O Que São Falésias e Quais as Mais Altas do Mundo?

O nosso relevo é muito variado e algumas formações geográficas são facilmente encontradas por aqui. Um bom exemplo disso são as falésias, bem comum em regiões litorâneas e sobre o que vamos conversar um pouco aqui. Essas formações geográficas passam um ar bem mais agradável para as regiões onde se encontram e algumas viraram até pontos turísticos nas nossas praias. Elas são pontos preferidos também de pessoas que gostam de praticar o turismo ecológico ou com aventura.

FalésiasFalésias

Falésias

Saber um pouco mais sobre como se formam, porque se formam e quais as principais falésias sem ser naquele tom de sala de aula seria bem interessante não acha? Então com certeza você terá uma leitura super agradável e envolvente além de aprender bem mais sobre esse assunto. As formações geográficas vivem sofrendo mudanças pois a maioria sofre com ação direta de agentes da natureza, nesse caso, as falésias sofrem com a ação do mar e talvez seja esse o motivo de tanto encantamento.

O Que São Falésias?

Essas formações geográficas apareceram há mais de 180 milhões de anos e formam-se a partir de erosões naturais que aconteceram durante todos esses anos. A ação direta do mar influencia bastante nessas formações pois a alteração do nível do mar ajuda a dar a forma desses paredões que existem nas praias. Claro que essa alteração não é feita de um dia para outro, é um processo muito lento por sinal e que para ser notado teriam que obervar milhões de anos consecutivos.  A maioria das falésias são rochas formadas de camadas sedimentares ou vulcano sedimentares.

No Havai, a falésia de Molokai, com cerca de 100 metros de altura, move-se 1,7 metros por ano, o que torna a posição geografia bem interessante e ao mesmo tempo comprometedora. Existem hoje alguns tipos de falésia e vamos entender melhor sobre esse assunto a seguir.

Tipos de Falésias

Para a geografia existem dois tipos de falésias: as falésias vivas e as falésias mortas. O significado dos nomes vem a partir da ação das águas e vamos entender melhor sobre cada uma delas, mas separadamente.

Falésias Vivas –

São as falésias que ainda estão em processo de formação. Essas falésias ainda recebem a ação do mar em suas costas e ainda estão moldando-se ao longo do tempo. As mais conhecidas falésias vivas que podemos citar são: Barreira do Inferno, Ponta da Cancela, Ponta do Madeiro e Chapadão.

Falésias Mortas –

Ao contrário das falésias vivas, essas não sofrem mais com a ação direta do mar. O processo de erosão dessas falésias não existe mais e elas já estão completamente moldadas e recuadas. Um bom exemplo de falésia mota que podemos citar é a Ladeira do Sol.

Falésias Cearenses

O Ceará possui hoje as mais bonitas e mais visitadas falésias do Brasil. Claro que existem os que questionam essa sentença, principalmente do Rio Grande do Norte, que vamos conversar mais abaixo, mas de acordo com dados coletados pelo Ministério do Turismo brasileiro, as falésias cearenses são curiosidades de 10 a cada 10 turistas que visitam a região, tanto brasileiros como estrangeiros.

Hoje as falésias de Beberibe, praia que fica a aproximadamente 80 quilômetros da capital, Fortaleza, são as mais visitadas durante todos os anos, principalmente após o Sebrae investir na infraestrutura local. Hoje chegando em Beberibe você consegue fazer uma espécie de safári só que percorrendo essas imensas e lindas formações geográficas.

Falésias do Rio Grande do Norte

Em concorrência com as falésias cearenses, o Rio Grande do Norte apresenta também lindas falésias que levam durante todo o ano, turistas ao local em busca de lindas fotos e vídeos.

As mais conhecidas falésias desse estado são as localizadas nas praias do Pipa e Tambaba, essa última inclusive uma grande área de nudismo conhecida até fora do país.

As Maiores Falésias do Mundo

Como qualquer formação geográfica, as falésias também possuem aquelas que recebem mais destaque. Escolhemos aqui algumas das maiores falésias do mundo para que vocês conheçam um pouco mais sobre elas e sobre as suas formações. Confiram!

Saiba Quais São

Saiba Quais São

Moher:

Essas falésias estão localizadas no condado de Clare na Irlanda e ocupam em extensão, 8 km ao longo do oceano Atlântico. Em altura, estão com cerca de 214 metros o que torna essas falésias um ponto turístico muito especial. Por ano, cerca de 1 milhão e meio de pessoas viajam a Irlanda e não deixam de conferir essa magnitude tanto que o local está incluso na Área Especial de Proteção Ambiental.

Strunjan:

Essa falésia está localizada na península de Strunjan na Eslovênia e hoje, é a maior falésia sobre o mar Adriático que existe. A sua maior parede alcança o valor de 80 metros de altura. Essa falésia está totalmente dentro do mar e você como visitante pode passear a vontade, pois existem hoje transportes especialmente colocados a disposição para fazer esse trajeto.

Cabo Girão:

Você poderá conhecer essa falésia quando estiver em Portugal mais precisamente na ilha da Madeira. São mais de 580 metros de altura sendo considerado o lugar mais alto da Europa e a segunda maior falésia do mundo. Para poder dar acesso à todos os visitantes, o governo local mandou construir elevadores em 2003.

Etretat:

Essas falésias chamam muito atenção devido a sua cor branca. Elas estão localizadas na costa da Normandia ao norte da França em uma cidade chamada Etretat, por isso o nome. Na verdade Etretat é o que podemos chamar de cadeia de falésias já que cada uma dessas falésias brancas receberam uma denominação especial. A mais famosa dessas falésias é a Falaise d’Aval que devido o seu formato diferente chama mais atenção e atrai mais turistas.

Além dessas, outras falésias ganham destaque no mundo inteiro. Todas anualmente recebem milhares de turistas interessados em praticar turismo ecológico ou simplesmente marcar sua visita com uma foto ou vídeo especial. Apesar de poucas serem áreas de conservação ambiental, as falésias tem projetos de lei voltados para sua melhoria, pois como são pontos turísticos certos, precisam de uma estrutura especial e um olhar direcionado dos principais órgãos, mesmo que estaduais. Como citamos mais acima, um bom exemplo é a falésia Cabo Girão que é muito bem estruturada para receber diversos turistas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Tambaba não fica no Rio Grande do Norte e sim na Paraíba .

    Rita 22 de dezembro de 2015 21:47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *