Sustentabilidade Corporativa: Dr. Bob Willard

O desafio para muitas empresas neste novo campo é quantificar os impactos positivos de sustentabilidade. Dr. Bob Willard dirige empresa líder de pensamento nesta área compartilha recursos para ajudar os campeões de sustentáveis. Dr. Willard quantificou que a sustentabilidade pode aumentar a receita, reduzir os gastos de energia, diminuir as despesas de resíduos, os materiais e as despesas de água, aumentar a produtividade dos funcionários, abaixar as despesas de contratação e atrito, reduzir os riscos estratégicos e operacionais.

Sustentabilidade Corporativa: Dr. Bob Willard

Sustentabilidade Corporativa: Dr. Bob Willard

Qualidade No Projeto De Sustentabilidade Corporativa

Lida com a ideia de que por ter um ambiente envolvente e aberto dentro da empresa, bem como a comunidade vai melhorar os lucros e aumentar desempenho. Cultura aberta que promove o envolvimento dos trabalhadores no que diz respeito à inovação e processos criativos. Estender a mão para a comunidade requer a necessidade de criar equipe maior e ao mesmo tempo e possibilitar a avaliação de todos os ângulos. As empresas estão olhando para dentro e percebendo que as mudanças devem ser feitas para atender as necessidades do ambiente, como a eficiência energética, o que limita o desperdício de produto e toxicidade. Empreendimentos que desejam se destacar no mercado precisam de concepções de bens e serviços inovadores.

Engajamento Das Partes Interessadas

Sustentabilidade exige que as empresas olhem de forma interna e externa para entender os impactos ambientais e sociais. Isso requer o envolvimento de diversos atores no sentido de compreender os impactos e preocupações. O empreendimento pode lidar com a sustentabilidade por educar os funcionários e buscar reduzir os impactos através de redução de resíduos e eficiência energética. Engajamento dos funcionários é um motivador poderoso por ter comitê de filantropia ou a equipe verde.

Engajamento Das Partes Interessadas

Engajamento Das Partes Interessadas

Pensando No Futuro

As empresas devem se adaptar a esse ambiente em rápida mutação sendo preparada para mudar e implantar novas idéias criativas relacionadas à sustentabilidade. Empreendimentos não devem jogar fora produtos velhos e materiais, mas sim estarem preparados com tecnologia atualizada, que pode transformar o produto.

Novas soluções que melhoram a reciclagem e redirecionamentos de resíduos podem reduzir os custos e aumentar os lucros. Por exemplo, a Wal-Mart Stores Inc. reorientou mais de 64 por cento dos resíduos gerados pelas lojas e instalações. Apenas em 2009 reciclaram mais de 1,3 milhões de quilos de alumínio, 120 milhões de quilos de plásticos, 11,6 milhões de libras de papel misto e 4,6 bilhões de quilos de papelão. Em uma base anual se esperam economizar cerca de US$ 20 milhões e evitar com que milhões de resíduos sejam enviados para aterros.

Profissionais e Sustentabilidade Corporativa

Empresas focadas em sustentabilidade estão à nomeação de um diretor de sustentabilidade levando um departamento com a missão de desenvolver e implantar uma empresa proativa de sustentabilidade e estratégia. A Sociedade Internacional de Profissionais de Sustentabilidade (ISSP) é uma associação profissional dedicada à educação e para a progressão da profissão sustentabilidade.

Qual Significado De Valor Sustentável?

Valor sustentável serve para gerir e medir o nível de sustentabilidade do desempenho. Difere das abordagens existentes. Consiste em valor-base, enquanto todas as outras para avaliação da sustentabilidade (impacto ambiental) são baseadas em carga, ou seja, estão avaliando o uso dos recursos ambientais e sociais com base no peso que é criado.

Ao usar a abordagem de valor sustentável são avaliados e agregados com base em contribuição de valor relativo. Expresso em uma unidade monetária, como euros, dólares ou libras. Valor sustentável se baseia na noção de custo de oportunidade.

Os custos de oportunidade são utilizados nos mercados financeiros para calcular o custo de capital. Nos mercados financeiros, o gasto da utilização de R$ 100 durante o curso de um ano é determinado pelo retorno que poderia ter sido gerado através de uma alternativa de investimento de capital. Valor sustentável é o primeiro conceito para estender essa lógica aos recursos ambientais e sociais.

Etapas Do Valor Sustentável

  1. Calcular as eficiências da entidade com os recursos. Eficiência é calculada pela relação entre o retorno ao uso dos recursos.
  2. Calcular as eficiências do ponto de referência (= calcular os custos de oportunidade).
  3. Calcular o valor de barrar subtraindo a eficiência da referência (Passo B) a partir da entidade (Passo A).
  4. Calcular as contribuições de valor multiplicando o montante dos recursos ambientais, sociais e econômicos usados com o valor do spread correspondente.
  5. Calcular o valor sustentável somando as contribuições de valor (passo D) e dividindo pelo número de recursos considerados. Isso evita a dupla contagem.

Líderes em sustentabilidade corporativa alcançam valor para os acionistas ao longo prazo, orientando suas estratégias e gestão para aproveitar o potencial do mercado de produtos e serviços de sustentabilidade e, ao mesmo tempo reduzindo e evitando custos e riscos.

A qualidade da estratégia e gestão de uma empresa, desempenho em lidar com as oportunidades e os riscos decorrentes da economia, a evolução ambiental e social pode ser quantificada para identificar e selecionar as principais empresas para fins de investimento.

Empresas Líderes De Sustentabilidade Exibem Altos Níveis De Competência Para Enfrentar Os Desafios Globais e Da Indústria Em Diversas Áreas:

  1. Estratégia: Integrar aspectos ao longo prazo nas suas estratégias de negócios, manter a competitividade global e reputação da marca.
  2. Financeiro: Atender às demandas dos acionistas para retornos financeiros sólidos, o crescimento econômico de longo prazo, a comunicação aberta e contabilidade financeira transparente.
  3. Cliente e produto: Fidelização, investindo em gestão de relacionamento com clientes em bens inovadores que se concentra em tecnologias, que utilizam recursos financeiros, naturais e sociais de uma maneira eficiente, eficaz e econômica no longo prazo.
  4. Governança e Stakeholders: Estabelecem elevados padrões de governança corporativa e de envolvimento das partes interessadas, incluindo os códigos de conduta e comunicação pública.
  5. Humanos: Gestão de recursos humanos para manter as capacidades da força de trabalho e a satisfação dos colaboradores através da aprendizagem organizacional e práticas de gestão do conhecimento, de remuneração e programas de benefícios.
  6. Desempenho de sustentabilidade corporativa é fundamental na condução de juros e investimentos sustentáveis para o benefício mútuo de empresas e investidores. Como este círculo o benefício fortalece o efeito positivo sobre as sociedades e as economias de países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *