Tribos Indígenas Que Ficam Isoladas Do Mundo

Os índios fazem parte da história de qualquer civilização. Algumas tribos são responsáveis pelo surgimento de grandes cidades, onde nem se ouve ou vê rastro de índios nos dias de hoje. Um grupo de pessoas que vive completamente reprimido devido os avanços acontecidos no mundo inteiro, os índios buscam a sua inclusão sempre e mais, porém ainda existem aquelas tribos que optam por viverem isoladas e de acordo com as suas tradições.

Você conhece alguma tribo e suas características sociais que vive nesta condição de isolamento? Escolhemos algumas para você que estão localizadas ao redor mundo, não esquecendo de ressaltar que a maior comunidade indígenas ainda encontra-se em nosso país, portanto, mais abaixo você vai encontrar muitas delas.

Tribos Indígenas Que Ficam Isoladas Do Mundo

Tribos Indígenas Que Ficam Isoladas Do Mundo

Índios Do Brasil – Geral

Como já citamos que as maiores comunidades indígenas se encontram aqui no Brasil, vamos começar por um grupo de índios que vive por aqui. Em 2008 a Fundação Nacional do Índio, a Funai, divulgou uma imagem de uma tribo de índios atirando lanças contra uma aeronave que fazia registros de monitoração da área, já que tinha descoberto recentemente sobre a migração de índios do Peru para o Brasil.

Até o momento, não se conseguiu um contato real com essa tribo devido a falta de aceitação da mesma com a organização do governo. O que se apurou através dos mais de 20 anos de monitoramento, é que a tribo nunca teve contato com outras culturas e se negavam a ter tal contato. Os índios acreanos vivem sem nenhum contato com branco e dentro de suas terras, convivendo de forma amigável somente com outras tribos dos seus arredores, apesar de não existir nenhum tipo de contato com elas.

Não se sabe que língua eles falam portanto, não se tem expectativa de contato já que todos os profissionais estudiosos da cultura indígena, não conseguiu identificar o dialeto. Não precisamos também ressaltar a ideia de que esta tribo vive sem total acesso à tecnologia ou objetos comuns da nossa sociedade.

Tribos com características parecidas, também foram descobertas em outros estados como em Rondônia, em Roraima, no Maranhão e no Mato Grosso. Em todas essas localidades a Funai faz um trabalho de identificação e proteção das tribos, assim como tentativas esporádicas de contato.

Povo Jarawa

O caso do povo Jarawa é totalmente diferente das tribos indígenas que citamos mais acima. Teve um tempo em que caçadores e pescadores ilegais estavam ameaçando a sobrevivência da tribo Jarawa, então eles evitavam, por escolha própria da tribo, não ter contato com tribos que não fossem de índios. Essa escolha existiu até 1998, quando o povo Jarawa passou a sofrer séria ameaça de extinção.

Até hoje existem movimentos e projetos na Suprema Corte da Índia para sejam fechadas as estradas de acesso às reservas de terra destes índios. O contato com outros povos não-indígenos fez com que a tribo sofresse não somente com a influência de fora, mas também com as doenças de outros povos, como aconteceu de 1999 e 2006, quando os Jarawa sofreram surtos de sarampo.

Povo Jarawa

Povo Jarawa

Povo Sentielese

Mais ou menos como o povo Jarawa, a tribo Sentinelese evita o contato com povos não-indígenas. No caso desta tribo, eles não convivem amigavelmente com outros povos devido a falta de acesso e comunicação que existe, eles chegam inclusive a atacar aqueles que tentam se aproximar. Em 2004 quando um tsunami atingiu toda a costa da Indonésia, um grupo de socorro foi enviado para ajudar a tribo, mas foram recebidos com lanças e diversas formas de ataque.

A tribo Sentielese é considerada a tribo mais isolada do mundo, pois eles já vivem há mais de 60 mil anos na mesma ilha, a pequena Sentinela do Norte, que está situada no arquipélago de Andamã e Nicobar, no oceano Índico. Esta ilha fica entre a Índia e a Indonésia e recebe apoio de diversas Ongs, entre a mais famosa de todas a ONG Survival,  da Inglaterra, que luta constantemente pelos direitos destes índios e a conservação de sua cultura.

Tribo Mascho Piro

Esta também está entre as tribos de índios que vivem mais isoladamente no mundo. Recentemente, eles viraram noticia ao redor do mundo, pois alguns membros da tribo Mascho Piro tentaram atravessar o rio Las Piedras, localizado na região de Tambopata, no Peru. Esta tentativa de acesso ao mundo além dos limites da sua tribo se deu devido a falta de recursos que estes índios sobreviviam.

Eles encontravam sem comida e sem corda para manter uma vida de acordo com a sua cultura e seus ancestrais. Em junho foi noticiado essa informação, mas somente em agosto que cinegrafistas amadores conseguiram captar algumas imagens e divulgar no Youtube um vídeo com tais cenas.

Apesar da tentativa de busca por comida e outros subsídios de sobrevivência, o objetivo dos índios não foi alcançado, pois por serem conhecidos como uma tribo que vive isolada e consequentemente, que ataca alguns visitantes, guardas que monitoram a região da Amazônia peruana que fica próximo à Bolívia não permitiram a passagem dos índios, existindo até alguns pequenos confrontos. O bloqueio com o contato com outras comunidades aconteceu porque ultrapassando a barreira imposta pelo governo, os índios Mascho Piro também ficariam suscetíveis à doenças e poderiam ser contaminados.

Bananas e alguns outros suprimentos foram enviados através de embarcações para a tribo pela ONG Associação Interétnica para o Desenvolvimento da Floresta Peruana.

Tribo Kawahiva

Outra tribo de índios que vive em nosso território e não mantém contato com a sociedade. Recentemente, nove índios desta etnia percorriam a mata em Colniza, no Mato Grosso, quando foram encontrados por uma equipe da Funai que registrou em fotos e vídeos o passeio destes índios.

Apesar de ter sido registrado, não houve sucesso na tentativa de contato, já que os índios, que portavam flechas e arcos, evitam totalmente o contato com o homem branco.

De acordo com observações feitas pela Fundação Nacional do Índio, os índios seriam provavelmente guerreiros que buscavam suprimentos alimentares e estavam acompanhados de algumas índias e crianças da mesma etnia. Este foi o único acesso que se teve com esta tribo até o momento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *