Planta Ornamental Para a sua Ambientação: Do Brasileirinho à Grama

Quando uma planta é escolhida (e cultivada) por sua beleza, geralmente é chamada de planta ornamental. Espécimes como bromélias, orquídeas, lírio e palmeiras, por exemplo, são muito utilizadas na arquitetura de interiores e paisagismo justamente por serem belíssimas e agradáveis de se ter por perto. Flores coloridas, vistosas, com texturas e que podem ser combinadas ao ambiente visando climatizar o olhar com sua presença.

Algumas espécies, por exemplo, são fruto de combinações genéticas buscando aprimorar suas características, como dar vida a novas cores, torná-las mais resistentes ao clima ou a predadores. Atualmente existem fazendas dedicadas ao cultivo de tais plantas, movimentando um mercado internacional e milionário.

Tipos de Plantas Ornamentais

Conheça algumas espécies de plantas que podem ajudar a criar um clima bem agradável na sua casa ou seu jardim. Tome apenas o cuidado de verificar qual é mais adequada considerando o espaço disponível, o solo, o clima do lugar, entre outras características.

Jardim

Jardim

Muitas delas são plantas tropicais, então são abundantes no Brasil e se adaptam a maioria dos climas no país.

Cróton Brasileirinho

Praticamente um arbusto bastante exuberante, mas que pode causar coceiras na pele. Por isso pode ser ideal para jardins e não para manter dentro de casa. Trata-se de uma planta originária da Índia, Malásia e Ilhas do Oceano Pacífico que pode alcançar três metros de altura. Suas folhas são irregulares, com tonalidades diferentes e possui crescimento lento. Requer boa irrigação e solo rico.

Palmeiras

São as mais tradicionais plantas ornamentais, muito comuns em regiões tropicais. Existem diversos tipos de palmeiras (mais de duas mil espécies) possíveis para se usar no paisagismo e na decoração de ambientes e jardins. Algumas delas são: palmeira-triângulo; palmeira-leque; palmeira-rabo-de-raposa; palmeira-real; palmeira-rápis; palmeira-azul; palmeira-garrafa; palmeira-iaca; palmeira-de-saia.

Bromélias

As belíssimas bromélias são plantas características da América do Sul e possuem mais de três mil espécies. Elas preferem ambientes com meia-sombra para viver e todas crescem na forma acaule – com caule, curto ou subterrâneo, acumulando água entre as folhas para sobreviver. São muito comuns de se encontrar presas aos troncos das árvores. Por isso são ideais para se ter junto a outras plantas de modo que não fiquem muito expostas ao sol.

Orquídeas

São espécies apaixonantes, ótimas para presentear pessoas, por exemplo. Possuem formas, cores e tamanhos muito diferentes, sempre presentes em regiões tropicais. Podem ser encontradas enroscadas nas árvores também, estratégia que utilizam para buscar luz e nutrientes. Geralmente são usadas na ornamentação de ambientes (casas, apartamentos, jardins e etc), mas algumas espécies são usadas na produção de baunilha.

Grama

Você sabia que a grama também é uma planta ornamental? Se pensarmos bem, é o tipo de planta mais usada em jardins e praças e a mais comercializável. Existem tipos diferentes, variando de tamanho, formato e até mesmo cor. A grama esmeralda (ou verde-esmeralda), por exemplo, é a mais comum em jardins e campos. Por ser muito resistente, com raízes fortes e se entrelaçarem umas nas outras, criam campos perfeitos.

A grama Batatais é mais comum em pastos e beiras de estrada. A grama São Carlos, ou grama Curitibana, é mais rastejante, verde-escura e muito comum em regiões de clima mais frio. A grama Santo Agostinho é conhecida também como grama inglesa, possui coloração mais pálida, com folhas mais lisas e tamanho médio. Ainda temos a grama Bermuda e a grama Coreana que são mais finas e delicadas.

Trepadeiras

Essas são muito comuns de se ver em muros, utilizadas para embelezar as fachadas das casas, condomínios e etc. Geralmente são arbustos que precisam se apoiar em outras plantas ou superfícies para conseguir captar luz do sol. Plantas como hera, maracujá, vinhas e roseiras são trepadeiras.

Suculentas

Pequenas e delicadas, as suculentas são ótimas plantas para ornamentação, principalmente para colocar em residências. O nome indica uma de suas principais características que é a de armazenar água. Em sua estrutura a raiz, o talo e as folhas são grossos e permitem o acumulo de grandes quantidades de água em relação às outras plantas.

Azaléias

Praticamente um arbusto de flores das mais variadas cores possíveis, como branco, magenta, vermelho, rosa, laranja, lilás, branco e amarelo. Existem mais de dez mil espécies que preferem ambientes sombreados e frescos, além de um solo bem drenado.

Hortênsias

Uma espécie também arbustiva, originária do Japão e da China. Geralmente ela tem cor rosa ou azul, dependendo do solo, e são consideradas venenosas. O glicosídeo presente na planta é o que provoca sua toxicidade, transformando-se em cianeto que, quando presente no organismo provoca dores fortes, diarreia e até a morte.

Aguapé

Como o próprio nome indica, são plantas aquáticas que permanecem flutuantes em rios de curso lento ou lagoas. São muito importantes para o meio ambiente porque absorvem os poluentes da água, geralmente contaminadas por esgoto, rejeitos industriais e etc. Inclusive são utilizadas para esse fim.

Alerta Ambiental

Uma ressalva importante quando falamos desse mercado está relacionada ao quanto se modifica o meio ambiente, que ganha plantas não originárias porque são mais bonitas e comerciáveis. O problema acontece quando tais plantas se tornam ervas daninhas, crescendo e se espalhando sem controle, comprometendo a vida de outras plantas naturais no habitat.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *