Causas do Aquecimento Global: Naturais e Artificiais

O aquecimento global tem causas naturais e artificiais de acordo com grande parte dos estudiosos que se concentram nos estudos sob a ótica ambientalista ou antiambientalista.

Quais Causas Naturais do Aquecimento Global?

Embora o assunto não seja tratado de forma pontual da mesma forma que na imprensa especializada em meio ambiente em outros países, vale ressaltar a questão do aumento do sol que acontece de forma principal por causa da queda de hidrogênio que faz a superfície aumentar e ameaçar o meio ambientes dos planetas próximos, como no caso da Terra, por exemplo.

Cientistas norte-americanos apontam que em alguns anos Mercúrio e Vênus devem ser engolidos por causa do crescimento da estrela base do sistema solar. A dúvida se encontra na incerteza quanto para a Terra que talvez possa se deslocar por causa de efeito químico e por consequência se perder em órbita. O sol aumenta por causa das explosões e por consequência aumenta a incidência de raios ultravioletas.

Outro ponto a se considerar em termos de aquecimento global de forma natural consiste na questão do carbono que se encontra no ar e faz a mistura com o oceano, o que por consequência gera o aumento de gases para a atmosfera que não consegue enviar o acúmulo para fora da Terra e por consequência faz voltar o calor para a superfície terrestre e por consequência aumenta o nível de calor que causa do derretimento das geleiras e iceberg. Esse consiste em argumento usado de forma frequente por ativistas que lutam contra o ambientalismo, conhecidos como antiambientalistas.

Aquecimento Global

Aquecimento Global

O fim do ciclo glacial também consiste em outro ponto que evidencia causa do aquecimento global de forma natural. Cientistas apontam que o globo terrestre sofre com problemas do gênero em cada três milhões de ano e por consequência aumenta o efeito estufa.

Antiambientalistas defendem a tese de que o aquecimento global tem maiores danos do tipo natural do que artificial, visto que as ações do seres-humanos correspondem com faixa pequena ao considerar com os efeitos devastadores das causas nacionais. Nesse sentido a questão do ambientalismo em impor regras para impedir o crescimento econômico no sentido de diminuir o efeito estufa se trata de falácia.

Por causa da falácia sobre a humanidade ser principal responsável por aquecimento global as grandes potências do capitalismo pós-moderno não assinam os tratados e protocolos que contam com grande parte de assinatura de nações emergentes que ficam impedidas de competir de melhor forma do mercado e continuam a mercê dos efeitos corrosivos do neocolonialismo.

Quais Causas Artificiais do Aquecimento Global?

Ao desmatar as terras no passado sem limites em termos ambientais há produtores que começam a sentir o peso do revés financeiro. De forma pontual os deslizamentos de terra ameaçam a situação da vida. A vida silvestre corre risco de ser extinta junto com aumento de rios que ficam entupidos com o excesso de poluição.

Também existe o problema da pecuária e questão do solo. Para conquistar maior lucro existem agricultores que desistem de continuar na área da agricultura para iniciar a vida como produtos de gado, visto que o mercado de carnes bovinas está em alta de forma frequente também por causa de demanda que apenas aumenta no mundo.

Apenas no território do Amazonas existe valor além do que dez milhões de hectares em pastos. Ao levar em conta o valor é possível afirmar que se equivale a quase seis Estados do Sergipe. Desde o final da década de trinta do século XX a discussão que se refere ao meio ambiente acontece de forma pontal, momento em que saiu o primeiro Código Ambiental que obteve modificações para se tornar o documento de conjuntos das regras ao trabalhar com manejo no meio ambiente.

Saiba Mais

Saiba Mais

De acordo com a visão ambientalista o aumento do efeito estufa por causa das ações humanas se relaciona de forma direta com uso de combustíveis do tipo fóssil. Quantidade grande de veículos na rua consiste em maior número na emissão de gases que aceleram o aquecimento de forma global. Há cidades que possuem regras específicas quanto uso de veículos com limite de poluição. Em Paris os consumidores podem comprar carros elétricos com desconto de quase cinquenta por cento ao comprar com preços de modelos populares com motor FLEX.

No que se refere ao uso de combustíveis que poluem o ambiente vale o destaque com as usinas de energia que para funcionar precisam contaminar a atmosfera de forma pontual. Existem países que não possuem recursos hídricos ou conjuntos geográficos que favorecem energia solar ou eólica e por esse motivo investem pesado nas fontes de energia como característica poluidora no sentido de sobreviver. Com o aumento em massa das populações também existem maior demanda energética, o que propicia ou ciclo sem fim de desmatamento ambiental.

Outro ponto que não pode ser ignorado no que se refere ao aquecimento global gerado por humanos se encontra no aumento de queimadas que acontece de forma descontrolada, com leis ineficazes. O mercado faz agricultores abandonarem a agricultura par a investir de forma pesada ao desmatar o ambiente de forma pontual e devastando grande área de cobertura vegetal para investir na pecuária, cujo nível mercadológico não tem o mesmo comportamento de variação entre altas e baixas. Os gases são emitidos para a atmosfera e o processo acelera o efeito estufa.

Não se pode ignorar o fato de que as Florestas são conhecidas por regular a energia ao absorver o gás carbono e retribuir com oxigênio para purificar o ar. Com o aumento do corte de árvores de forma ilegal por causa da madeira também acontece evolução do efeito estufa, responsável por aumentar a energia na parte interna do globo terrestre. Queimadas também se relacionam com a presença do solo desertificado que se torna improdutivo.

Reveses em planos de ecologia urbana em termos de projetos quantitativos e qualitativos também são pontos da humanidade que provoca aumento do aquecimento global. Quando centros urbanos se desenvolvem sem planos prévios às áreas verdes as regiões sentem maior impacto de calor.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *