Conhecendo o Cerrado
A vegetação do bioma chamado Cerrado pode ser encontrada predominantemente na região centro-oeste do país nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Goiás. Essa vegetação pode ser encontrada ainda no oeste do estado de Minas Gerais e no sul dos estados do Maranhão e Piauí.
Um dos grandes problemas que o Cerrado tem enfrentado nos últimos anos é o avanço da agricultura na região, com destaque para a de soja, que tem reduzido e muito a vegetação. Além disso, ainda há a questão do crescimento da atividade de pecuária de corte que também colabora para a redução da vegetação.
As Características do Cerrado
Árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte é presença constante no Cerrado.
Os arbustos da vegetação têm raízes profundas para a busca de água nas partes mais profundas do solo durante a época de seca.
As árvores têm cascas grossas e duras.
As folhas têm uma cobertura de pelos.
Outra característica marcante do Cerrado é a presença intensa de gramíneas e ciperáceas.
A vegetação do cerrado é típica dos locais que possuem as suas estações climáticas bem definidas, ou seja, uma estação chuvosa e outra seca. O solo dessa região tem uma composição arenosa.
As Espécies Animais do Cerrado
Dentre os animais da fauna do cerrado se destacam animais como lobo-guará, cachorro-vinagre, tamanduá-bandeira, gambá, anta, cervo, ariranha, cachorro-do-mato, macaco-prego, quati, onça-pintada, queixada, preá entre outros.
Curiosidades Sobre o Cerrado
Os arbustos mais comuns de encontrar no Cerrado são os de pequi, pau-santo e lixeira.
O dia 11 de setembro é o Dia do Cerrado.
O Sabor do Cerrado
O Cerrado é um bioma bastante rico em biodiversidade e dessa forma rico em sabores também. Quem gosta de um sabor doce deve experimentar a gariroba, já quem prefere um sabor mais amargo pode apostar no pequi. Para o olfato nada como o perfume da curriola ou então o mel do araticum.
Para ter mais energia nada como as castanhas do cerrado ou mesmo a força do bauru que é conhecido como o Viagra do cerrado. Há também o óleo santo do buriti e o cheiro forte e misterioso do jatobá entre várias outras coisas que apenas são encontradas no cerrado.
Além dos poderes mágicos de parte da sua flora o cerrado nos oferece experiências sensacionais para o paladar. Os frutos que são de tons marrom-avermelhados e laranja-amarelados oferecem um gosto marcante, porém, pode ser um pouco complicado encontrar esses produtos a venda em supermercados.
Falta de Demanda
Ainda não existe uma demanda para a plantação comercial da maior parte dessas espécies regionais do cerrado e por isso não existe um volume suficiente que justifique o seu transporte. Se um produto não é produzido comercialmente não tem demanda suficiente para custear o seu transporte.
Plantando Mudas Para Ter Iguarias
Uma forma de poder contar com as iguarias do cerrado pertinho de você é fazer o cultivo das mudas. Em geral as mudas mais populares do cerrado custam em torno de R$ 15,00 enquanto as mais raras custam em torno de R$ 45,00. Dentre os frutos nativos do cerrado que mais tem saída na venda de mudas estão a mangaba e a gariroba.
Comercialização Sustentável das Iguarias do Cerrado
Quem mora longe da região do cerrado e deseja provar alguns desses frutos que só existem por lá pode contar com um incipiente comércio sustentável desses produtos. Algumas organizações estão investindo em comercializar essas espécies de forma sustentável.
A produção de vários pequenos produtores é reunida, centralizada e depois distribuída. A demanda do mercado tem crescido e o apelo dos produtos nativos do cerrado tem sido grande. Dessa forma está sendo criada uma estruturação melhor para o comércio sustentável desses produtos da biodiversidade nativa.
Alimentos Funcionais
Outros produtos que são considerados como iguarias do cerrado são as geléias e o picles agroecológico. O trabalho tem tido como foco os produtores e artesãos de Tocantins e Mato Grosso do Sul. A grande procura pelas frutas do cerrado teve impulso com a busca por alimentos funcionais pelas pessoas que se preocupam com a saúde.
Os chamados alimentos nutracêuticos passaram a fazer parte da vida de muitas pessoas que desejam uma qualidade de vida melhor. Quando a moda dos funcionais começou passou-se a apregoar que consumir um alimentos que é rico em fibras ajuda a diminuir o risco de doenças do trato digestivo. No Cerrado é possível encontrar muitos alimentos ricos em fibras e que oferecem excelentes benefícios a saúde, porém, que ainda não foram devidamente estudados.
Gastronomia
Outro fator que ajudou a alavancar o sucesso das iguarias de cerrado foi a gastronomia contemporânea. Alguns chefes de cozinha como Alex Atala, por exemplo, mostraram a região Sul e Sudeste que era possível criar pratos mais do que elaborados com alguns sabores típicos do cerrado como, por exemplo, a jurubeba, a mangaba, a gabiroba e até mesmo o palmito guariroba.
Sabores Feitos de Detalhes
A organização Central do Cerrado foi criada para reunir os pequenos produtores locais para que eles pudessem produzir para o mercado consumidor. A instituição criou uma estrutura de comercialização e distribuição como se fosse uma cooperativa. O grupo por trás da ideia percebeu que era mais fácil concentrar o trabalho numa única cooperativa do que ter vários pequenos produtores sem saber como fazer os seus produtores ganharem mercado.
A cooperativa foi criada seguindo os conceitos e preceitos daqueles que trabalham todos os dias transformando pequenos detalhes em sabores incríveis, ou seja, os produtores. O comércio dos produtos começou a ser feito de uma forma justa para todas as partes e dessa forma as iguarias do cerrado passaram a chegar em restaurantes de todo o país.
Um dos destaques é a marca de sorvete criada pela cooperativa que trabalha com frutas brasileiras e que assim oferece o sabor típico do cerrado para todos os estados do país. Provar uma das iguarias do cerrado, mesmo que num restaurante distante do bioma, é uma forma de se sentir mais próximo de toda essa biodiversidade que faz parte do Brasil. Se você tiver a chance não deixe de provar e se puder visitar o cerrado aproveite.