Carências Tecnológicas Para Preservação do Ambiente

O crescimento populacional se apresenta numa escala exponencial e faz com que tenhamos mais preocupações em relação ao futuro do planeta, pois pode ser que enfrentemos consequências catastróficas se continuarmos seguindo nesse caminho. Com a superpopulação do mundo é vital que sejam desenvolvidas novas tecnologias que produzam alternativas mais eficazes para a sustentabilidade futura do planeta.

Observamos que diante dos problemas que o planeta tem apresentado existe ainda uma carência em relação as tecnologias de preservação do meio ambiente. Seguindo esse raciocínio estão sendo desenvolvidas novas tecnologias que podem ajudar a resolver os problemas e assim preservar os recursos que ainda nos restam.

Iniciativa

O primeiro ponto que deve ser observado quando o assunto é desenvolvimento de tecnologias para a preservação do planeta é deixar de lado o pensamento fatalista que considera que não existem mais medidas que possam resolver as questões que se tornaram pertinentes. Assumir uma postura proativa para tentar conter o esgotamento dos recursos naturais é essencial para chegarmos a bons resultados.

Inovação Para Preservar

O ser humano por natureza é uma criatura inovadora que está sempre em busca de soluções mais criativas para resolver o dia a dia. Ao que tudo indica essa capacidade de inovação é o que pode fazer a diferença e ajudar o homem a encontrar melhores soluções para evitar que os recursos naturais sejam esgotados.

Todos os dias novas tecnologias e novas maneiras de usar tecnologias que já existem são inventadas como o aparelho que tem a forma de bonsai e que serve para absorver a luz para carregar a bateria de eletrônicos e ainda um gerador de energia elétrica que é movido por urina. Tem até combustível de avião feito com óleo de cozinha, tudo isso nos faz perceber que a mente humana não para de trabalhar em busca de soluções.

Encontrando Caminhos

Os cientistas entendem que as inovações representam um caminho seguro para que o homem possa combater problemas como a crise da água, de energia, dos alimentos e até mesmo do desemprego. Todas essas questões que hoje em dia são relevantes se devem a questão da superpopulação do mundo. Quanto mais pessoas tem no mundo mais recursos são necessários para atender as suas demandas.

Crises da Superpopulação – Três Fatores

Quando observamos com mais calma os cenários dessas crises nos damos conta de que todas elas se apresentam numa dinâmica com três fatores interagindo entre si como o ambiental, o social e o político. Dessa forma para conseguir superar esse problema é necessário que sejam criadas inovações que possam articular os fatores com a finalidade de desenhar um futuro mais promissor para as gerações que virão no futuro.

A tecnologia e a ciência são as ferramentas que precisamos para construir um futuro mais sustentável. Países que são pobres e vulneráveis necessitam da interferência das novas tecnologias e da ciência para que possam ter mais educação, crescimento das áreas rurais dos pequenos produtores e ainda acesso a energia bem como a informação e a  melhor qualidade de vida.

O Brasil e a Inovação Tecnológica

O Brasil é um país que se encontra numa posição interessante em relação aos demais no sentido de ter abundantes recursos naturais e estar apresentando uma redução significativa de desmatamento quando em comparação com o resto do mundo, no entanto, nosso país não pode se conformar com essas vitórias e precisa dar segmento a mais projetos que visem usar a tecnologia como uma ferramenta de preservação.

As inovações apresentadas pela tecnologia podem e devem ser utilizadas para proteger o meio ambiente. Por exemplo, o Brasil teria muito a ganhar se utilizasse os avanços obtidos nas áreas de óptica, de nanotecnologia e monitoramento de alta definição a distância para combater a prática de desmatamento ilegal.

Seria o cenário ideal se ainda investisse no desenvolvimento de novas tecnologias que reduzam a emissão de gases do efeito estufa para manter a preservação do meio ambiente bem como criar novos empregos.

Nova Lógica de Consumo

Enquanto o planeta não seguir uma nova lógica de consumo não conseguirá se valer dos benefícios da tecnologia para a preservação. Mesmo que sejam inventados novos mecanismos para resolver questões práticas que estão em pauta no momento se continuarmos consumindo nessa velocidade novas demandas irão surgir e precisaremos desenvolver novas tecnologias e isso se tornará um ciclo sem fim.

A tecnologia não conseguirá sozinha resolver os problemas que todos os dias são criados pela humanidade. O que precisa ser desenvolvido não é exatamente uma tecnologia e sim um novo pensamento, as pessoas precisam mudar o seu estilo de vida para de alguma maneira contribuir para a preservação do meio ambiente.

A Tecnologia como Mocinha – Diferentes Formas de Gerar Energia

A tecnologia é essencial para o nosso cotidiano, contudo, ela afeta de forma direta o meio ambiente. A geração de energia, por exemplo, apresenta diversos impactos na natureza. É bem verdade que cada processo tem as suas vantagens e as suas desvantagens, porém, a tecnologia pode e deve ser vista como ‘mocinha’ em alguns casos.

Energia Elétrica

O Brasil tem quase que a totalidade da sua energia elétrica produzida em usinas hidrelétricas e uma das principais vantagens que esse tipo de produção de energia oferece é a baixa emissão de gases do efeito estufa. Porém, não podemos deixar de pensar que existe a desvantagem do represamento do rio.

Termoelétrica e Biomassa

A termoelétrica é outra forma de produzir energia, mas apresenta o problema de ser movida a carvão e devido a isso tem elevada emissão de gases do efeito estuda além de poluir com elementos que podem causar problemas de saúde para os moradores e até mesmo gerar chuva ácida.

Uma alternativa que tem sido apresentada a termoelétrica é a biomassa que apresenta emissão de gases quase nula. Contudo, apresenta a desvantagem de ser necessário o desmatamento para cultivar a matéria-prima.

Usinas Nucleares

As usinas nucleares tem sido alvo de diversas críticas pelo fato de que acarretam em resíduos radioativos e podem causar acidentes além de representar muitos riscos.

Energia Eólica e Fotovoltaica

Essas duas formas de produção de energia apresentam impactos mínimos para o meio ambiente além de não emitir gases de efeito estufa. Contudo, tem como principal desvantagem a dependência das condições do clima bem como a sua baixa produtividade.

Muitos são os impasses ou entraves quando o assunto é a preservação do meio ambiente, e entre os principais, está a carência de tecnologia avançada e pessoal qualificado em combater o problema de poluição. Em nações onde há um grande número de pessoas pobres, a preservação do ecossistema passa a ser relegada a um segundo plano e não ser mais uma prioridade. O Brasil é somente um dos exemplos dessa situação preocupante. De acordo com especialistas, as ações dos principais governos dos países pobres ou em desenvolvimento, em alguns casos são ineficientes para suprir os projetos de saneamento básico e também no uso apropriado do solo. Uma pesquisa realizada no Brasil constatou que de mais de cinco mil municípios, somente cinquenta conseguem tratar de maneira adequada os esgotos domésticos, degradando os recursos de água doce e de água do mar. Vale a pena uma reflexão por parte de órgãos governamentais e da população em geral, para que juntos possam talvez amenizar ou encontrar soluções com equipamento de alta tecnologia para resolver o problema da poluição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *