Como é a Vida no Deserto?

Quando falamos em deserto, logo imaginamos aquele local seco e quente e inabitável, afinal quem conseguiria viver diante as condições de uma área assim? Apesar de parecer impossível, existem muitas comunidades formadas ao longo dos desertos e elas possuem um estilo de vida bem peculiar na verdade. Assim como qualquer tipo de civilização, claro, a vida em um deserto é totalmente diferente da vida de uma cidade grande e existem características bem interessantes e que valem a pena conhecer.

.

Pensando nisso, resolvemos conversar um pouco sobre esse tipo de população. Elas são mais comuns do que podemos imaginar e claro, existem as particularidades que merecem ser compartilhadas, mesmo se você não pretende morar em um deserto nunca, mas conhecimento e curiosidade nunca são demais. Com certeza você já se pegou tentando imaginar que a vida contada em filmes de Hollywood era verdade e vamos descobrir isso nas próximas linhas.

Vivendo em um Deserto

Viver em um deserto com certeza não é uma decisão natural como acontecem com as mudanças comuns nas nossas vidas. Você conhece alguém que  de repente resolveu largar a vida na cidade grande e mudar-se para um deserto? Com certeza não, não é verdade? As decisões de viver em um ambiente desse acontece não por escolha mas por questões de vida ou trabalho. As pessoas que vivem em desertos hoje, ou são de comunidades formadas nessas regiões ou mudaram-se devido suas profissões que exigem essa mudança de hábito. Existem ainda aqueles que encaram mutirões religiosos e também mudam o estilo de vida.

Deserto

Deserto

A vida de alguém que vive em um deserto não é fácil, principalmente em relação ao clima seco, a escassez de água e em casos mais extremos até de alimento. As temperaturas em área desse tipo são altíssimas durante o dia, ultrapassando os 40 graus e podendo estar abaixo de zero graus quando anoitece, por isso a dificuldade de propagar-se comunidade nessas zonas.

Como sabemos bem, os desertos são em sua maioria, formados de grandes dunas e devido o vento muito forte, alguns cuidados devem ser tomados, caso contrário você pode morrer com os pulmões cheios de areia, por isso também toda uma vestimenta especial. A comida também tem que ser preparada com cuidado, nada de locais abertos nesses casos.

Vida Animal

A vida de animais que tem os desertos como habitat natural também não é fácil mesmo estes serem originalmente de regiões com as características necessárias para aguentar a pressão de uma vida no deserto. Alguns animais jamais se adaptariam no deserto como outros jamais viveriam longe dele. Fizemos uma pesquisa e encontramos alguns bons exemplos de animais que habitam os desertos do mundo inteiro e como eles fazem para sobreviver diante tantas dificuldades encontradas.

Vida no Deserto

Vida no Deserto

Esquilo Antílope do Solo:

Esse animal é bem semelhante ao esquilo comum que já conhecemos porém ele só vive em regiões secas e áridas. É comumente encontrado nos desertos dos Estados Unidos e do México e apesar de serem animais resistentes ao calor, estivam-se quando as temperaturas estão muito elevadas e o calor excessivo.

Urubu de Cabeça Vermelha

Os urubus já são comuns em zonas de características iguais as do deserto. Nas temperaturas mais altas, esses animais urinam nas próprias pernas para refrescar-se já que nessas regiões a escassez de água é muito grande.

Pupfish

À principio você pode achar que é equívoco, mas sim, existem peixes no deserto! Popularmente conhecido com “Peixe Milagroso” ele vive nas nascentes das lagoas do deserto e preferem inclusive os climas mais quentes. Durante as estações mais frias ou quando a escassez de água se aproxima, ele se enterra e dessa forma permanece até que o solo melhores as condições de vida.

Lagarto do Colarinho Vermelho

Os lagartos já são facilmente encontrados nos desertos e talvez sejam os animais tipicamente de uma região desse tipo, mesmo sobrevivendo à diversos climas. Eles conseguem suportar climas com até 60 graus de temperatura e se deslocam com muita velocidade, o que é bom para a transpiração.

Camelos e Dromedários

Quando se fala em deserto, esses são os primeiros animais a serem citados. Os camelos e os dromedários são animais típicos de regiões desertas e possui uma resistência ao calor incrível. Eles conseguem beber até 100 litros de água de uma vez só e consequentemente também conseguem ficar muito mais tempo sem sentir sede também podendo ficar até três semanas sem água.

Comunidades dos Desertos

http://www.youtube.com/watch?v=oJt5qvhM0f8

Existem alguns povos que habitam o deserto e essas comunidades são sempre destaque quando o assunto vem em pauta. Conheça alguns desses povos e saiba um pouco mais sobre cada um deles.

Maure:

Essa civilização vive na região de Marrocos, Senegal e Mali e hoje vivem em cerca de 127 mil na mesma comunidade. Tem um estilo de vida nômade e vivem da criação do gado, sua principal economia.

Nefusa:

Esse povo ocupa a região da Líbia e vivem da criação de ovelhas e cabras. É uma comunidade extremamente pobre com 167 mil habitantes vivendo em situação bem precária. Sua subsistência é a partir da oliveira e da palmeira.

Dierma:

Um dos maiores povos que vivem em desertos. São hoje aproximadamente 1,5 milhões de habitantes desse povo e vivem na região do Niger. É uma população grande porque a poligamia é permitida então as famílias são bem grandes. Vive da criação de galinhas e uma boa curiosidade é que a carne de gado só é permitida ser consumida em cerimônias religiosas ou outras festividades do tipo.

Tuaregues:

Ocupam uma região bem extensa do deserto do Sahara, que vai da Argélia, passando pelo norte de Mali, do Niger, seguindo pelo sudoeste da Líbia e do Chade. Apesar de estarem em diferentes áreas, falam apenas berberes, um vocabulário local e hoje estão em um número de 3,5 milhoes de habitantes.

Além desses, você poderá encontrar outros diversos povos que vivem nas regiões desertas, principalmente da África. A cultura dessa gente pode variar de acordo com a região onde estão localizadas porém as necessidades são as mesmas, na maioria dos casos e mesmo sendo desenvolvidas, não tem como crescer muito devido as necessidades causadas devido os problemas da região.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *