O papel é o material mais comum entre os resíduos sólidos encontrados nos lixos urbanos. Como resultado, a reciclagem do papel pode ajudar a reduzir a quantidade desse lixo. O papel é um dos materiais mais versáteis usados nas casas, escolas, escritórios e empresas no mundo todo. Todos dos dias nós aproveitamos os benefícios dos produtos feitos de papel. O jornal que nós lemos todas as manhãs, a caixa em que vem nosso cereal, os cadernos, livros e documentos. O papel data mais de 2000 anos. Os métodos de produção manual eram usados há muito tempo. A industrialização do papel fez com que vários avanços fossem alcançados. Mas e quando esses papeis já não nos servem mais pra nada? O que fazemos com eles?
A Reciclagem do Papel:
O que é reciclar? Reciclar é submeter algum material a uma série de mudanças e tratamentos para que esse material possa ser reutilizado.
O Que é o Papel e Como Ele é Reciclado:
O papel é feito de fibras chamadas celulose, que são encontradas na madeira. Celulose deve ser convertida em polpa antes de ser usadas na fabricação do papel. Outra fonte de celulose provém da reciclagem. Recuperar as fibras faz com que uma grande porcentagem de novas fibras tenham que ser retiradas da floresta – o que evita o desmatamento. Para começar o processo de fabricação do papel, as fibras recuperadas são trituradas e misturadas com água para se fazer uma pasta. Essa pasta é lavada, refinada e limpa, então elas são misturadas com corantes e outros aditivos. Essa pasta é colocada em uma grande peneira. Assim que a água for saindo, o papel será formado a partir da secagem dessa massa. A folha de papel resultante é prensada entre pesados rolos para extrair qualquer vestígio de água existente, e para torná-lo de espessura uniforme e macia. O papel é então enrolado em grandes rolos. Uma máquina corta o papel em folhas menores, e o papel está pronto para ser usado em escolas, local de trabalhos e pela comunidade.
A Reciclagem do Papel Começa Com Nós!
Mas como esses papeis já usados chegam até os centros de reciclagem que é o ponto ”x” da questão. Os membros da comunidade devem armazenar o lixo de suas casas de forma organizada, através da coleta seletiva (separando o lixo por tipo de material). E aí sim o papel é recolhido pelos responsáveis pela coleta seletiva, e distribuem esse papel para os centros de reciclagem. Outra fonte que ajuda muito nesse processo são essas pessoas chamadas de ”catadores de lixo”, que catam garrafas plásticas, papeis e outros materiais dos lixos públicos. Além de ajudar no sustento deles, eles também fazem um enorme favor ao participar da coleta seletiva.
Por Que é Importante Reciclar Papel?
- conservar os recursos naturais;
- prevenir a emissão de gases e de água poluída;
- poupar energia;
- gerar empregos (responsáveis pelas coletas, recicladores, artesãos, etc.);
- estimular o surgimento de tecnologias ambientalmente corretas;
- reduzir a necessidade de usar lixões e incineradores de lixo.
Por Carol C.