Maneiras de Reduzir a Poluição Ambiental: Uma Colaboração para a Vida

Muito se fala em poluição e outras formas de degeneração do meio ambiente, e esta talvez seja a maior preocupação que cada um deveria ter em sua vida, mas isto está longe de ser uma unanimidade e uma realidade magnifica, pois em sua maioria tanto as nações quanto as populações, acreditam que a poluição está longe de onde ela mora, os governos em nome da “prosperidade da Nação” fecham os olhos e dizem que outros também poluem e eles estão fazendo a parte dele. Diante de tanta indiferença e indiscrição está a natureza sedenta de “carinho” e necessitando de proteção.

Muitos elementos, produtos e materiais, necessários para nossa vida “moderna e contemporânea” agridem a natureza e não queremos ficar longe delas e para tal pagamos ou ainda agarremos um alto preço. Entretanto se não podemos viver sem, podemos racionalizar, já que qualquer tipo de desperdício deve ser combatido, e esta pode ser uma significante contribuição para melhorar a nossa natureza.

Para cada produto manufaturado, outros tantos são utilizados em sua confecção em matéria prima, e seus resíduos são os principais causadores de poluições, pela forma de produção seja pelo seu descarte a natureza. Saber valorizar produtos biodegradáveis e empresas que se preocupam com a natureza é uma forma poderosa e eficaz no combate a poluição, já que esta depende de financiamento para manter sua produtividade e competitividade.

O desperdício de água é um fator determinante no que diz respeito a poluição. Nossa agua encanada, purificada, tratada, saneada, enviada as casas e industrias, é na maioria das vezes mal utilizadas, e isto concorre diretamente para a poluição e degeneração do meio ambiente, já que a demanda por tratamento aumenta com o consumo alto e este por sua vez, através dos produtos para tal saneamento, agridem a natureza em seu descarte.

Sobras e restos de alimentos, jogados no lixo comum, deixam de virar adubos e contribuir para a produção de alimentos e ao ser descartado como lixo comum, tem sua coleta comprometida, e serve inclusive de fonte de alimentos para muitos animais, tais como os ratos. Uma coleta seletiva, além de não prejudicar o meio ambiente ainda contribui para renda de muitas famílias, e serve para a reutilização e consequente melhora nos lixões dos grandes centros, que dia após dia, cada vez mais recebem e queimam o lixo por todos produzidos.

A utilização de lâmpadas elétricas e todos os tipos de produtos eletrônicos nos lares contribuem em escala para a degradação do meio ambiente. A demanda desenfreada de energia nas grandes cidades contribuiu para o surgimento de imensas hidrelétricas e os impactos destas na natureza, ainda são estudadas discutidas e o consenso está longe de ser chegado, já que em nome da comodidade de muitos poucos podem sofrer, e a natureza não tem uma voz tão ativa assim para reclamar.

É comum as pessoas nem estarem nos ambientes, e mesmo assim manterem aparelhos ligados, tais como TV, rádio, computador, etc. e o pior de todos, mesmo sendo  dia, insistem em acender lâmpadas e deixam estas acessas mesmo depois de se ausentarem do local. Uma mudança cultural pode levar anos e décadas e séculos, mas se não difundirmos isto nos nossos familiares, amigos e conhecidos, talvez a natureza como a conhecemos, não nos permitirá todo este tempo para a mudança.

Descarte de materiais nas ruas e praças, rios e adjacentes são comuns, mas deve ser combatido, pois a degeneração na natureza pode levar séculos e como dito antes, talvez não tenhamos este tempo todo e as gerações futuras podem ser comprometidas. É comum jogar papel de bala, saquinhos de lanche, sobras de alimentos e garrafas pet de agua ou suco nas ruas. Latinhas de cerveja ou refrigerante também são descartadas sem nenhum tido de remorso.

Além destes as garrafas descartáveis são indiscriminadamente lançadas e não depositadas nos lugares certos. Além dos riscos inerentes a acidentes, a degradação e o desaparecimento destas na natureza, contam mais de 3 dígitos para serem totalmente inutilizados, mas sem antes não deixar de prejudicar o meio ambiente.

Estes descartes ainda prejudicam as cidades durantes as chuvas e tempestades, pois muitas vezes se acumulam em bueiros e impedem a passagem da agua, causando inundações, prejudicando toda a população que mora ou que esteja de passagem naquele local, e ainda atrai todo tipo de doença ligada a este desequilíbrio de comportamento e da natureza.

Materiais de transportes de todo tipo, tais como sacolinhas de supermercado, colocam em risco a natureza em seu redor, devido ao descarte e má utilização destas. É comum, porém prejudicial, utilizar tais sacolinhas para acondicionamento de todo tipo de lixo produzido nas casas, e muitas vezes este descarte desta forma  tem outra finalidade e acaba se desviando do curso e prejudicando ainda mais a coleta dos lixos residenciais.

A poluição dada através da emissão de poluentes das fabricas, com fumaças não tratadas, tem uma parceria perversa e cruel na queima diária de combustíveis pelos veículos que congestionam as ruas em todo o País. Meio de transporto necessário e indispensável nos dia de hoje, não pode ser utilizado indiscriminadamente, pois sua contribuição na poluição talvez seja a de maior parcela.

A utilização de carona solidária pode ajudar a não apenas facilitar o fluxo de transito, mas contribuir para a melhoria no ar das cidades, já que o veiculo polui mais funcionando parado, do que em movimento. Seria necessário mesmo ir à padaria, por exemplo, que fica a três quadras de sua casa, de carro? Ir a pé além de ser um ótimo exercício para o coração, contribuiria para diminuir a emissão de gases tóxicos e serviria para sair muitos do sedentarismo que as vantagens e a vida moderna nos condicionam a viver.

A verdade é uma só, todos culpam os outros pela poluição, mas todos sem distinção acabam contribuindo para a poluição, mesmo quem luta contra e muitas vezes a forma e os materiais utilizados corroboram para o prejuízo da natureza. As mudanças de hábitos aliados ao comportamento voltado para o que devemos deixar para as gerações futuras de aprendizado e legado podem fazer a diferença na maneira como veremos as estações dos anos nas próximas décadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *