A existência de nuvens no céu é um fenômeno tão comum que a maioria de nós não percebe o espetáculo maravilhoso e imponente que muitas vezes se forma sob as nossas cabeças. As crianças têm por costume observar as nuvens para tentar adivinhar a formato de bichos ou objetos conhecidos, quando adultos olhamos para as nuvens tentando adivinhar tempestades, contudo as nuvens além de tudo isso são também um espetáculo de beleza e magnitude impressionante, e muitas vezes apresentam formações raras de igual beleza. Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre a formação de nuvens, os tipos de nuvens e as formações raras.
Como se Formam as Nuvens
De forma muito simplificada podemos afirmar que as nuvens são formadas pela condensação dos vapores de água contidos na atmosfera, formando um aglomerado. Esse aglomerado de partículas de água se dá através de um professo de transformação, que pode ser a liquefação ou a condensação dessas partículas que se encontram na forma líquida ou sólida (gelo). Depois de formado este aglomerado, ou seja, esta nuvem, o vento é o responsável por transportá-la, possibilitando que elas mudem suas características e também sua aparência. Vale salientar que esses aglomerados podem conter, e na maioria dos casos contêm outras partículas além de água e gelo, que são partículas de poeira, de vapores, fumaças e gases industriais, ou seja, partículas estranhas a formação natural e por isso partículas impuras.
Tipos de Nuvens
Existem inúmeras possibilidades de aglomerações de partículas em formas diferentes, contudo as nuvens são classificadas de acordo com algumas características básicas de formações, sendo que a cada formação se associa um tipo de composição atmosférica. Algumas das formações de nuvens são bem comuns, vistas comumente no local onde vivemos, outras, contudo são bastante raras e impressiona pela sua imponência, senso que na maioria das vezes esses tipos mais raros estão associados a fenômenos naturais como temporais ou como descargas elétricas, ventos e outros. Assim a classificação das nuvens se desdobra em muitos segmentos, de acordo com vários aspectos, porém as divisões básicas são as nuvens cirrus, stratus e cumulus, que podemos assim especificar:
- Cirrus – são formações altas, de cor bem branca de aspecto fibroso e fino;
- Stratus – formações de nuvens em grandes camadas;
- Cumulus – formações de nuvens em placas individuais.
Formações Raras
As formações de nuvens consideradas raras normalmente acontecem acima da estratosfera e acontecem especialmente em locais de grande altitude como no norte do Canadá, no Alasca, nas regiões polares, na Escandinávia, etc., porém também podem acontecer em outros locais. Os tipos de nuvens considerados raros e ao mesmo tempo impressionantes são as formações de nuvens nacaradas, as nuvens Mammatus, as nuvens Altocumulus Castellanus, as nuvens Noctilucent ou Polar Mesopheric, as nuvens Cirrus Kelvin Helmholtz, a nuvem Lenticular ou discoidal, as nuvens Arcus Clouds, Roll Clouds, Shelf Cloud e Stratocumulus Cloud. Todas elas formações impressionantes que refletem uma condição climática e atmosférica especifica.