Agropecuária
Palavra que designa o ato da agricultura juntamente com o da pecuária, é uma das mais visadas atividades no setor econômico de um país, merecendo seu valor também após o período de exportação e importação. Na antiguidade esse setor desempenhava apenas o papel de abastecimento como fonte de consumo primário, porém com a evolução capitalista e econômica fez-se importante o meio de enriquecer uma nação através do trabalho de plantar, cultivar e criar bovinos, suínos, aves, entre outros. São objetivos do setor agrícola não só a agricultura comercial, mas também outros tipos da mesma, como: a agricultura de subsistência, a qual o produtor utiliza somente para consumo próprio, a agricultura especulativa, destinada a exportação e ainda a agricultura científica, existente em muitos países desenvolvidos. Já a pecuária permite o trabalho de pequenos produtores que de geração em geração aumentam o número das criações.
A Importante Gropecuária Brasileira
Entre os mais típicos produtores e exportadores agropecuários está o Brasil, representado pelas melhores colocações no ranking mundial, o país conta com a maior produção de café, laranja, cana-de-açúcar e bovinos. Trabalho esse que rende aproximadamente 10% nos níveis de elevação de empregos, contribuindo para a sólida e forte economia agropecuária. Por ser uma das primeiras atividades desenvolvidas o Brasil leva vantagem a muitos outros países em relação a fatores decisivos para cultivação de alimentos e criação de animais. Fatores como clima, terra fértil, e toda enorme vastidão de campos, locais rurais para efetuação do trabalho, torna-se assim justificável a presença do país entre o mais crescente economicamente no setor agrícola-pecuarista.
Exposições de Agropecuária Industrial
Por todo território brasileiro é fato afirmar a presença dos grandes eventos no setor agrícola, especialmente voltado a fins de modernidade e processos altamente tecnológicos nessa nova indústria. A já conhecida frase de que as máquinas estão substituindo o homem é totalmente certa quando a questão central torna-se a praticidade nas colheitas e na manipulação em criação de bovinos. Assim muitas são as exposições que se mostram eficazes na apresentação de máquinas e outros elementos para a aceleração da economia. Exemplo estão nos famosos eventos do sul do país, como a ExpoLondrina, que já chega a sua 50ª edição, forte marca de uma das melhores.
O Agronegócio é visivelmente lucrativo para a maioria dos produtores rurais que se apóiam na mais alta tecnologia para seu crescimento financeiro e dependem de um modelo top de máquina, rendendo assim muita riqueza e evolução econômica. Além da exposição de tecnologias agrícolas os eventos contam com parcerias de rodeios, shows e equipes da mais alta categoria, fazendo do negócio mais prazeroso, além de porte criativo perante situações de acordo e negociações na agro agenda brasileira.
Por: Patrícia Costa Contiero