, assim ficou na décima segunda posição.

13 – Japão

O Japão é um país que investe bastante no segmento de energia eólica principalmente depois do desastre nuclear de Fukushima. O parque eólico do país conta com 2,6 mil MW de capacidade instalada.

14 – Austrália

A Austrália tem feito um bom investimento no aumento do seu parque eólico, foram somados cerca de 2,6 mil MW de capacidade somente no ano de 2012. Somando tudo o país tem 358 MW.

15 – Brasil

O Brasil aparece na lista como o décimo quinto maior produtores mundiais de energia eólica do mundo e o maior da América Latina. O parque eólico do país conta com 2,5 mil MW em projetos. Nessa pesquisa realizada pelo GWEC no ano de 2012 o país apareceu como a oitava maior expansão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito boa a matéria e bastante enriquecedora, porém, defendo que a produção de energia eólica tem que ser encarada da mesma maneira que países como: Austrália, Canadá, EUA e outros tem feito já há muitos anos. Precisamos massificar a exploração de energia eólica em todas as camadas produtivas ou no uso individual residencial. Vejo muitas usinas serem construídas com custos elevadíssimos mesmo com um bom custo benefício, porém, geradores como estes não estão ao alcance de pequenas empresas, indústrias de pequeno e médio porte e muito menos ao alcance do consumidor comum que são as residências neste grandioso pais. Geradores para sítios, fazendas, pequenos produtores etc. É preciso construir geradores de 400 KW, por exemplo, que já oferece uma excelente potência, porém, não está ao alcance financeiro da maioria das residências que acabam procurando suprir suas necessidades com geradores de até 3 KW, que, diga-se de passagem já oferece um conforto energético, porém, ainda de custo muito elevado, e é aí onde entro com a ideia do consumidor simples produzir seu próprio gerador elétrico e dessa maneira incrementar custo benefício. Criei um e-book cujo autor do projeto não sou eu, mas, trata-se de um projeto de um autor norte americano testado e aprovado com mais de 160 páginas e quase 140 fotos coloridas de maneira que quem já tem alguma experiência com eletrônica ou eletricidade não vai encontrar muita dificuldade em construir. Fiz uma tradução fidedigna e difícil, por que, é uma tradução técnica.
    Para quem interessar entre aqui: http://hotmart.net.br/show.html?a=M140732M
    Obrigado

    Maurien Mesquita 17 de agosto de 2015 4:15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *