Maior Rio da América Central

Quando os primeiros seres humanos surgiram, nem em sonho eles poderiam sonhar que se tornariam os animais mais racionais e dominantes de toda a face da Terra: com o passar do tempo, e as incontáveis evoluções, nós podemos passar por diversos tipos de obstáculos, quase entramos em extinção (na Era Glacial, quando estima-se que sobraram apenas 12 mil pessoas em todo o planeta). Conseguimos atravessar todos esses obstáculos e, enfim, estamos estruturados em mais de sete bilhões de pessoas no planeta, com tendência de atingir os nove bilhões em um espaço de tempo não muito longe.

Uma das grandes causas da grande expansão da população foi um movimento que se iniciou há mais de quinhentos anos, que ficou conhecido como a época das “Grandes Navegações”. Você já deve ter estudado sobre essa época, e, por conta disso, deve saber que os europeus, naquela época, estava afundados em uma grave crise econômica, onde os seus produtos não encontravam mercado, bem como, também, as reservas de metais preciosos estavam acabando. Pensando nisso, depois de ouvirem relatos da existência de terras à oeste (tendo sido confirmado em 1492), os europeus, então, empenharam uma viagem pelo mar, até chegar no novo continente que iria se chamar “América”.

Hoje, a América é um dos principais continentes do mundo, por conta da presença de gigantes como EUA, Canadá e o Brasil. O continente é dividido em três zonas, sendo a América do Norte (onde estão EUA, Canadá e o México), América Central e América do Sul (onde está o Brasil).

Embora a América do Norte e a do Sul estejam sempre em conceito no mundo, pouco se fala sobre a América Central. Mas, nesse artigo, iremos falar um pouco mais sobre essa bela parte do nosso mapa e, ainda, descobrir qual é o maior rio que banha o continente. Vamos lá?

Visão Aérea do Rio Lempa, o Maior da América Central

Visão Aérea do Rio Lempa, o Maior da América Central

A América Central

A América Central é , como o seu próprio nome indica, a porção central da América, onde estão localizados diversos países. É conhecido por ser bastante montanhoso, tendo a presença de montanhas em, praticamente, todo o seu território. As que se iniciam no sul do continente, por exemplo, podem ser descritas facilmente como uma continuação dos Andes, por exemplo. A parte mais alta do continente é o Monte Tajumulco, localizado na Guatemala. É válido destacar que a maioria dos montes que estão presentes na América Central são derivados da atividade vulcânica, haja visto que o continente está sob uma placa tectônica própria, o que faz a região ser um local perfeito para o acontecimento de diversos tipos de terremotos e maremotos. Não nos esqueçamos, por exemplo, do terremoto que assolou a região do Haiti em 2010 e ceifou a vida de milhares de pessoas, dentre elas, uma das mulheres mais respeitadas de todo o mundo: a médica brasileira Zilda Arns, a fundadora de programas sociais como a “Pastoral da Família”, instituindo, para a alimentação, uma farinha nutricional que ajudou a reduzir o casos de desnutrição no Brasil e em outros lugares do mundo.

É válido dizer que, quando os europeus chegaram por lá, as terras já eram ocupadas por diversos povos. A colonização espanhola liquidou boa parte dos nativos, obrigando os restantes a se curvarem às investidas espanholas, perdurando, por muitos anos, esse governo espanhol, cuja a sede ficava na cidade do México, no México.

Durante muitos anos, a Espanha mandou e desmandou na região, até que, a partir dos anos 1820, vários movimentos de independência começaram a tomar corpo, não somente a essa parte do continente, já que, no vizinho Sul, outros países já se movimentavam para poder fazer isso, como o nosso Brasil, que conseguiu a sua independência em 1822. Vários países da América Central conseguiram a sua independência, o que ajudou em muito outros pedidos de independência em outras partes do continente.

Nesse sentido, uma das coisas que se herdou com a colonização espanhola foi, justamente, o idioma, na qual prevalece o espanhol, sendo o idioma de maior incidência na América inteira. Hoje, os países que fazem parte da América Central são subdesenvolvidos, ou seja, não atingiram o status de país desenvolvido. Uma das nações mais conhecidas da América Central no mundo é a famosa ilha de Cuba. Um pequeno país, que, em 1951, viu nascer a Revolução Cubana, dá dor de cabeça para várias nações, principalmente, entre os Estados Unidos. Fidel Castro, o guerrilheiro que conseguiu tomar para si o comando da ilha, bem como outros guerrilheiros, instauraram uma república socialista na ilha, no qual é uma das poucas nações que têm um perfil mais fechado, parecido com o da Coreia do Norte. No entanto, esforços recentes vem tentando quebrar esse ‘fechamento’, principalmente, com um aceno dos EUA em um contrato de trégua.

O Maior Rio da América Central

Podemos dizer, sem pestanejar, que o maior rio que banha o continente é o Rio Lempa. Além de diversos rios, a América Central é bastante conhecida, também, pelos grandes lagos, principalmente os que estão localizados na Guatemala, como o Lago Izabal. Sua dimensão é bastante considerável, chegando a cortar uma cidade em duas. Mas, ainda assim, está sofrendo com os efeitos do aquecimento global, onde o nível de água só diminui com o passar do tempo, enquanto não melhorar os sistemas chuvosos.

Nesses locais, existem diversas oportunidades de se divertir, tais como praticando pesca, andar de iate entre as idades, enfim. Diversas vantagens. Sem contar, também, que as principais ilhas do mundo estão nesse local, como as ilhas Caymann.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *