Combustíveis Derivados do Petróleo

O petróleo é um tipo de óleo de extrema importância e está entre os combustíveis mais valiosos do mundo, sendo utilizado para os mais variados fins. Temos aqui no Brasil uma enorme reserva de petróleo em nossas terras e uma das maiores empresas voltadas à sua extração, a Petrobrás. A quantidade de produtos derivados deste óleo é muito grande e alguns produtos que consumimos são feitos através de algum processo envolvendo o petróleo e nem imaginamos que isso acontece. Então que tal conhecer alguns desses derivados e suas principais funções. Escolhemos os mais populares e dispomos logo abaixo. Mas antes vamos saber um pouco mais sobre essa matéria prima.

O Petróleo

Se perguntarem a qualquer pessoa o que é petróleo, com certeza as primeiras explicações que aparecerão é que ele é um óleo muito poderoso e muito caro. O nome petróleo vem do latim “petroleum” que significa “óleo da pedra”, sendo uma substância imensamente inflamável e bem menos densa que a água.   O petróleo é uma combinação que acontece na natureza entre os elementos de hidrocarbonetos, sendo essa combinação muito complexa composta em sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Dependendo da origem você ainda encontrará outros elementos como nitrogênio, oxigênio, enxofre e íons metálicos, claro que em menos quantidade do que os primeiros e principais compostos. Apesar de ser um produto produzido pela natureza, o processo de sua extração possui custos bem elevados, o que fez com que o petróleo ganhasse todo esse valor que conhecemos.

Petroleo

Petroleo

Gás Liquefeito de Petróleo ou GLP

Este é o gás que usamos costumeiramente na cozinha. Ele é uma mistura de butano e propano, sendo armazenado logo depois desse processo em botijões e vendidos comercialmente. Além de usar em fogões, ele também é muito utilizado em veículos. Assim como outros derivados do petróleo, como a gasolina, o diesel e outros óleos, o GLP é obtido através de um processo de refinaria para que o petróleo seja transformado em um composto liquefeito e somente depois armazenado nos botijões que estamos acostumados.

Gasolina

Este é um dos combustíveis mais consumidos no mundo inteiro e está entre os de maior importância do petróleo. A gasolina tem diversas finalidades, mas a que mais é utilizada é a de combustível. Completamente inflamável e volátil, a gasolina gerada pelo petróleo é feita de uma mistura de hidrocarbonetos de c5 a c9. Ela é obtida através de destilação e também de refinaria como acontece com o gás GLP. Como surgiram outros tipos de combustíveis mais sustentáveis e também de custos mais baratos, as indústrias passaram a acrescentar produtos que não são derivados do petróleo para que o custo da gasolina também caísse. Compostos como o metanol e o etanol estão bem presentes na gasolina que você consome hoje em dia. A vigilância sobre a qualidade da gasolina em nosso país é feita pela Agência Nacional de Petróleo, a ANP.

Querosene

O querosene também é um combustível inflamável produzido através do petróleo, mas que não tem tanta importância e poder quanto a gasolina. Podemos dizer que a sua força está entre a gasolina e o óleo diesel. Ele é obtido através da destilação do petróleo em partes fracionadas e a matéria prima também deve estar em estado cru, ou seja, o querosene é obtido através do petróleo sem nenhum tipo de aditivo ou tendo passado por nenhum outro processo. Você deve usar o querosene no seu dia a dia para diversas funções e algumas pessoas utilizam até na limpeza de alguns materiais, principalmente para tirar ferrugens ou manchas de óleos, assim como solvente, mas a principal função industrial do querosene é para o abastecimento de aviões a jato. Ao utilizar esse produto, você não causa nenhum odor ou fumaça no ambiente, o que não é algo que acontece quando usamos o gás GLP, a gasolina ou outros produtos inflamáveis gerados do petróleo.

Óleo Diesel

Já que estamos falando em combustíveis, o óleo diesel não poderia ficar de fora. Ele é utilizado em motores com esse tipo de característica de abastecimento, sendo portanto, não indicado para qualquer tipo de automotor. Este derivado tem uma viscosidade muito elevada, fato que acabou definindo-se como maior característica do produto. Além de combustível, o óleo diesel é muito utilizado como produto para lubrificação de peças. Depois da gasolina, este é o combustível derivado do petróleo com maior reconhecimento mundial e valor de mercado.

Óleo Diesel

Óleo Diesel

Parafinas

A parafina é um produto comercial muito conhecido, mas poucas pessoas sabem que ela é derivada do petróleo. Comumente utilizamos a parafina para revestimento de pneus, como impermeabilizante de papel, também como explosivo e no chocolate para produção de doces caseiros, pois vai deixar esse produto com mais consistência.

Asfalto

Podemos dizer que o asfalto é feito mais dos resíduos do petróleo do que do próprio óleo. No processo, são retirados alguns restos de processos de destilações do petróleo e depois de um processo industrial, temos o produto que é tão utilizado na pavimentação das ruas da sua cidade. É por esse motivo que o cheiro do asfalto é tão forte e bem característico do óleo de petróleo, pois ele não sofre muitas mudanças no processo. A forma oxidada do asfalto também é muito utilizada como revestimento impermeabilizante.

http://www.youtube.com/watch?v=wSVxp4POqQE

Bunker – Combustíveis Maritimos

Os combustíveis do tipo Bunker existem em duas categorias diferentes: os combustíveis residuais e os combustíveis de óleos marítimos.  Os dois tipos são obtidos através do petróleo e o que diferencia um do outro é a sua finalidade e o processo de produção que ele é feito. O primeiro é produzido por formulação que contém frações bem pesadas de destilação. Já os óleos são feitos por um processo de fração bem mais leve e também de refinaria. Esse segundo exemplo é o que comumente ouvimos chamar de diesel para embarcações. A formulação dos dois tipos de combustíveis e outras especificações do processo de produção faz com que eles se diferenciem bastante. Outra diferença também ocorre quanto ao uso, pois os óleos são destinados para abastecer navios grandes, enquanto os combustíveis residuais, os navios menores e menos potentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *