O deserto do Kalahari está entre os mais extensos presentes dentro do território africano. Repleto de culturas e misticismo, já foi palco de inúmeras guerras realizadas por tribos em busca dos mais diferentes objetivos. Há séculos atrás foi conhecido por seu local repleto de vegetação. No entanto, com ações naturais e propiciadas pelo manejo desqualificado de épocas coloniais, na metade do século passado a grande região desértica já estava evidenciada. Conheça o deserto do Kalahari e toda a sua tradição para o continente africano.
Características Básicas Do Deserto Kalahari!
Situado no sul da África, possui quase mil km². Abrange regiões como África do Sul, Namíbia e Botswana. Está bem no meio das regiões. O nome traduzido é “Grande sede”. Segundo especialistas o deserto se formou por causa da corrente fria provinda da região de Benguela, que traz vapor de água da África do Sul para dentro do continente, principalmente por esta região. A condensação faz com que as massas de ar quente cheguem com níveis secos.
Vale ressaltar que em algumas partes do Kalahari tem área com areia vermelha na qual não há afloramento aquático. Algumas doutrinas afirmam que Kalahari não pode ser considerado como deserto em sua completa área. Existem algumas partes dele, principalmente no entorno, que recebem quase 300 mm de água provinda da chuva mal distribuída entre a vegetação.
É considerado árido apenas na parte sudoeste. Alguma parte do deserto é considerada como deserto natural de fósseis. A temperatura varia entre 20°C e 40°C no maior período do ano.
Durante as épocas frias há forte incidência de clima seco, frio e geada durante a noite, quando no inverno pode atingir facilmente a casa do 0°C. Por outro lado, no ápice do verão a temperatura ultrapassa os 50°C. Por este motivo algumas tribos se recolhem rapidamente por causo dos limites climáticos.
Recursos Naturais do Deserto Kalahari: Urânio, níquel, cobre e carvão mineral.
Suricata: Mamífero presente em grande número em Kalahari, local no qual a espécie é nativa. Não possuem mais do que um metro de comprimento e se parecem intimamente com um tipo de esquilo mais exótico. Alimentam-se basicamente de aranhas e escaravelhos.
As garras afiadas fazem com que sejam cavadas covas profundas. Conseguem ficar de pé, sobre as patas traseiras. Os suricatas são animais diurnos que vivem em conjunto com cerca de cinquenta unidades. Para passar a noite, elaboram túneis no subsolo com complicados sistemas para não ser ameaçados pelos predadores.
Khoisan: Representa principal grupo étnico residente no deserto do Kalahari. Possui longa tradição, estando talvez presente há milhares de anos na região. Até a chegada de franceses e holandeses na região esta tribo estava estendida da Namíbia até a Botswana. Acabaram sendo exterminados por nunca aceitar o trabalho imposto pelos colonizadores.
Por Renato Duarte Plantier
gostei muito seven veses
vcs sao bobo q site chatokkkkkkk