Engenharia Ambiental

Entenda o Que Faz Esse Profissional Cada Vez Mais Requisitado no Mercado

Hoje em dia se tornou muito comum ouvir em meio a conversas, ou até mesmo na televisão falarem de “engenharia ambiental”. É uma área recente da engenharia, que ainda é desconhecida e cercada de interpretações errôneas. Mas o que é engenharia ambiental? O que faz o profissional formado nessa área? Por que estão dizendo que é a “profissão do futuro”, e por que a cada dia os profissionais da área estão cada dia mais requisitados? Para entender o porquê de toda essa empolgação em torno da profissão, é necessário entender o que é Engenharia Ambiental. Confira baixo:

Curso

Engenharia Ambiental

É o Ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais, mas de forma a integrar as diferentes dimensões que constituem o meio ambiente: a dimensão ecológica, social, econômica e tecnológica, cuidando para que a integração dessas dimensões resulte em um crescimento e desenvolvimento sustentável. É comum as pessoas acreditarem que um engenheiro ambiental vai cuidar apenas da fauna e flora, mas isso não é verdade. O profissional vai cuidar do meio ambiente como um todo, e não apenas de partes específicas – mesmo que se especialize ou prefira se focar em apenas uma área, deve cuidar para que suas ações não impactem negativamente outra, por isso é necessária a visão de conjunto para essa profissão.

Faculdade

O Engenheiro Ambiental

São funções do engenheiro ambiental: a administração e gestão de do meio ambiente, monitorando e reduzindo impactos ambientais e seus desdobramentos. Além dessas funções, o profissional deve possuir uma formação que lhe permita coordenar e executar projetos, além de poder atuar com pesquisa e produção técnica especializada. É responsável por orçar e padronizar projetos, além de garantir a qualidade do projeto. Outra atribuição deste profissional é planejar e prever o impacto que as ações humanas podem ter no meio ambiente que sofreu interferência, além de verificar se essas ações não refletirão em outros ecossistemas.

Engenharia Ambiental

O Curso

O curso de Engenharia Ambiental possui um núcleo diferenciado, focado em competências ecológicas para que o aluno desenvolva suas habilidades. Algumas matérias aprendidas são: biologia, geologia, climatologia, hidrologia, além de algumas matérias como Legislação e Direito Ambiental, Planejamento e Saúde Ambiental, e também física e matemática, que são imprescindíveis pois este profissional deve ser apto a desenvolver projetos que utilizam cálculos complexos.

O primeiro curso de Engenharia Ambiental do Brasil foi criado no ano de 1991, oferecido pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no campus de Canoas, no Rio Grande do Sul. O Engenheiro Ambiental será cada vez mais importante, pois precisamos com urgência de alternativas menos agressivas ao meio ambiente, em todas as áreas de produção humanas. A responsabilidade deste profissional é enorme, principalmente se lembrarmos a grande tarefa que eles tem pela frente: mitigar os efeitos da ação humana no meio ambiente.

A gestão do meio ambiente tem sido uma das maiores preocupações do nosso século, com o surgimento de fenômenos naturais devastadores, muitos deles até então desconhecidos, o homem percebeu que a natureza respondia as agressões sofridas durante muitos séculos.

Assim a humanidade entrou em alerta e as questões ambientais passaram a ser pauta das mais importantes discussões, reunindo os governantes de países de todo o mundo. O aquecimento global, o buraco na camada de ozônio, a chuva ácida e o degelo das calotas polares são alguns dos sinais de alerta do planeta, que faz com que o homem comece finalmente a se conscientizar da necessidade urgente de preservar os recursos naturais e de implantar um modelo de desenvolvimento sustentável em todos os segmentos da comunidade.

Essa conscientização ambiental criou uma demanda muito grande por profissionais capacitados a orientar e gerir as diversas ações que interferem no meio ambiente, oportunizando o surgimento de novas profissões, como é o caso do engenheiro ambiental. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a área de atuação do engenheiro ambiental, a formação acadêmica e o mercado de trabalho desse profissional.

Surgimento da Profissão e Áreas de Atuação do Engº Ambiental

No Brasil cabe ao MEC – Ministério de Educação e Cultura dispor sobre os cursos de graduação no país, assim no ano de 1994 foi crida a área de engenharia ambiental e no ano de 2000 editou uma resolução regulamentando a profissão de engenheiro ambiental, dispondo sobre o registro e a discriminação das atividades e competências do profissional.

Profissão

Entre as diversas funções do engenheiro ambiental destaca-se como fundamento a preservação dos recursos naturais como a água, o ar, o solo, a fauna e a flora, através da gestão ambiental sobre as atividades exercidas pelo homem, buscando eliminar ou reduzir até um nível seguro, o impacto ambiental causado pelas diversas atividades humanas, como a implantação de uma fabrica, por exemplo.

Os engenheiros ambientais não são heróis com a tarefa de salvar o planeta, mas sim profissionais com formação técnica-científica sólida, capazes de encontrar caminhos para propiciar o desenvolvimento sustentável, solucionando problemas concretos.

O Curso de Engenharia Ambiental

O curso de engenheiro Ambiental está inserido na área de ciências biológicas e tem duração média de 5 anos, onde o acadêmico cursa disciplinas do módulo básico, disciplinas cientificas, teóricas e práticas, e para concluir o curso precisa realizar estágio e apresentar o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Ciência

O curso requer dos alunos raciocínio lógico, organização e além de tudo, espírito ambientalista e possui uma grade curricular bastante extensa, no entanto algumas das principais disciplinas são: biologia, monitoramento ambiental, hidráulica, cartografia, sistemas de gestão, sistemas de tratamento da água e dos resíduos, análise do impacto ambiental, legislação e direito ambiental, cálculo, desenho técnico, estatística, aulas práticas de campo e outras disciplinas.

O curso tem o objetivo de desenvolver aptidões que capacitem o engenheiro a avaliar a magnitude, duração e possibilidade ou não de reversão das alterações que a atividade humana causa no meio ambiente, sejam elas positivas ou negativas.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho de engenheiro ambiental é bastante amplo, eles podem atuar em órgãos públicos, empresas privadas, ONGs e também como autônomos, em empresas de consultoria e assessoria. Com as leis ambientais mais rigorosas a função do engenheiro ambiental passou a ser mais requisitada e valorizada, o que fez com que aumentasse a concorrência, porém também aumentou as ofertas de trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *