Os Recursos Naturais do Nosso Planeta

O que a natureza representa para você? Por incrível que pareça costumamos caçoar de pessoas que vivem sua vida em prol de defender a natureza. A maioria de nós não fazemos conta de um ou outro recurso natural. Quem vai se importar com isso não é mesmo? Uma pessoa fazendo sua parte não faz diferença? Frases muitas vezes ditas no cotidiano que deviam estar presentes para fazer mudanças em nossas atitudes em relação ao modo como tratamos a natureza.

Infelizmente o poder é sempre mais importante e continuamos produzindo mais, retirando mais recursos e não olhando para um futuro tenebroso que pode ser logo amanhã. Muitos afirmam que as mudanças climáticas, que a extinção de animais e todo o resto são somente continuidade das mudanças que a terra sofre ao longo do tempo. A forma em que usufruímos de tudo acaba trazendo sérias consequências para todas as gerações futuras e esse o maior dos problemas.

Sustentabilidade

Continuando com esse raciocínio, podemos linkar conceitos muito importante para a manutenção da vida na terra. Sustentabilidade com certeza é um deles, muito utilizado nos dias atuais para trazer maiores práticas que visam o desenvolvimento de maneira saudável, sem que nos prejudique, mas também não prejudique animais e outras gerações.

A maior lutas daqueles que tentam propagar a sustentabilidade são as empresas que poluem muito e por ser um meio de produção barato acabam adotando sem pensar duas vezes. A atmosfera é um dos elementos que mais tem sofrido com essas contaminações de gases poluentes, a maioria delas vem de carros e de indústrias e por isso a luta é tão grande para que novos meios sejam estudados e possivelmente aplicados.

Recursos Naturais

São as grandes fontes de toda nossas matérias-primas, sendo essencial para a sobrevivência. Podem ser divididos em duas classes: renováveis e não renováveis. Quando falamos assim de maneira formal, não vemos o quanto está presente no nosso dia-a-dia.

Somos parte dos recursos, precisamos deles desde que o mundo é mundo. Seja em forma de alimento, abrigo ou quer que seja necessidade, a natureza sempre esteve à nossa disposição. De início eram retiradas somente o que cada pessoa precisava, somente para o sustento.

Depois da Revolução Industrial a produção nunca mais se tornou a mesma. Novos modelos de produção foram implementados ao longo do tempo, como o fordismo, toyotismo, taylorismo e outros.

Todos eles procuravam melhorar a vida humana e principalmente mais dinheiro, com isso a produção se tornou excedente ao necessário, provocando um maior consumismo e um desperdício que traria muitos problemas ambientais para o futuro.

Com essa utilização excessiva dos recursos, os lucros aumentaram, mas os elementos naturais começaram a se extinguir, já que muitos deles não são renováveis e alguns possuem um ciclo de renovação um pouco alto.

Recursos Não Renováveis

Todos recursos que mesmo vindo da natureza e usados por nós, não conseguem se renovar. Infelizmente com  extração em excesso as reservas desse tipo de recurso vem somente diminuindo. O maior exemplo desse tipo de recurso é o petróleo, que já se esgotou em alguns lugares, mas que graças a tecnologia de busca outras jazidas já foram encontradas e perfuradas novamente.

Porém já existe uma guerra entre aqueles que possuem ou não petróleo. Além de alianças que estão se formando visando esses recursos mais no futuro. São muitos motivos para que surjam outras guerras no futuro, sendo um dos pilares para que tudo seja preservado de forma consciente.

Outros exemplos dos recursos não renováveis são o ferro, o alumínio, o ouro e outros que em sua maioria são minerais.

Já ouviram falar sobre a grande exploração de ouro que houve no Brasil? Isso logo depois de sua descoberta, acarretando que hoje em dia não encontramos mais nada, pois tudo se esgotou. Alguns desses recursos possuem uma forma de reposição de milhares de anos, outras já possuem fórmulas sintéticas nos laboratórios.

Recursos Renováveis

Recursos Renováveis - Energia Solar

Recursos Renováveis – Energia Solar

Mesmo sendo utilizado pelas atividades humanas ainda conseguem se renovar com o tempo na natureza. Neles podemos citar a água, o solo e as florestas. Mas todos elessó podem se renovar se bem cuidados. As florestas precisam de anos para crescer novamente caso sejam cortadas, o solo se não bem cuidado pode secar até ficar erosivo. E a água que é sem dúvida o recurso mais importante para nós, a cada dia que passa se torna mais poluída devido ao maus tratos do ser humano.

Energias Naturais

Muito utilizada por apresentar grande facilidade de se adquirir, as energias naturais também utilizam os recursos naturais e por isso aquelas que são renováveis e limpas tem sido maior preferência da maioria da população. Por exemplo a utilização de placas solares, que se torna mais barato e até mesmo simples quando instalados.

Em espaços que venta muito é muito interessante a utilização da energia eólica, como no nordeste brasileiro. A instalação é um pouco complexa e cara, por isso precisa realmente fazer grandes velocidades.

Energias Naturais

Energias Naturais

Por incrível que pareça o homem ainda usa muito os combustíveis fósseis, já que é uma das que mais traz retornos e possui potências aceitáveis, porém a extração é mais complicada, necessitando de grandes aparelhos, escavações e principalmente de um processo de  refinamento para se tornar o que é realmente.

Além disso a utilização das mesmas poluem o mundo, principalmente em indústrias e veículos.

3Rs

3Rs

3Rs

Para que todos esses recursos sejam bem vistos pelo futuro, sobrando com qualidade, muitas políticas estão sendo adotadas. Uma das mais conhecidas é a dos 3Rs, que significa reciclar, reutilizar e reduzir. Todas envolvem uma maneira mais sustentável de continuar se desenvolvendo.

A redução está ligada totalmente a quantidade de matéria-prima utilizada todos os dias para aumentar a produção, sem que depois de prontas outras milhares são simplesmente desperdiçadas, jogadas fora sem nem estarem defeituosas.

A reutilização seria a questão do reaproveitamento de produtos e matérias-primas que já possuímos e que podem ser fonte de artesanatos maravilhosos. E a reciclagem que seria bem parecido com a reutilização mas que normalmente modifica o material quimicamente para voltar ser usado, como os papéis reciclados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *