Energia Solar

A Energia Solar é Limpa, Porém é Cara.

 A procura por fontes de energia renováveis e limpas só tem aumentado. Cientistas e empresas estão empenhados em tornar viável o uso de outras formas de energia além das convencionais, que poluem muito e não são renováveis. No entanto, geralmente as fontes de energia alternativas encontradas são caras, e por isso não tem adesão expressiva. A utilização de energia solar é uma das melhores fontes de energia: é inesgotável, portanto não é preciso se preocupar com formas de reaproveitamento. Também é limpa: sua utilização não gera resíduos poluentes. Só faltava ser barata.

A instalação de receptores de energia solar é cara. Embora a utilização a longo prazo compense o gasto, já que a economia de energia é grande, o preço inicial é alto, limitando a sua instalação.

Outro inconveniente é que a quantidade de energia elétrica obtida através da energia solar ainda é pequena, sendo necessária a instalação de grandes placas receptoras para garantir uma utilização mínima, aumentando ainda mais os custos.

Energia Solar

Vantagens

Devido às vantagens da utilização da energia solar, o barateamento desta tecnologia tem sido um objetivo perseguido por muitas equipes de desenvolvimento científico. Um caminho para baratear a energia solar é a melhoria dos processos de fabricação, mas mantendo a eficiência atual. Um processe mais rápido garante menor custo de produção e, portanto menor custo de instalação, tornando a tecnologia disponível para cada vez mais empresas e até pessoas. No entanto, cientistas europeus conseguiram fabricar células fotovoltaicas (responsáveis pela recepção da energia solar) que são quatro vezes mais baratas do que as fabricadas hoje em dia.

Isso significa que seria possível recuperar todo o dinheiro gasto com a instalação da estrutura necessária em apenas seis meses – um tempo relativamente curto. Além de aperfeiçoar todo o processo de produção, ainda houve uma melhoria na utilização da matéria prima. As células que são utilizadas na montagem das células dos painéis receptores são feitos de silício, um material muito caro e escasso hoje em dia. No novo processo de fabricação, houve diminuição na utilização deste material, o que reduziu consideravelmente o custo de fabricação. Os cientistas responsáveis pela descoberta garantem que é possível reduzir ainda mais a utilização de silício, diminuindo a espessura e tamanho das células. E o melhor: isso não provocará perda de eficiência energética. Mais economia, mesma eficácia.

Produção Industrializada

Quando entrar em produção industrialmente, o preço tende a cair mais ainda, pois o processo de fabricação diminui bastante o custo projetado durante a fabricação manual. A idéia já foi patenteada e conta com oito parceiros que ajudarão os inventores a transformar a idéia piloto em um projeto industrial. A energia solar é uma excelente fonte de energia limpa e inesgotável, e sendo barata, pode representar uma grande vitória a favor do meio ambiente, pois várias pessoas começarão a utilizá-la.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *