A função da camada de ozônio é proteger todos os seres vivos da Terra dos raios ultravioleta. O ozônio é um gás tóxico que está presente na superfície terrestre acabando por agravar a poluição e o efeito estufa, mas como fica na estratosfera a mais de 25 quilômetros da superfície não é prejudicial, muito pelo contrário, sem esta camada a vida na Terra provavelmente não existiria.
Buracos Na Camada De Ozônio:
Há quarenta e cinco anos foi descoberto o primeiro buraco na camada de ozônio, desde então estudos nos mostram que cada vez mais sua espessura vem afinando, surgem mais buracos e os que já existem ficam ainda maiores, uma estranha curiosidade é que os buracos só aparecem na primavera do hemisfério sul (nos meses entre agosto e novembro). O lugar mais afetado até hoje (inclusive onde foi descoberto o primeiro buraco) é o polo sul, seguido do polo norte, que se torna um problema ainda mais agravante pelo fato de que sem a camada as geleiras irão derreter muito mais rápido.
Os buracos na camada de ozônio ocorrem porque nós, seres humanos lançamos dia após dia muitos gases poluentes e que são nocivos à camada. O principal causador dos buracos é o CFC (clorofluorcarboneto) usado principalmente em aerossóis, refrigeradores e na produção do plástico. O mesmo é realmente muito nocivo à camada de ozônio, pois a destrói na proporção de um para cem mil, ou seja, uma molécula de CFC destrói cem mil moléculas de ozônio. Por este motivo o protocolo de Montreal foi criado, seu objetivo é de reduzir a emissão de substâncias que deterioram a camada de ozônio, já foi assinado por quarenta e sete países e vem tendo um excelente resultado, pois já conseguimos reduzir a produção de CFC em 80% em o Brasil conseguimos baixar para apenas 5% o numero de aerossóis com CFC.
Consequências:
-Raios Ultravioleta: alem de serem os principais causadores do câncer de pele afetam a resistência e o sistema imunológico dos seres humanos.
-Mas outros seres vivos também seriam afetados, alias, todos eles, pois os raios Ultravioletas afetam diretamente as plantas, e com isso o sistema agrícola, fazendo o preço de verdura e legumes subirem, afetando a nos seres humanos mais uma vez, mas também afetando os animais, principalmente os herbívoros, que passariam a não ter abundância de alimentos, e assim acabaria por afetar toda a cadeia alimentar.
Os dois exemplos citados acima dizem respeito aos animais terrestres, mas afetaria também o ecossistema aquático, pois os plânctons são algas microscópicas e vivem na superfície seriam afetados da mesma maneira que as plantas, e assim mais uma vez passariam a afetar animais que se alimentam de plâncton, afetando novamente a cadeia alimentar por inteiro.
Muito boom este site!! informações perfeitas!!