O Que São Biomas?

Consiste em área na qual existe a junção entre fauna e botânica em espaço geográfico. Existem diversos tipos de definições que variam de forma principal com as condições climáticas que em termos práticos define as características dos animais e vegetais que existem no bioma. De acordo com a primeira definição do termo na segunda parte da segunda década do século XX cunhada por ecologistas norte-americanos representa a comunidade de animais e plantas.

O Brasil possui seis tipos de biomas e representa um destaque no sentido da diversidade climática que pode ser encontrada no território nacional com tamanho de continente, fato que propicia grande número de animais e vegetais distintos na mesma região.

O Que São Biomas?

O Que São Biomas?

Em termos práticos cientistas especialistas indicam que não existe número determinado de biomas no mundo, de forma principal ao levar em conta que as variações climáticas modificam as características das zonas naturais em termos de vegetais e seres vivos Exemplo interessante está no bioma tropical ao levar na conta que o Brasil detém a maior floresta do gênero no mundo nos termos de biodiversidade.

Outra zona que também possui características tropicais está em algumas partes dos continentes africano, o que implica afirmar que entre ambas as partes existem zonas climáticas parecidas, embora possam existir valores distintos em termos de tipos das espécies.

Diferentes tipos de ecossistemas são responsáveis por gerar o bioma. Não se pode ignorar o fato de que entre o conjunto precisa existir determinado nível em termos de homogeneidade, ou seja, a combinação de ecossistema precisa ter clima e características naturais semelhantes para serem consideradas como bioma.

Em termos práticos representam conjuntos de comunidades sob a ótica biológica na qual os organismos de diferentes espécies convivem entre si, seja em harmonia ou para a composição de cadeira alimentar no biótipo, ou seja, ambiente físico.

Nos biomas existem conjuntos de seres vivos que vivem em determinada área. Por vezes pode aumentar ou diminuir o número de espécies em pouco espaço de tempo, como no caso das migrações de aves que buscam novas estações por determinado período de tempo até regressarem à terra natal como também ao desmatamento ambiental, respectivamente.

Os conjuntos de biomas formam a biosfera terrestre. Nas zonas grandes ou pequenas vivem animais e plantas que se relacionam de forma homogênea e por consequência se estabelece determinado nível de equilíbrio, de forma principal quando não existe a interferência do homem para proporcionar desmatamento.

Nos dias atuais existem cientistas da natureza que são especialistas em estudar e restabelecer o equilíbrio de biomas ao fazer a migração de determinados tipos de animais para biomas diferentes e colaborar de forma direta ao conjunto de ecossistemas.

Não se pode ignorar o fato de que as faixas de latitude se relacionam de forma direta para que aconteça a homogeneidade de determinadas áreas ao levar em conta o conjunto de clima. Por exemplo, os conjuntos vegetais temperados se estabelecem na latitude em nível médio ao ponto que biomas tropicais se encontram de modo predominante em baixa latitude.

De forma prática existem três componentes que precisam estar presentes no sentido de caracterizar determinada área como bioma: Fungos e bactérias que fazem o trabalho de decompor, animais que realizam tarefas que se relacionam ao consumo e os vegetais que demandam da luz solar e água para se desenvolverem de forma quantitativa e qualitativa.

Quais Os Biomas Brasileiros?

De acordo com grande parte dos especialistas o Brasil consiste em país que possui um dos maiores níveis de variedade em termos de biomas ao redor do mundo. De forma prática a grande parte está ocupada de forma tropical, com a presença do Amazonas que se encontra na parte noroeste e abrange cerca de cinquenta por cento do território nacional.

Quais Os Biomas Brasileiros?

Quais Os Biomas Brasileiros?

Na segunda colocação entre os maiores tipos de bioma no Brasil cabe o destaque ao Cerrado que de forma aproximada abrange quase vinte e cinco por cento do território nacional e se encontra no centro-oeste. Na sequência está a Mata Atlântica presente entre as regiões sul e sudeste e tem ocupação territorial que se equivale a treze por cento no país – importante notar na comparação com os dias atuais com o cenário que existia no solo brasileiro antes da época de colonização dos portugueses existe apenas oito por centro de cobertura vegetal atlântica.

Em termos de presença no território nacional vale ressaltar na sequência a caatinga que se estabelece na região nordeste como único bioma exclusivo do Brasil, ocupando aproximados dez por cento do país. Com dois por cento estão os dois menores biomas brasileiros, pampas no sul e pantanal ao centro-oeste.

Biomas Em Risco De Extinção: Aquecimento Global

Por causa do aquecimento global existem biomas que possuem riscos de ficarem extintos ou ficarem submersos em baixo da água. Por exemplo, com o maior envio de gases para a atmosfera o globo terrestre perder o poder de enviar o excesso de calor e envia de volta o clima quente ao solo terrestre que aumenta a temperatura e não apenas o clima cresce como também aumenta o número de queimadas naturais que colocam em risco o habitat de animais e exterminam cobertura vegetal. Existem casos nos quais a fauna precisa abandonar a moradia e deixar os filhos que ficam queimando por não ter capacidade de locomoção em termos qualitativos.

Outros tipos de biomas que sofrem risco por causa do aquecimento global são os glaciais. Na era do degelo, ou seja, nos dias atuais, diminui o valor de neve e por consequência animais entram em ciclo de extinção por não terem locais para se locomover e formar novos habitats ou realidade a caça, como no caso dos ursos polares, por exemplo. Não se pode ignorar o fato de que também aumento nível marítimo, o que por consequência traz as chances de colocar em processos submersos ambientes que se encontram em baixas latitudes, como no caso de algumas ilhas que precisam investir de forma primordial na composição de barragens.

Tem algo a nos dizer ou possui algum tipo de dúvida? Então, deixe o seu comentário. Obrigado!

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *