Bioma Do Deserto

Bioma (ou biota) representa o vestígio de comunidades ou climas que se modificaram com o passar do tempo. Em regiões desérticas pode ser considerado resto da natureza e recursos naturais. Grandes desertos, como o do Saara ou o Kalahari, ambos na África, já foram grandes extensões vegetativas que auxiliavam diretamente nos desenvolvimentos dos povos antigos do noroeste africano.

Deserto

Deserto

 

Hoje em dia só restam alguns vestígios que ainda sobrevivem em solos que não são indicados para a agricultura, mas que, no entanto, realizam a decomposição de fósseis e produzem minerais de alta demanda no mercado atual. Conheça os biomas mais naturais de zonas desérticas. Entenda como se formaram e qual é sua importância para a vida da atualidade.

Características Essenciais: Bioma Do Deserto

Relevo: Os relevos são compostos por areias de diversas cores que se modificam conforme as regiões. Como possuem campo aberto, há grandes chances de ocorrer constantes erosões eólicas geradas pelos fortes ventos. Neste sentido, as dunas de areias estão em constante modificação no cenário. Esta variação de terreno auxilia nas famosas miragens. Interessante notar que existem algumas partes que são rochosas, caracterizadas também por jamais receberem água.

Bioma Do Deserto

Bioma Do Deserto

Animais: Os animais ao longo do tempo se modificam bastante nos nichos ecológicos presentes nos desertos. Normalmente as espécies precisam se adaptar ao baixo consumo de água para sobreviver. Alguns animais ficam a maior parte do dia dentro da areia, cuja profundidade diminui o clima presente da superfície. A maioria dos animais se alimenta se insetos ou percevejos. O clima das regiões não permite com que existam grande variedade de seres vivos.

Bioma Do Deserto

Bioma Do Deserto

Desertos de Fósseis: Os especialistas afirmam que de certa forma os desertos representam fósseis. De certa forma as movimentações no deserto permitem com que sejam criadas planícies cobertas com alto índice de sal. Muitos desertos pelo mundo possuem depósitos de minerais, que são considerados valiosos no mercado mundial.

Deserto de Fósseis

Interessante notar que os locais secos permitem com que aconteça preservação de artefatos humanos, chamados também de fósseis. Arqueólogos organizam escavações milionárias no intuito de realizar descobertas que podem mudar a ciência.

A vegetação presente normalmente está composta por pequenos arbustos e gramíneas. Os maiores desertos do mundo estão presentes na África (Saara) e Ásia (Gobi). Podem existir pequenos acúmulos de água debaixo de rochas.

Bioma Do Deserto

Bioma Do Deserto

Diversas pesquisas apontam que há cerca de 20 mil anos alguns desertos já foram considerados áridos. Florestas tropicais e savanas também faziam parte da composição do relevo da antiguidade.

Em diversos desertos espelhados pelo mundo já foram encontrados fosseis que pré-datam 500 milhões de anos, quando a terra estava completamente diferente no relevo existente. Alguns ossos que ficam nos solos quentes acabam se decompondo e formando minerais como sal, petróleo, entre outros.

Posts Relacionados

Saiba como é a vida no deserto e informações importantes, como o clima, as espécies de plantas e animais, etc. A vegetação do deserto é outro tipo de informação que você fica sabendo aqui no Cultura Mix, assim como curiosidades sobre as florestas que viraram desertos por causa de fenômenos naturais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • oi gente

    vinicius barroso froes 4 de junho de 2013 2:51
  • Deserto do Saara no note da África.

    camila 20 de março de 2014 12:33
  • Adorei me ajudouuuuuuuuu!!!

    Samanta Rocha Souza 19 de abril de 2015 2:05
  • vai me ajudar muito no mwu trabalho de biologia … 18/04/2015 as 23:06

    Samanta Rocha Souza 19 de abril de 2015 2:06
  • Vai me ajudar muito no trabalho de ciências

    Pedro Vitor Dos Santos Lucas 10 de junho de 2015 15:56
  • nao ajudou em nada

    hugo gabriel souza 25 de fevereiro de 2016 17:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *