Extrato de Amora – Benefícios

O extrato de amora é produzido com a própria fruta amora, ela é abundante em nutrientes como cálcio e ácido elágico, por isso o extrato possui vários benefícios e está sendo muito utilizado e pesquisado ultimamente.

O Extrato De Amora

O extrato de amora atua em diversos benefícios para a saúde do homem. Ele ajuda a limitar a distribuição corretamente da gordura no corpo, evitando o acúmulo dessa gordura, expelindo em maior quantidade pelas fezes. Sendo por isso que é muito usada para perda de peso.

Por possui diversos minerais como cálcio e magnésio, ajudam a combater a anemia, prevenir perda de massa óssea, fazendo com que melhore o tônus muscular e consequentemente a osteoporose, fadiga.

Por possuir uma grande ação antioxidante, o extrato ajuda na memória, dores de cabeça  na falta de atenção e insônias. Previne danos nas células de DNA, com isso ajuda no sistema cardiovascular e no nervoso, mantendo o funcionamento de ambos adequadamente

A vitamina C é outro nutriente que está presente em grandes quantidades no extrato de amora, essa por sua vez ajuda no sistema imunológico, protegendo o indivíduo que a utiliza. Além da vitamina E que ajuda em ações digestiva, anticancerígena, calmante e antisséptica.

Possui também uma propriedade ótima para tratamento de acne e erupções vulcânicas, que evita o ressecamento da pele, hidratando-a e deixando uma ação bastante refrescante.

As folhas quando usadas no extrato, também possuem benefícios, contra pedras nos rins, diabetes e na diminuição da pressão sanguínea. O extrato em si, contém maior número de princípios ativos que o da erva. Já foi comprovado que as folhas da amora concentram 22 vezes mais cálcio que o leite. Sendo muito importante principalmente para crianças e idosos para fortalecimento dos ossos.

Além disso é um ótimo regulador hormonal natural atuando fortemente contra a menopausa.

Menopausa

Como é o principal benefício da amora, a luta contra a menopausa merece uma atenção maior do restante das propriedades.

A menopausa é algo espontâneo que ocorre com todas as mulheres quando elas ficam mais velhas, normalmente ocorre depois dos 50 anos, mas em algumas mulheres começa um pouco mais cedo, perto dos 40 anos. Seria a última menstruação da mulher,  onde o corpo feminino para de ovular e a menstruação começa a falhar , até parar por completo, porém vendo assim aparenta ser algo que ocorre de maneira simples, mas não é, causa dezenas de outros sintomas que causam muito desconforto para as mulheres dessa idade, em algumas trazendo problemas até mais sérios.

Como a maioria desses sintomas são causadas pela queda de produção de hormônio, muitas mulheres acabam tratando com reposição hormonal, porém é um tratamento que possui muitos efeitos colaterais e contraindicações, assim como é o anticoncepcional, já que é uma sobrecarga de hormônios no corpo, aumentando a possibilidade de câncer de mama.

Para diminuir essa possibilidade existe alguns tratamentos alternativos e naturais, que não alteram os hormônios, mas sim ajudando no controle dos sintomas e o mais utilizado é o extrato de amora.

Ele possui propriedades parecidas ao estrógeno, por isso ajuda no calor que se sente durante a menopausa. Ajudando em outros sintomas recorrentes também como distúrbios do sono, suores noturnos, dores de cabeça, palpitações cardíacas, mudanças no desejo sexual, algumas crises de depressão, problemas urinários ( nesse caso o uso de Extrato de amora, entra como um ajudante secundário).  

Como Usar (Chá X Extrato)

O chá pode ser feito através de três folhas da amora, colocando elas em um litro de água para ferver e depois abafando-as. Deixando que ocorra a infusão e as propriedades sejam absorvidas.

Após esfriar o chá pode ser consumido três vezes por dia, colocando para resfriar ou mantendo em garrafa térmica. E não é recomendado tomar o mesmo chá depois de mais de um dia feito, pois perde suas propriedades.

Para o extrato, normalmente ele vem em cápsulas e depende muito da concentração para saber quantas vezes deve se tomar. Mas normalmente é de 500 mg, e deve ser tomado antes do almoço e janta de preferência uns 30 minutos antes para maior absorção.

Contraindicação

Há algumas contraindicações, mas em sua maioria é para quando usar o extrato em excesso.

A amora é boa para os diabéticos e para qualquer um, por conseguir abaixar o nível de glicose depois de consumir açúcar. Porém ela faz isso de maneiras instantâneas, de maneira que pode prejudicar o equilíbrio de açúcar no sangue.

Já para pessoas que não apresentam a diabete pode ser levar a hipoglicemia, pelo baixo nível de açúcar.

Amora é muito utilizada em produtos para pele, já que possui arbutina, componente que colabora para o clareamento da pele. Porém componente limita a libertação de melanina. Podendo ser a causadora direta de carcinoma de células. E ainda pode causar alguns câncer de pele.

Contraindicação

Contraindicação

A casca da raiz da amora é muito boa para as células, porém ela causa apoptose das mesmas. Para a maioria das pessoas isso é bom. Mas em pacientes com câncer em tratamento de quimioterapia, essa apoptose pode interferir em células com leucemia por exemplo.

É bom a utilização ocorrer apenas com uma indicação do médico, com ele supervisionando e aprovando essa ingestão.

Os carboidratos são importantes para o funcionamento do corpo, ele dá energia para as células, e a amora ela impede essa absorção, e dificulta a absorção de hidratos de carbono  o que faz ser um dos efeitos colaterais mais comuns.

Chá Ou Extrato

Ambos possuem os mesmos benefícios ao serem feitos. Porém existem pesquisas que mostram que o chá acaba diluindo um pouco essa concentração dos componentes importantes para a saúde. Sendo mais demorado para fazer o efeito necessário. Principalmente para tratamento de menopausa que precisa ser contínuo.

Já o extrato, possui concentrações elevadas em suas cápsulas aumentando o efeito e a rapidez com que ele acontece. Sendo mais indicado para quem quer resultado imediato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *