O Cróton cujo nome científico é Codiaeum variegatum é uma planta do tipo arbustiva que vem conquistando cada vez mais jardins no mundo todo. Essa espécie é perene e pertence à família Euphorbiaceae contando com distribuição natural em países como Austrália, Indonésia, Malásia e algumas ilhas situadas no Oceano Pacífico. Pode ser chamada ainda de Louro-Variegado e Folha-Imperial.
Enquanto planta de jardim possui folhagem abundante com formato ovalado e retorcido, seu caule tem textura lenhosa e semilenhosa sendo dotado de seiva tóxica. Os paisagistas que optam pelo Cróton para ornamentação geralmente são atraídos pela combinação de cores que existe em suas folhas. Estão presentes tons de laranja, amarelo, branco, verde entre outros. A seguir vamos explicar um pouco melhor como plantar Cróton, inclusive em vaso.
Dicas para o Cultivo do Cróton
O Cróton é uma planta de exterior de maneira que precisa de sol na maior parte do tempo e um pouco de sombra para que possa se desenvolver com saúde. A terra para o cultivo do Cróton deve ser úmida, porém, bem drenada para evitar que as raízes apodreçam. A irrigação deve se constante nas plantas, porém, cuidado com a terra que não pode ficar úmida. O solo deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica.
Podem atingir entre 2 e 3 metros de altura tornando-se bastante vistosas no seu jardim. Como se trata de uma planta que tem origem em habitats tropicais não suporta bem temperaturas frias ou geadas. Uma dica imprescindível para quem vai cultivar Cróton é a de usar luvas para manipular a planta haja vista que sua seiva é tóxica e pode causar irritações a pele.
Possíveis Usos do Cróton no Jardim
A planta pode ser utilizada isoladamente ou como componente de cerca-viva. Quando for realizar a poda dessa planta atente para não cortar as suas folhas ao meio. Pode ser ainda usada como planta de ambientes internos, mas atenção que se deve ter cuidado com o ar-condicionado.
Escolha do Cróton
Cada variação de Cróton oferece alguma característica específica, destacamos o Espiralado cujas folhas possuem formato de espiral assim como a Embers que tem folhas pretas e azuladas com alguns toques de verde e vermelho.
Multiplicação do Cróton
O processo de multiplicação do Cróton pode ser feito por estaquia ou por alporquia, porém, observe que há o problema da seiva tóxica, utilize luvas para manipular a planta. Se você não tiver muita certeza sobre como realizar o processo com segurança vale a pena procurar lojas de jardinagens que trabalham com mudas selecionadas.
Como Plantar Cróton em Vaso
É possível plantar o seu Cróton num vaso para decorar um ambiente externo ficando sempre atento em relação à incidência do ar-condicionado que pode ser bastante prejudicial. Posicione a planta num local que tenha boa incidência de sol, como uma janela, por exemplo, e não permita que o Cróton passe frio. As baixas temperaturas são insuportáveis para essa planta. Se as folhas ficarem com um aspecto feio e seco saiba que é falta de luz.
Tenha atenção também à limpeza do Cróton, pois quando cultivado dentro de casa acumulam poeira em suas folhas. Remova a poeira com delicadeza com um pouco de água, mas sem exagerar, pois excesso de irrigação pode atrapalhar o desenvolvimento do espécime.