Sustentabilidade Na Publicidade e Miopia No Marketing

A publicidade das grandes empresas sente a necessidade de ligar a marca com a imagem de sustentável ao promover campanhas publicitárias ou mesmo comercial nos meios de comunicação. Por vezes se exagera no teor sustentável na propaganda, ato que pode se chamar “miopia do marketing na sustentabilidade”.

Sustentabilidade Na Publicidade e Miopia No Marketing

Sustentabilidade Na Publicidade e Miopia No Marketing

Miopia Da Sustentabilidade No Marketing

Ideia com uso na comercialização da sustentabilidade se referindo à distorção decorrente da vista de atributos socioambientais de produto sustentável ou serviço às despesas de benefícios e valores dos clientes. Concepção enraizada de modo convencional como a teoria da miopia e comercialização ou miopia do marketing verde. Conceito proposto em 1960, pelo economista norte-americano Theodore Levitt.

De acordo com Levitt, os comerciantes não devem negligenciar a importância das potencialidades das empresas e os atributos do produto nas despesas das necessidades do mercado. Atende as demandas mercadológicas consiste em prioridade. O empreendimento também precisa ser orientado para o cliente a fim de servir com sucesso. Conhecimento das necessidades do cliente e ofertar novidades que podem ser implantadas para manter o interesse da clientela, bem como se adaptar ao mercado de negócios em constante mudança são pontos elementares no pensamento especialista.

Miopia Da Sustentabilidade No Marketing

Miopia Da Sustentabilidade No Marketing

Representa influente ideia na constituição da teoria do marketing moderno e foi atendido por comerciantes a tal ponto que alguns autores já falam de uma “nova miopia do marketing” decorrente do estreito foco no cliente com a exclusão de outros atores.

A disciplina de marketing verde sempre argumentou que a inovação deve considerar um entendimento profundo do cliente e um olhar mais atento para as práticas de marketing verde sobre o tempo revela que produtos verdes devem ser posicionados em valor procurado por consumidores-alvo.

Sucesso de produtos verdes é capaz de apelar aos consumidores tradicionais ou nichos de mercado lucrativos ao oferecer valor não verde para o consumidor. Quando os clientes estão convencidos das vantagens desejáveis “não verde” dos produtos ambientais, ficam mais inclinados a adotar. Além de oferecer benefícios para o ambiente, a miopia de marketing verde também pode ocorrer quando produtos não fornecem benefícios substantivos.

Sustentabilidade e Miopia Do Marketing

Comercialização com sustentabilidade visa comerciar produtos sustentáveis e serviços que satisfazem às necessidades dos clientes e melhoram de forma significativa o desempenho social e ambiental ao longo de todo ciclo da vida. Aumenta valor para os clientes e alcançar os objetivos da empresa.

Em suma, conforme a teoria, a sustentabilidade consiste na miopia de marketing com foco exagerado sobre os atributos sócio ecológicos do produto sobre os valores de consumo centrais, uma distorção do processo de comercialização que é susceptível de conduzir ao produto falha no mercado ou permanecer confinado em uma pequena alternativa de nicho mercadológico.

Importante notar que a miopia de sustentabilidade difere da miopia em marketing verde, o primeiro segue uma abordagem ampla para o problema de comercialização e conta com os atributos sociais de um produto. Ao mesmo tempo, a sustentabilidade da miopia do marketing engloba serviços sustentáveis e produtos relacionados com os serviços.

Evitar Miopia Da Sustentabilidade No Marketing

Em geral, comerciar sustentabilidade miopia pode ser evitado de duas maneiras:

  1. Identificar e ressaltar os valores do consumo inerente (eficiência e custo-efetividade, a saúde e segurança, conveniência e simbolismo) das funções sócio ecológicas do produto. Em outras palavras, as empresas devem destacar os benefícios dos clientes pessoais decorrentes das características verdadeiras do produto no campo social e de ecologia.
  2. Alinhar os atributos sócios ecológicos com os benefícios principais para criar alianças motivadoras. Principais benefícios do produto podem incluir a funcionalidade, desempenho, design, maior durabilidade, sabor, frescor, originalidade, estética e moda. Alianças motrizes são as conexões de tais vantagens do núcleo com os atributos relevantes embutidos no produto, em operação, também conhecidos como agregação.

Além de encontrar um equilíbrio certo de foco entre os atributos do produto e os benefícios dos consumidores, os comerciantes de sustentabilidade também devem evitar o emprego de reivindicações sobre os benefícios socioambientais das produções. Essa forma específica de miopia de comercialização se deve evitar a manter imagem de credibilidade pela marca através da comunicação eficaz à sustentabilidade para que consumidores possam se associar aos produtos com sólidas performances socioambientais.

De acordo com os conceitos de autores clássicos do capitalismo “a desmaterialização do produto” natural é uma das condições para a modelo de negócio sustentável. Para se tornar sustentável à economia no futuro vai se transformar em “vendas de mercadorias” para a “venda de serviços”. Autores também salientam o papel dos serviços como parte da solução sustentável. Serviços relacionados com o produto são oferecidos de modo adicional para aperfeiçoar do uso, por exemplo, das companhias de automóveis que oferece cursos de forma a existir condução ecológica e segura.

Theodore Levitt: Miopia No Marketing

Ele é creditado com a cunhagem do termo globalização através de um artigo intitulado “Globalização dos Mercados”, que apareceu na edição de maio-junho de 1983 da Harvard Business Review. No entanto o termo “globalização” estava em uso bem antes, ainda na década de oitenta do século XX. No entanto, Levitt popularizou o termo e trouxe para o público de negócios. Ele é o autor de A Imaginação de Marketing, best-seller, traduzido para onze línguas. Também de numerosos artigos sobre temas econômicos, políticos, gestão e marketing.

Marcas Da Sustentabilidade

Marcas de sustentabilidade são os produtos e serviços de marca que visam significar um valor acrescentado especial em termos de benefícios ambientais e sociais para o cliente e, assim, permitir a diferenciação dos concorrentes. Diferencia de marcas verdes por capacidade de resistência à acusação de lavagem verde.

Sustentabilidade marca o processo de criação e manutenção de uma identidade de um determinado produto, serviço ou negócio que reflete o valor acrescentado especial em termos de benefícios ambientais e sociais. A marca só é percebida como sustentável se pode transmitir credibilidade e benefícios de sustentabilidade que são visíveis para o consumidor.

As marcas de sustentabilidade reconhecem a dimensão social de fornecimento de produtos e serviços. Isto implica, entre outras questões, de saúde e segurança resultantes do uso do produto direto ou indireto (nível de consumo), bem como das condições em que um determinado produto é produzido (nível de produção).

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *