Maiores Terremotos da História

Os Terremotos São Temidos, Pois Possuem um Amplo Poder de Destruição

O terremoto ocorrido no Chile recentemente fez com que as pessoas ficassem alarmadas, e foi responsável até por estado de alerta para possíveis Tsunamis. O tremor, que chegou a atingir um dos mais altos graus registrados na escala Richter provocou uma grande destruição e um alto número de mortes. O tremor foi tão forte que chegou a ser sentido no Brasil, de acordo com relatos de pessoas.

Catastrofes Naturais

Terremotos

Os terremotos são abalos violentos na estrutura terrestre, e podem atingir de 1 a 2 minutos de duração. Os resultados podem ser desde paredes trincadas ou simplesmente um pequeno tremor, até grandes desastres como o desmoronamento de prédios inteiros, como ocorreu no Haiti há pouco tempo. O motivo da formação de terremotos é a movimentação das placas tectônicas, grandes placas que fazem aprte da litosfera, a camada mais dura da Terra. O problema é que os continentes estão sobre essas placas tectônicas, as vezes sobre mais de uma.

Quando essas placas se chocam, a energia liberada é muito grande, originando tremores de terra caso existem continentes sobre a placa, ou até maremotos de grande proporção caso as placas estejam sob os oceanos.

Maiores Terremotos da História

Medindo os Tremores

Para medir os tremores e avaliar os riscos foi criada a Escala Richter. Esta escala é pontuada de 1 a 9, e cada grau corresponde a abalos dez vezes mais fortes, a uma potência 30 vezes maior.

Um terremoto de menos de 3,5 graus é registrado apenas por sismógrafos, não sendo sentido geralmente. Já um terremoto de mais de 8 graus pode causar danos até em locais distantes de seu epicentro (local que origina os tremores). O tremor que assolou o Chile chegou a marcar 8,8 na escala Richter, ou seja quase chegou ao mais alto grau previsto. Não é a primeira vez que um tremor com esta magnitude atinge o país, que frequentemente é vitimado por terremotos.

Maiores Tremores Registrados Até Hoje

  • 22 de maio de 1960 (Chile): atingiu 9,5 graus e provocou maremotos e erupções vulcânicas, que mataram cerca 5.000 pessoas.
  • 28 de março de 1964 (Alasca): o terremoto atingiu 9,2 graus e também originou um tsunami que vitimou 125 pessoas.
  • 26 de dezembro de 2004 (Indonésia): o terremoto de 9,1 graus provocou um tsunami que matou mais de 226.306 pessoas no Sri Lanka, Tailândia Indonésia e Índia. Foi a maior tragédia registrada recentemente.
  • 4 de novembro de 1952 (Rússia): o terremoto atingiu magnitude de 9,0 graus e também gerou um tsunami que chegou até as ilhas do Havaí.
  • 4 de fevereiro de 1965 (Alasca): o tremor atingiu 8,7 graus na escala, e gerou um tsunami de 11 metros que atingiu a ilha Shemya.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • e muito bom sabe sobre as placas tectonica

    STFNNY 29 de maio de 2010 14:44
  • Olha este Site é muito bom ! Para um trabalho escolar =)

    Alline 4 de setembro de 2010 23:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *