Bioma Marinho Costeiro

Embora o homem volte o seu olhar para o que está além das estrelas que aparecem no céu todas as noites possui aqui na Terra um mistério tão grande quanto, a biodiversidade marinha. Nossos oceanos são repletos de variados tipos de vida e quando há o encontro com biomas continentais certamente essa riqueza é amplamente multiplicada. É desse encontra que resulta o bioma marinho costeiro.

O Que é Bioma Marinho Costeiro?

Resumidamente podemos definir o Bioma Marinho Costeiro como sendo a área em que ocorre a transição entre os ecossistemas marinhos e continentais. O país possui cerca de 4,5 milhões de km2 desse bioma. Esses ecossistemas ficam localizados bem adiante dos desmandos antrópicos contando com uma boa variedade de geológica e biodiversidade diferenciada.

É comum que nesses ecossistemas existam dunas, recifes de corais, falésias, costas rochosas, manguezais, restingas, lagoas, estuários entre outros. Um dos principais destaques é a grande quantidade de espécies de peixes uma vez que há diferentes condições de vida possíveis. Uma das principais preocupações dos ambientalistas com esse bioma é a aceleração da extinção de algumas espécies.

Bioma Marinho Costeiro no Brasil

Uma das grandes riquezas ecológicas que nosso país possui é o seu bioma marinho costeiro que além de uma longa extensão tem ampla biodiversidade. Contudo, mesmo com sua relevância ecológica reconhecida ainda há muito que fazer em termos de preservação. A região costeira sofre o impacto de intensa atividade de transportes e comércio. A exploração do petróleo é outra atividade que vem impactando esses ambientes.

A região costeira brasileira possui 17 estados e nela estão 13 das 27 capitais destacando também muitas regiões metropolitanas de grande relevância. Quanto mais habitada é uma região mais evidente fica a sua exploração para atividades de finalidade econômica. Isso comprova o quanto o bioma marinho costeiro está ameaçado em território nacional. Uma questão contraditória é que o Brasil é o país que mais criou áreas de conservação ambiental na última década e se mantém como a nação com a região marinha menos salvaguardada.

Será que Conhecemos a Variedade Marinha do Brasil?

A zona costeira do Brasil ainda guarda diversos segredos haja vista que sua diversidade não é amplamente conhecida. Existem muitos ecossistemas e regiões que precisam passar por um processo de inventário. Mesmo com essa demanda por uma investigação mais adequada já foram contabilizadas entre 705 e 1.209 espécies de peixes no bioma marinho incluindo nessa conta as espécies de áreas de estuário.

Também foram observadas outras espécies como a dos mamíferos marinhos que somam 57 e dos cetáceos que estima-se chegam a 53. O estudo das espécies que compõem esse bioma é de grande importância para identificar quais animais estão ameaçados, o destaque da lista vai para quatro integrantes: boto-cinza, baleia jubarte, baleia-franca e baleia toninha (ou também chamada de franciscana).

Aves e Tartarugas

Além das espécies marinhas existem outras que dependem da boa saúde do bioma costeiro como as aves, por exemplo. Algumas espécies de aves são fixas da costa brasileira e outras migratórias, todas dependem de encontrar alimento e um habitat adequado para que possam seguir em seu ciclo de vida. Outro destaque dentre as espécies que dependem desse bioma para sobreviver é a das tartarugas. São sete espécies de tartarugas no mundo e cinco delas vivem nas águas brasileiras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *