Xarope de Bordo – Para Quê Serve?

Xarope de Bordo – Para Quê Serve?

O xarope de bordo é muito usado na culinária. A produção do xarope é uma técnica antiga realizada pelos índios norte-americanos. Eles realizavam incisão nas árvores de ácer, e recolhiam a seiva que sai de dentro das árvorescom cascas de bétula. Um estudo feito com a casca e as folhas de ácer indicaram que propriedades antibacteriana, antidiabéticas e anticancerígenas.

As árvores do gênero Ácer somam 128 espécies diferentes. Porém, para a fabricação do xarope, é preciso uma espécie específica. A seiva usada é, principalmente, das espécies Acer saccharum e Acer nigrum.

O xarope de bordo é um adoçante natural que foi muito utilizado por colonos nas índias Orientais a um custo bem elevado. Os xaropes classificam-se em A, B e C em três cores diferentes, âmbar claro, âmbar escuro e âmbar médio.

É um produto muito nutritivo, composto por frutose, cálcio, sacarose, glicose, zinco, ferro, manganês, potássio e vitaminas A, B, B1, B2, B5 e B6. Esses nutrientes desempenham um importante papel de promoção da saúde e de proteção do organismo.

O potássio presente no xarope de bordo é importante para manter saudáveis as células do corpo, e equilibra o coração e os seus batimentos. O magnésio contido no xarope promove o bom funcionamento dos músculos, e para realizar no organismo vários processos bioquímicos e metabólicos.

Pesquisadores do Canadá afirmam que o extrato do bordo potencializa a ação dos medicamentos, permitindo que as doses sejam diminuídas e mantendo o efeito desejado.

Como é Feito o Xarope de Bordo

Para produzir o xarope de bordo, usa-se a tradição antiga dos nativos da América do Norte. Faz-se um furo no tronca da árvore, de forma que ele fique inclinado. Acople uma canícula no furo para a seiva bruta escorrer. Posicione um recipiente embaixo da canícula para recolher a seiva. Após retirar a seiva, tampe o buraco. Caso contrário, poderão entrar bichos que causam doenças na árvore. Para preparar o xarope, é preciso ferver a seiva. É necessária uma grande quantidade de seiva para fazer um pouco de xarope, pois ele fica bem concentrado. Cerca de 40 galões de seiva produzem apenas 1 galão de xarope.

A melhor época para extrair a seiva é quando a temperatura das noites está bem baixa, cerca de 0ºC. Pois, nessa época, a seiva é mais rico em açúcar, e fica com a cor bem límpida, num tom amarelado. É nesse momento que, devido ao inverno bem rigoroso, o metabolismo das árvores encontra-se muito reduzido.

Uma árvore adulta de bordo, ou ácer, pode fornecer, aproximadamente, 38 litros (ou 10 galões) de seiva por ano sem que seja prejudicada.

Benefícios do Xarope de Bordo

Consumir o xarope de bordo diariamente proporciona vários benefícios para a saúde. Vejamos abaixo os principais:

  • Favorece o sistema imunológico
  • Promove a saúde masculina, ajudando a evitar problemas da próstata
  • Tem ação antioxidante, anticancerígena e anti-inflamatória
  • É benéfico para o coração
  • Ajuda na saúde das células do nosso corpo
  • Promove o bom funcionamento dos músculos

Como Consumir o Xarope de Bordo

Seu consumo pode variar. Pode ser usado no preparo de chás, em substituição ao mel, no preparo de pratos doces, combina bem em panquecas, substituindo o açúcar ou em pratos agridoces.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *