Algumas Tecnologias Limpas Que Não Prejudicam o Meio Ambiente

Hoje, podemos considerar que o nosso mundo está bastante desenvolvido, e podemos comprovar isso pelo fato de periodicamente novas tecnologias ou meios de se fazer algo surgem. Podemos ver também o rumo que os eletrônicos tomaram ultimamente. Uma televisão pode hoje acessar a internet, as redes sociais. Um celular pode nos dar a nossa exata localização no planeta, enfim.

Mas, com os problemas ambientais que o planeta sofre atualmente, encorajou os pesquisadores e cientistas a desenvolverem uma maneira simples e ecológica para que a evolução da tecnologia aconteça sem perecer o meio ambiente.

Felizmente, nós estamos cercados de tecnologias que visam o bem estar da população em conjunto com o do meio ambiente. São muitas e oferecem um ganho para ambos os lados. Mas você conhece alguma delas? Neste artigo, você vai conhecer algumas das tecnologias limpas mais inovadoras. Então vamos lá?

As Tecnologias Limpas

Segue agora uma lista com as principais tecnologias ‘’limpas’’, que não causam dano ao meio ambiente. São elas:

*Energia Eólica

A energia eólica é uma ótima fonte de energia, já que utiliza um meio infinito e renovável (o vento). A partir dele, a energia é gerada. Os parques eólicos, localizados em locais onde a velocidade do vento é mais favorável, possuem os aerogeradores, que são grandes torres com um mecanismo inspirado no cata-vento, e o mesmo converte a energia eólica em energia elétrica. Entretanto, essa tecnologia possui algumas desvantagens, tais como:

*Bairros ou povoados que são próximos de tais parques sofrem com a poluição sonora, já que os ruídos apresentados pelos aerogeradores são muito incômodos.

*Além disso, a poluição visual também é uma desvantagem, pois tais parques geralmente têm muitos aerogeradores.

Energia Eólica

Energia Eólica

*Sofás Confeccionados Em Garrafas Pet

As garrafas pet, além de poderem ser recicladas, podem ainda ganhar um novo emprego: ser uma peça de mobília. Alguns artesãos resolveram pegar as tão deixadas de lado garrafas pet e transformá-las em um negócio rentável. Com elas, eles criam sofás, poltronas, e outros utilitários para o uso em casa.

Além disso, com a garrafa, podem ser criadas muitas outras coisas, como enfeites, utensílios domésticos, enfeites natalinos, enfim.

*Reutilização Da Água Que é Usada No Banho

Esse é uma das tecnologias que visam à economia da água. Sabe aquele banho que você tomou? A água gasta para que você tome banho pode, em vez de ir pro ralo, ganhar um novo destino. Pode ser reutilizado em descargas de banheiro, para irrigar plantações e jardins, enfim.

Reutilização Da Água Que é Usada No Banho

Reutilização Da Água Que é Usada No Banho

*O Óleo De Cozinha Usado

O óleo de cozinha usado, antes jogado pelo ralo da pia, ganhou outros serviços. Pode ser revertido em sabão ou até mesmo em combustível. Há campanhas para a recolha do óleo usado, para evitar o descarte incorreto do mesmo e que possa vir a acarretar sérios danos ao meio ambiente. Para ter uma ideia do seu poder devastador, apenas um litro de óleo de cozinha pode contaminar o equivalente a um milhão de litros de água.

*Armas Caseiras Contra o Mosquito Da Dengue

A dengue é sempre um problema para o Brasil, sobretudo na época do verão. Felizmente, criaram armadilhas que podem ser feitas em casa para ajudar a combater esse mal terrível. As armadilhas podem ser feitas de vários materiais, tais como garrafas pet, PVC, e até mesmo o pneu, que é considerado um dos vilões que ajudam o mosquito a se proliferar.

*Barcos Sustentáveis          

Até mesmo os barcos entraram na onda ‘ecológica’. Hoje, alguns têm como matéria prima a garrafa pet. E não é só um modelo não. As garrafas podem se converter em vários tipos de modelos.

*O Uso Da Energia Solar

A Energia Solar, que pode ser utilizada também para gerar energia elétrica, ganha outra função, mais barata: Utilizando apenas pacotes com papel alumínio, pauzinhos e um pote vítreo já são suficientes. Com eles, pode se criar um ‘’Forno solar’’, onde pode ser preparada água para um café, por exemplo.

*Estações De Tratamento ‘Portáteis’

Com o intuito de diminuir ou mesmo zerar a poluição dos rios, algumas empresas especializadas no assunto de tratamento de esgoto, já fabricam pequenas estações de tratamento para as residências. Assim, a água usada não vai muito poluída para a estação de tratamento maior.

*Chuveiro Quente

Para ter um banho quente e confortável, nós não precisamos depender da energia elétrica para esquentar o banho. Com garrafas pet (podemos perceber que as garrafas pet têm bastante presença em tais tecnologias) entre outros componentes podem ser utilizados na construção de um aquecedor que usa a fonte solar.

*Captação Da Água Da Chuva

Para ajudar a reduzir a conta de água e também, a economizar esse recurso tão importante, algumas residências tem uma cisterna. Antigamente, a cisterna era relacionada à população que não dispunha de água potável para consumo. Hoje, elas servem para várias outras funções. Ela capta a água da chuva e a armazena. Pode ser usado para irrigar plantações, jardins, para a lavagem de automóveis, do quintal de casa, da calçada, dar banho no seu animal de estimação, enfim. A água de cisterna tem empregos incontáveis.

*Torneiras Inteligentes

Hoje, nós podemos encontrar no mercado torneiras que visam economizar água. Algumas possuem alavancas que, quando pressionadas, estipulam um tempo para ficar aberta. Quanto tal alavanca sobe, o fornecimento de água cessa. Assim, a abertura desnecessária da torneira é evitada.

*Lâmpadas ‘Verdes’

Não, a lâmpada não é da cor ‘verde’.   ‘verde’ por ser mais amiga do meio ambiente. Há no mercado as lâmpadas Incandescentes (Que sairão de linha em 2016), as fluorescentes e as de LED.  As fluorescentes estão com um espaço maior, já que não emitem calor e duram mais, ao contrário da incandescente. Mas a LED já está aí, em substituição á fluorescente. É mais resistente e brilhosa. O empecilho é que o preço de uma LED é muito alto.

E, para aperfeiçoar ainda mais tais lâmpadas, há tecnologias que visam colocar um sensor nas lâmpadas, para identificarem e acionarem sozinhas quando alguém está num cômodo, e desligar, também automaticamente, quando alguém sai do cômodo.

Apresentamos, aí, algumas das tecnologias limpas que já começaram a ser aplicadas nas cidades, bairros e residências.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *