Os membros das sociedades que existem no globo terrestre precisam se concentrar no trabalho em forma conjunto para evitar que a vida terrestre entre em processo de declínio até chegar à extinção. Com poucos detalhes as pessoas podem fazer a diferença em ações com práticas diárias.
1. MUDAR A LUZ
Se cada agregado familiar substituir a lâmpada regular por fluorescentes a redução da poluição seria equivalente à remoção de um milhão de carros das estradas. Não gosta da cor da luz? Use para closets, lavanderias e outros locais onde não irritam os olhos tanto. O importante é colaborar com menor nível de consumo, independente do quanto se economiza.
2. DESLIGAR COMPUTADORES EM NOITE
Ao desligar o computador em vez de deixar em modo de suspensão é possível economizar quarenta watts-horas por dia. Isso adiciona até quatro centavos diários ou quatorze reais por ano. Se não quiser esperar o computador iniciar configure para ligar de modo automático, minutos antes de começar a trabalhar.
3. DE OLHO NAS AÇÕES DE COZINHA
Enxague os pratos invés de usar a máquina e economize até vinte litros de água a cada carga. Além disso, se economiza tempo e energia utilizada para aquecer adicional no eletrodoméstico. A menos que esteja fazendo pão ou bolos, não pré-aqueça o forno. Basta ligar quando colocar o alimento dentro. Além disso, quando verificar a comida, olhe através da janela ao invés de abrir a porta.
4. VEGETARIANO NA SEMANA
Uma refeição a menos à base de carne por semana ajuda o planeta e a dieta. Possível também salvar as árvores. Para cada hambúrguer que se originou a partir de animais criados em terras da floresta, cerca de sessenta metros quadrados de floresta foram destruídas no planeta. Dentro do quesito da alimentação ainda cabe o destaque para usar menos guardanapos que são compostos por papéis. Se os brasileiros parassem de usar pelo menos uma unidade por dia, então milhares de quilos poderiam evitar em chegar aos aterros sanitários a cada ano.
5. DIMINUIR O PAPEL
Empresas americanas jogam fora 21 milhões de toneladas de papel por ano. Maneira rápida e fácil de reduzir está em definir a opção padrão da impressora para imprimir (impressão duplex) em dupla face. E quando terminar com os documentos não se esqueça de levar à lixeira especial para esse tipo de resíduo no sentido de auxiliar o processo que visa reciclar. Há 63 milhões de jornais impressos a cada dia, com 44 milhões (ou cerca de 70% deles) jogados no lixo de modo irregular. Reciclar apenas as edições de domingo pouparia meio milhão de árvores a cada semana.
6. ÁGUA NA GARRAFA
Quase noventa por cento das garrafas plásticas de água não são reciclados, em vez de tomar milhares de anos para decompor. Comprar um recipiente reutilizável e preencher com água da torneira filtrada, opção para o meio ambiente, para a carteira e à saúde. Normas para a água da torneira são mais rigorosas do que as engarrafadas em grande parte dos países ocidentais, incluindo Brasil.
7. INVESTIR NO CAFÉ
Se começar cada manhã com uma xícara fumegante, uma tabulação rápida pode mostrar que o lixo está acumulado. Invista em um copo reutilizável, o que não apenas reduz o desperdício, mas mantenha a bebida quente por longo tempo. A maioria das lojas de café enche o próprio copo e por vezes pode oferecer desconto em troca!
8. INVESTIR NO GRAMADO
Se precisar molhar seu gramado, então faça no início da manhã, antes de qualquer umidade ser perdida por evaporação. Tem ervas-daninhas? Detecte e trate com vinagre. Possível investir no sistema que joga água de forma automática e economiza o máximo de gotas.
9. TEMPO DO CELULAR
O telefone celular em média dura cerca de vinte meses, o que significa 130 milhões de unidades aposentadas a cada ano nos Estados Unidos. Se seguem aos aterros sanitários, os celulares e baterias introduzem substâncias tóxicas em ambiente. Há abundância de programas de renome em que se pode reciclar o telefone e beneficiar causas nobres.
10. MANTER O VEÍCULO
Não apenas se prolonga a vida útil, como também cria menos poluição e economia de gás. Um veículo de manutenção adequada, os filtros de ar limpo e os pneus inflados pode melhorar o desempenho. Necessário optar por modelos com tecnologia flex, capazes de funcionar sem prejudicar de forma excessiva a atmosfera.
11. REDUZA OS QUILOS
Sente que precisa perder alguns quilos? Pode ser o seu lixo eletrônico que está pesando para baixo. O americano médio consome quarenta quilos por ano o que destróis cerca de cem milhões de árvores. Há serviços que podem ajudar no sentido de reduzir a desordem em caixa de correio, salvar troncos e o espaço precioso nas bancadas.
12. JOGOS DE ISQUEIROS
Maioria dos isqueiros é feita de plásticos e repletos de combustíveis butanos. Como a grande parte dos isqueiros é considerada “descartável”, cerca de 1,5 bilhão acabam em aterros sanitários a cada ano. Ao escolher jogos para acender opte por papelão sobre madeira. Parte dos produtos vem de árvores, enquanto a maioria dos jogos é feita de papel reciclado.
http://www.youtube.com/watch?v=nXkxaauBPsQ
13. PASSEIO-ONLINE
Por diversos motivos não explicáveis de modo claro o preço de livros no Brasil está acima do que os encontrados nos grandes centros metropolitanos que existem ao redor do mundo. Uma das formas de escapar da falta de oportunidades ao acesso da informação está em consultar a obra na rede mundial de computadores.
14. BAIXAR O SOFTWARE
Software vem em disco compacto, mais de trinta bilhões de discos compactos de todos os tipos são vendidos de modo anual apenas nos Estados Unidos. Isso representa enorme quantidade de resíduos para não mencionar a embalagem associada. Outro bônus para download de software é que por vezes está disponível em uma data posterior, quando se atualiza para o novo computador ou recupera dos acidentes.
15. PROBLEMA DO CAFÉ: SALVAR O PLANETA
A cada ano, os americanos jogam fora 138 bilhões palhas e agitadores. Mas ignorar o agitador não significa beber o café preto. Basta colocar o açúcar e o creme em primeiro lugar, e, em seguida, despeje o conteúdo que deve ser bem misturado.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier