Imóveis Sustentáveis: Como Construir

A cada dia a busca por meios mais sustentáveis está maior e as saídas estão cada vez mais eficientes já que a sociedade passa a exigir isso. A sustentabilidade já é algo que se aplica desde a infância já que a busca por uma sociedade mais consciente deve existir desde pequeno.

Com essa necessidade, diversos projetos com ideias sustentáveis vem aparecendo e ajudando-nos a fazer o mesmo, tanto por serem ecologicamente corretos, como por serem eficientes. Aqui vamos conhecer alguns detalhes sobre imóveis que trabalham em cima desse conceito e ajuda a manter o planeta mais saudável para as futuras gerações.

Vantagens em Ter Uma Casa Sustentável

Citar que as casas sustentáveis são ideais para um ambiente por contribuírem com a saúde do nosso planeta de alguma forma, se torna algo um pouco lógico então vamos ver algumas vantagens de forma geral. Não existem tantas divulgações sobre esse tipo de casa, pelo menos aqui no Brasil, mas já temos algumas espalhadas pelo país.

As casas sustentáveis acabam por serem mais econômicas no dia a dia e possuem uma construção focada no bem estar do planeta além de também possuírem essa característica depois de construída como citamos mais acima.

Casa-Sustentável

Casa-Sustentável

Escolha Certa de Material – Tijolos Sustentáveis

Isso parte principalmente da escolha dos materiais que é feita com eficiência e pensando no impacto que tais causarão ao meio ambiente. Normalmente, em uma construção se utiliza tijolos que são fabricados a partir da queima de lenha em grandes fornos, emitindo assim, poluentes ao nosso ar. Nas construções sustentáveis os tijolos são do tipo solo – cimento que são feitos com secagem natural, sob o sol, não emitindo então nenhum tipo de poluente.

Para cada lote de tijolo convencional fabricado, cerca de 60 árvores são queimadas no processo. Já no caso dos tijolos sustentáveis, nenhuma sofre com esse problema e eles ainda levam um conforto maior ao imóvel por aquecerem mais o ambiente e a acústica proporcionada por eles também é melhor.

 

Escolha Certa de Material – Madeira Sustentável

Outro material muito utilizado na construção de casas sustentáveis é a madeira, mas não é qualquer peça que pode ser utilizada nesse caso. As madeiras são diferenciadas porque exigem um selo certificação de origem para comprovar que o processo de extração é feito de forma consciente e controlada. Esse tipo de madeira também não causa nenhuma degradação ao solo e ao ecossistema que se encontra ao seu redor.

A grande vantagem em usar esse tipo de madeira é que elas possuem um sistema natural que melhora a temperatura do ambiente e possuem também uma durabilidade bem melhor do que a madeira sem sustentabilidade. O tempo que se leva para construir uma casa sustentável com madeira de extração consciente também é bem menor.

Já no caso das madeiras para móveis, elas não precisam ter esse selo de origem, mas elas precisa possuir um atestado de que são originárias de demolição ou então de reflorestamento, pois esse tipo de madeira não foi arrancada da natureza de forma descontrolada. Elas também passam sempre por um tratamento especial que aumentam a vida útil de cada peça.

 

Escolha Certa de Material – Outros Detalhes

Existem outros detalhes que devem ser levados em conta para que a existência de sua casa seja favorável para nosso meio ambiente. A troca de lâmpadas convencionais por fluorescentes é indispensável, pois estas segunda opção são 80% mais econômicas tanto em consumirem menos energia como em durabilidade.

Dê preferência também na aplicação de janelas e portas de vidro ou com aberturas eficientes que iluminam mais o ambiente e também o deixam mais ventilado.

Como Transformar Uma Casa em Um Imóvel Sustentável

Se você se perguntou até aqui como ficam as casas que já foram construídas, mas que você deseja transformá-las em um imóvel sustentável, ainda existe boas saídas para isso. Começando por adotar hábitos saudáveis em sua família já ajuda para isso, pois não vai adiantar muito você ter uma casa com móveis e ideias sustentáveis se você continua com hábitos errados no seu dia a dia.

Usar produtos biodegradáveis no seu cotidiano é melhor para que você evite que muitos impactos aconteçam no meio ambiente. Os produtos de limpeza com essa características são ótimas indicações. A coleta seletiva de lixo também é muito indicada porque você não vai jogar no meio ambiente o lixo de forma desordenada e contribuir para a poluição da sua cidade, entre outros problemas, além de contribuir com a reciclagem.

 

Os Imóveis Sustentáveis Compensam?

Claro que não adiantaria muito você querer fazer um imóvel sustentável se ele não terá um retorno financeiro bom para suas dívidas. A questão do custo sobre imóveis sustentáveis vai depender muito do tipo de casa que você vai construir e também do tempo em que ela será aplicada à uma sociedade. Explicamos

Se você fizesse essa mesma pergunta há 10 anos, com certeza os custos de construção de uma casa sustentável seriam elevadíssimo porque os materiais ainda eram produzidos em pequenas escalas e exigiam muito mais dos fabricantes. Hoje em dia, já existem empresas inteiras destinadas à produzirem produtos sustentáveis e biodegradáveis, o que vai reduzir bastante o custo deles no mercado. Da mesma forma, daqui há 10 anos esse valor será ainda menor porque o mundo tende a mudar a cada ano que se passa.

Informações

Informações

Os custos de construção de imóveis sustentáveis são relativamente maiores do que aqueles da construção convencional. Acontece que em compensação, o lucro torna esse tipo de empreendimento eficiente e lucrativo já que as pessoas buscam cada vez mais essas características para tudo em sua vida.

Então apostar tanto na construção de imóveis sustentáveis como na reformulação daqueles já existentes compensam muito, mas você precisa também levar em conta a mudança de seus hábitos para que os gastos com seu imóvel reduzam ou pelo menos permaneçam no mesmo nível.

Daqui há alguns anos, com certeza esses custos mudarão e ter uma casa sustentável não será considerado algo fora do comum porque as empresas passarão a investir mais nesse tipo de imóvel, então vale a pena esperar mais um pouco e ter a possibilidade de investir um pouco menos nesse tipo de empreendimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostei muito do conteúdo desta matéria, porém não concordo em esperar um pouco mais para construir uma casa sustentável, pois temos que mudar nossos paradigmas hoje, para um futuro de equilíbrio do meio ambiente e qualidade de vida para a sociedade. Acredito que o momento de mudar deva ser o quanto antes possível. Agradeço pela disponibilização da matéria.

    Rogério 9 de julho de 2015 22:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *