Bromélia-Imperial
A Bromélia-Imperial possui o nome cientifico Alcantarea Imperialis Harms e pertence a família das bromeliaceae e é um grande atrativo para beija flores e polinizadores. Suas flores são amarelas e as folhas bem brilhantes com cor marrom avermelhada. Ela se multiplica através de sementes e também por mudas que são plantadas, é uma flor muito bonita e que infelizmente está em extinção.
É uma flor muito vista em praças e jardins e bastante utilizadas em paisagismo por sua beleza e exuberância, mas mesmo assim acontece a devastação de seu habitat natural e isso ajuda muito para que a espécie fique em extinção. A Bromélia-Imperial pode chegar a um metro de altura e apesar de ser uma planta epífita vem sendo cultivada em vasos para serem comercializadas. O local onde ela é plantada precisa estar sempre úmido e com iluminação direta, mas sem que o sol esteja muito quente. As fotos abaixo mostram a beleza da Bromélia-Imperial.
Principais Características e Formas de Cultivo
A bromélia-imperial tem um valor ornamental elevado. É uma planta rupícola, herbácea e de grandes proporções. Apresenta folhas largas e longas, é acaule, tem superfície cerosa, coriáceas, disposta em roseta. No centro da planta, ela forma uma espécie de vaso, que serve para acumular nutrientes e água. Na fase adulta, pode chegar a 1,5 metros de diâmetro. Possui raízes fibrosas e fortes, que servem tanto para uma boa fixação no substrato quanto para a nutrição da planta.
O crescimento desse tipo de planta é bem moderado. E pode levar até 10 anos para chegar ao porte adulto e dar flor. Podemos encontrar algumas variedades de folhas no tom roxo, vermelho e verde. Até mesmo tons intermediários a essas cores. Depois de florescer, ela morre, como ocorre com as outras bromélias. Mas elas deixam novos brotos para novas plantas em seu lugar. A inflorescência desse tipo de bromélia é tipo espiga, e pode chegar a medir até 3,5 metros de altura.
A bromélia-imperial é uma planta cada vez mais popular tanto no paisagismo contemporâneo quanto no paisagismo tropical. Por ser uma planta que se destaca, ela causa um impacto positivo na paisagem do jardim. Possui cores vibrantes e forma escultural.
O seu cultivo deve ser em meia sombra ou em sol pleno. O seu substrato precisa ser facilmente drenado e leve. Com bastante matéria orgânica. É preciso regar frequentemente. É uma planta que gosta muito de calor e de umidade, por ser originalmente tropical. Mas também consegue suportar bem leves geadas. A sua multiplicação pode ser feita por sementes ou por mudas que se formam em volta da planta mãe. A bromélia-imperial é uma espécie de planta rústica, que resiste muito bem à grande maioria das doenças e das pragas, e também ao vento. Por isso é tão usada no paisagismo. Pode ser plantada em vasoa também.
Espécie Ameaçada
A bromélia-imperial está ameaçada de extinção. Por isso, não é recomendado comprar mudas que foram retiradas do seu habitat natural. O ideal é comprar mudas de viveiristas e que sejam certificadas pelo IBAMA. Faça a sua parte para preservar a natureza.
tenho uma bromélia imperial , que deu flor e apos , ficou muito feinha com as folhas queimadas, como faço para recupera-la? e para fazer mudas, como faço , e as sementes que estão na flor , como planta-las, por favor preciso de orientação , não quero perder minha bromelia!!
Por favor, comprei uma bromelia imperial em uma floricultura. Quando chegou aqui em casa as folhas começaram a amarelar. Fiquei muito triste. Achei que ela estava em um ambiente de pouco sol, mudei ela de ambiente, para outro com bastante sol, mas as folhas não param de amarelar. Quero muito salva-la. Não quero que ela morra. O que me sugere?