Como Fazer Tintura de Amora?

Todos sabemos que a natureza é uma das coisas mais complexas existentes no nosso planeta. Isso porque ela consegue nos satisfazer em vários aspectos, desde o fornecimento de matéria prima para que possamos produzir diversos tipos de coisa, bem como, também, criar condições para que nós, e todos os seres vivos em geral, possamos viver em certa harmonia.

No entanto, conhecemos bem, também, os danos causados pelo homem depois de milhares e milhares de anos de exploração. E, hoje, estamos procurando meios para fazer com que a natureza tenha, preservada, o restante que ainda pode ser salvo por meio de ações que envolvam a tecnologia. Infelizmente, essa não é uma luta tão simples, já que existem diversos interesses econômicos por trás da destruição do meio ambiente. Felizmente, vários governos já sinalizaram querer adotar medidas para poder frear os problemas advindos com a ação humana no planeta.

Como já se sabe, muitos especialistas recomendam o uso de extratos naturais, em detrimento dos industrializados, sejam eles para ingerir ou para usar em alguma parte específica do corpo. Lembrando que, como é orgânico, a chance de fazer algum tipo de mal é ínfima. É muito comum ver médicos e nutricionistas recomendando que se utilize extratos e outros produtos naturais ao invés de medicamentos (em casos específicos, é claro). A tintura de amora é um exemplo disso. E, nesse artigo, iremos mostrar pra você o que é a tintura de amora, os seus benefícios e malefícios, bem como fazer essa tintura em sua própria casa. Confira:

A Tintura de Amora

A tintura de amora nada mais é do que um medicamento fitoterápico que pode ser obtido através da extração da amora de coloração preta, no qual o se

u uso é bastante indicado, principalmente, para as mulheres que estejam vivendo o ciclo da menopausa, período esse conhecido como “climatério”, onde os hormônios ficam desregulados, no qual as mulheres passam por diversos problemas, tais como o aumento repentino de temperatura do corpo, bem como alterações no humor e na personalidade. Geralmente, essa fase perdura na mulher por dez anos, começando aos quarenta e cinco anos de idade, chegando até os cinquenta e cinco. Em alguns casos, poder perdurar até os sessenta anos. Vale destacar que, nessa época, a mulher já não menstrua mais. Além do irritante “calor” sentido pelas mulheres, outros problemas que vêm juntamente com a menopausa são uma sensação, acredite, de frio extremo de vez em quando, dores musculares, redução da libido, falhas na memória, dentre muitos outros problemas. Todos eles são derivados do desregulo hormonal que atinge as mulheres nessa época, tendo a tintura de amora um grande papel nesse quesito. A tintura de amora, nesse caso, age diretamente sobre a produção hormonal no corpo, contendo antioxidantes que ajudam o corpo a regular e a “adestrar” melhor os seus hormônios.

Tintura de Amora Negra em Conta Gotas

Tintura de Amora Negra em Conta Gotas

Além de servir como um verdadeiro amigo das mulheres, a amora contém diversos outros benefícios para a saúde, como diversas vitaminas e minerais que ajudam a prevenir o corpo de diversas doenças, tal como o câncer. Ajuda a manterá jovialidade da pele, dentre muitas outras vantagens.

Apesar de ser uma substância natural, é necessário que seu consumo seja regulado por um médico, para que ele, em casos extremos, saiba como proceder se a ingestão da tintura de amora não for aceita pelo organismo, podendo indicar outra medicação.

A tintura de amora também é bastante indicada para ajudar a reduzir o colesterol ruim do organismo, bem como ajudar a regular e a purificar os rins, servir como um detox e desintoxicar o organismo, como diversas outras funções. Percebe-se que, um composto natural voltado principalmente para as mulheres também tem um forte uso para outros problemas no organismo, podendo ser, portanto, ingeridas por qualquer pessoa, independente do sexo.

É válido dizer que a tintura é, muitas vezes, mais forte que o chá, podendo ser mais eficiente nos casos que ela, realmente, precisa causar um efeito maior. Enquanto o chá tem uma função mais atenuante, a tintura, por sua concentração ser maior, tem um principio ativo ainda mais forte.

No entanto, nem tudo é uma grande maravilha. Existem contraindicações para o uso desse remédio, sendo que, os mais afetados são os que estão portando algum tipo de câncer ou possuem diabetes: a tintura pode causar efeito sobre a quimioterapia, caso o paciente esteja fazendo tal tratamento, quando a tintura, no organismo, começa a passar pelo processo químico de aptose celular. Já em se tratando dos diabéticos, a tintura causa um grande desregulamento do nível de açúcar no sangue, no qual o índice deste costuma cair sempre. Apesar de ser um alerta aos diabéticos, a tintura não causa problemas maiores, já que, assim expelido do corpo, por exemplo, a produção de insulina retorna ao seu natural, bem como os índices de açúcar no sangue, também.  Por conta disso, é necessário que seu médico acompanhe o uso da tintura, já que, o uso prolongado da tintura, caso não saiba de possíveis problemas no organismo, pode ser mais letal do que o uso de medicamento, por exemplo.

Se você deseja produzir a tintura de amora artesanalmente, você irá precisar de meio litro de pinga (podendo escolher entre o de 30° e 40°), e 150g de folhas secas de amoreira. Feito isso, coloque a mistura das folhas com a vodca em um local protegido do sol (se possível, em um recipiente de vidro mais escuro). É necessário que você deixe a mistura descansando por, aproximadamente, duas semanas, tendo o único trabalho de agitar a garrafinha por, pelo menos, duas vezes na semana. Passado esse tempo, retire o líquido e coe. Certifique-se, ainda, se a garrafinha ficou longe dos raios solares, pois pode atrapalhar no processo final de obtenção dos desejos.

Para poder fazer uso da tintura, é importante que você tire uma colher de sopa da mistura, e dissolva em água. Assim, o princípio ativo não se perde, podendo fazer com que os seus benefícios cheguem a todos . Existem diversas variações de tintura pelo mundo, o que faz os países e suas regiões serem, assim, respeitados por quem faz o uso da planta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *