Madagascar, ilha isolada por cerca de setenta milhões de anos, que fugiu da África em cerca de 165 milhões de anos atrás, depois da Índia, em aproximados cem milhões de anos depois. Este isolamento levou ao desenvolvimento de faunas endêmicas. Antes da chegada dos humanos há 2000 anos, havia animais grandes e incomuns que vivem de forma descendente de espécies antes da ilha. Também há espécies que chegaram depois que atravessaram o mar.
http://www.youtube.com/watch?v=iyOsyEplnuMNichos ecológicos foram por vezes preenchidos por animais com histórias bem diferentes daqueles no continente Africano, por vezes levando a evolução convergente. Uma grande parte morreu desde a chegada dos seres humanos. O local ainda é o lar de uma incrível variedade de vida selvagem, a grande maioria única no mundo. Não e pode ignorar o fato de que o país consiste em ponto fundamental ao ecoturismo com mais de cinquenta parques nacionais e outras reservas protegidas.
Mamíferos: Fauna de Madagascar
Lêmures são os mais conhecidos mamíferos de Madagascar. Na ausência de macacos e outros concorrentes, estes primatas se adaptaram a uma grande variedade de habitats e se diversificaram em numerosas espécies. Os tenrecídeos são grupo de mamíferos característicos do país. A maioria das espécies do mundo se encontra na ilha. Roedores são mal representados com apenas um punhado de espécies nativas, incluindo o grande rato gigante malgaxe.
Devido à capacidade de voar há variedade de morcegos que atinge a ilha. No entanto, apenas cerca de um terço é endêmico, uma proporção menor do que em outros grupos de mamíferos terrestres. Há oito membros de carnívoros na ilha, tudo agora classificado nas famílias endêmicas.
Lêmures e Eupleridae em Madagascar
De modo oficial há 99 espécies e subespécies de lêmure, 39 das quais descritas por zoólogos, entre 2000 e 2008. De 51 espécies que foram avaliadas, 43 foram classificadas como ameaçadas em algum grau, com seis espécies classificadas como “Criticamente em Perigo”. As avaliações se tornaram pessimista em 2012 de modo considerável. Malgaxes carnívoros são tipos de algália apesar de sua aparência felina. Nem deve ser confundido com o próprio nome semelhante também conhecido como o malgaxe algália de pequena dentada. Cinco espécies de mangusto também são encontradas, como o pequeno civeta-indiana, o único carnívoro introduzido na ilha.
Roedores e Morcegos em Madagascar
Cerca de trinta espécies de roedores indígenas são conhecidas a partir de Madagascar, três dos quais estão agora extintos. Possuem ratazanas com formas semelhantes aos ratos arborícolas. Também há espécies distintas de coelho formas. Aproximadas 69 espécies de morcegos são conhecidas no país, mais de metade das quais endêmicas da ilha.
Lêmures Gigantes: Fauna em Madagascar
Pelo menos dezessete espécies de lêmures foram extintas desde que o homem chegou a Madagascar, todas das quais foram maiores do que as espécies de lêmures sobreviventes. Elas incluem gigantes AYE-AYE, três a cinco vezes mais pesadas do que as espécies existentes. Megaladapis atingiram o tamanho de orangotangos. Oito preguiças lêmures demonstram convergência evolutiva com as da América do Sul.
Fóssil Gigante em Madagascar
O registro fóssil de Madagascar rendeu os restos de fóssil recentemente extinto, que foi cerca de um quarto maior do que as espécies de seres vivos, se tornando perto do tamanho de uma jaguatirica. Esta espécie se acreditava ter predado lêmures maiores que habitaram Madagascar até a ilha ser colonizada pelo homem. Hipopótamos Malgaxes: Não são pensados por ter sido três espécies de anão ou pigmeu em Madagascar, o último dos quais morreu mais cedo do que mil anos atrás, de modo provável como resultado da ocupação humana na ilha.
Aves em Madagascar
Cerca de 280 espécies de aves foram registradas em Madagascar. Embora estes números sejam relativamente baixos para uma grande ilha tropical, existe um elevado grau de endemismo. Mais de cem espécies são endêmicas e 49 delas restritas em alcance, com um intervalo de menos de 50.000 km². Além disso, estudos recentes sugerem que vários pássaros devem ser agrupados em nova família endêmica. Aves elefante: Estas enormes espécies tinham mais de três metros de altura e meia tonelada de peso. Extintas no último milênio como resultado da atividade humana. Outras aves endêmicas que desapareceram desde a colonização humana da ilha incluem o pato de Madagascar.
Répteis de Madagascar
Relativamente poucas famílias e gêneros de répteis atingiram Madagascar, mas elas se diversificaram em mais de 260 espécies, com 90% endêmicas. Os camaleões são representados com dois terços das espécies do mundo. Outros lagartos comuns na região são “cinto de cauda” e iguanas. Há valor além do que sessenta diferentes cobras, nenhuma prejudicial ao homem.
País consiste em reduto de grande diversidade de endêmicas espécies de camaleões consideradas como o ponto de radiação para lagartixas. Os dois gêneros de iguanas estiveram presentes na ilha desde que se separou da África. A tartaruga cabeçuda de Madagascar, tartaruga aranha e tartaruga irradiada. Há mais de 150 anfíbios em Madagascar com novas espécies sendo encontradas regularmente. Quase todas endêmicas e a maioria está restrita à floresta primária. Um exemplo está no sapo tomate.
Tartarugas em Madagascar
Há seis tartarugas terrestres, cinco espécies endêmicas e uma introduzida. Entre as espécies incluem a tartaruga capacete africana, lama de barriga amarela e lama negra do leste africano. As margens são utilizadas para nidificação pela tartaruga cabeçuda, tartaruga verde e de tartaruga pente marinha. Maior réptil de Madagascar é o crocodilo do Nilo, que se tornou raro devido à caça por causa da pele que tem valor alto no mercado internacional.
Invertebrados: Fauna de Madagascar
Trinta e oito espécies de minhocas são registradas em sete famílias, com 59% endêmicas. Madagascar é o lar de enorme variedade de insetos, a maioria do tipo endêmico. Milhares de espécies estão presentes em alguns grupos, como os besouros e traças. Há cerca de cem mil espécies de insetos. Cerca de oitenta espécies são grandes e coloridas, enquanto outras possuem traços pequenos e camuflado. Há unidades bem camufladas, imitando folhas mortas ou casca. Existem mais de cem baratas.
Vida Marinha em Madagascar
Os mares em torno de Madagascar sediam diversidade de vida selvagem, incluindo invertebrados. Há ainda grande área de manguezal de pântano em torno da costa, especialmente no oeste, e há extensos recifes de coral ao redor da ilha. Quatro espécies de tartarugas marinhas nas praias levadas para o alimento da população local. Baleias jubarte se reproduzem na costa sul-ocidental.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier