Vegetação do Paquistão

Cada lugar do mundo é único e isso é muito interessante, pois mesmo dentro de um país conseguimos diversas paisagens diferentes. Com tanta correria durante a nossa vida muitas vezes esquecemos de olhar para a natureza que nos cerca e apreciar a beleza que ela nos proporciona. O mundo todo com tantos animais diferentes, tantas plantas que podem até mesmo ajudar a gente em curas. A questão é não cuidamos bem como deveríamos fazer.

Você já pensou em como está contribuindo para um planeta melhor? A sustentabilidade anda lado a lado da gente, infelizmente não é possível mudar a cabeça de todo mundo para que contribua, mas se você faz sua parte já pode ajudar o outro a enxergar como realmente é importante que ele também faça.

A sustentabilidade não tenta barrar o desenvolvimento da humanidade e sim prezar pelas gerações futuras para que os recursos que estamos usando agora não se acabem por completo.

Mesmo com os recursos que dizemos que são “infinitos” precisamos ter cuidado, pois nada se repõe da noite pro dia. O maior exemplo é água, que apesar de ter diversas nascentes, se continuarmos poluindo não irá sobrar muita coisa daqui para frente.

Toda a nossa poluição não mata somente a raça humana aos poucos, mas também todos seres vivos que estão presentes em cada canto do mundo, seja flora ou fauna, tudo faz parte de um ecossistema que precisa se manter em equilíbrio ao longo do tempo. Mas para isso ser diferente, não podemos ser totalmente desinformados sobre alguns assuntos. Tentar entender mais o ecossistema em que estamos inseridos é muito importante e procurar até mesmo o de outros países.

Ecossistema

Ecossistema

Entender as pessoas que vivem nele também ajuda a ver a situação que se encontra todo o processo de disseminação da sustentabilidade. Pois alguns lugares há uma educação muito maior e que não precisa de muitas campanhas, as pessoas fazem por vontade própria. Mas é tão complicado quando há empresas e pessoas que não pensam no futuro e querem somente lucrar com tudo que for possível.

Há tantos países que podemos entender mais sobre a sua geografia de maneira geral. Que tal conhecer um pouco mais do Paquistão?

Paquistão

É um país do sul da Ásia, que apesar de não ser tão falado possui cerca de duzentos milhões de pessoas, chegando entre os dez mais populosos do mundo. Oficialmente Chamado de República Islâmica do Paquistão possui uma área de mais de setecentos mil quilômetros quadrados sendo o 36° maior país em questões territoriais.

Tem fronteiras com a Índia no lado leste, com o Irã pelo sudeste, uma pequena faixa do nordeste com a China e com o Afeganistão pelo oeste e norte. Ao contrário do que muitos pensam, o Paquistão não possui uma fronteira com o Tajiquistão, pois há um estreita faixa entre eles pertencente ao Afeganistão. São cerca de mil quilômetros de litoral que se estende por todo o país, sendo esse litoral no Mar da Arábia e no Golfo de Omã.

O território paquistanês é bem antigo e já foi lar para civilizações muito importantes que sempre estudamos em história. Começando com o período Neolítico com a Mergar e outros diversos povos com culturas e credos diferentes foram conquistando de tempos em tempos o território como os muçulmanos, os afegãos, turcos, hindus e outros. Diversos impérios já se instalaram por lá, alguns bem famosos como o Mongol, o de Alexandre e ainda o Britânico.

Somente em 1947 que o Paquistão conseguiu se tornar independente e isso aconteceu graças a uma liderança muito importante que foi Muhammad Ali Jinnah, levando o povo a se rebelar. A grande maioria da população era muçulmana e algumas divisões territoriais por conta de religião tiveram que ser feita.

Em 1956 o Paquistão resolveu utilizar de uma nova constituição que dizia que o país seria Islâmico, isso gerou muitas guerras, inclusive levou a separação do país em um novo país que viria se chamar Bangladesh.

Em questões políticas o país é uma república parlamentar federal, seu povo possui etnias variadas, com muita variações linguísticas. É dividida em quatro províncias e quatro territórios federais. Apesar de ouvirmos falar tanto de guerras na região é um país que conseguiu se desenvolver, tendo hoje um exército que é referência mundial sendo o quarto maior do mundo. Além disso investe muito em energia e armamento nuclear, sendo o único país islâmico a fazer esse tipo de pesquisa. Ainda sim não consegue ser totalmente desenvolvida e sofre muito com isso.

Bandeira do Paquistão

Bandeira do Paquistão

Os conflitos daquela região nunca acabam, seja com a Índia, ou terrorismo,vindo de extremistas. Mas ainda sim é um dos poucos países dali que tentam avançar participando do Grupo dos 20 e do G11 e com isso se tornou um grande aliado dos Estados Unidos.

Características Do Paquistão

Falando um pouco do clima do país podemos citar como sendo o desértico e o árido subtropical como principais. Mais para o norte temos alguns resquícios do clima temperado e frio por conta das cordilheiras do Himalaia.

Sobre o relevo do local vemos muitas montanhas na região norte, com planícies na parte mais central e planaltos mais no sul. O ponto mais baixo é a costa do Mar da Arábia e o mais alto é o Pico K2 com mais de oito mil metros de altitude. A média da altitude média do território é de novecentos metros.

Possui dois rios principais que seriam o Indo e o Sutlej. É uma região onde os recursos naturais mais utilizados são o petróleo, minério de ferro, carvão mineral e cobre.

A fauna do lugar tem um pouco de tudo, principalmente animais de grande porte como javalis, ursos e crocodilos e algumas espécies marítimas bastante interessante como tubarões.

O país se encontra em uma região que acontece alguns terremotos, na maioria das vezes mais fraco, porém com algumas vezes mais marcantes. Com isso também apresenta riscos de inundações por conta das placas tectônicas. Além disso tudo ainda pode vir a acontecer alguns ciclones.

Vegetação Paquistanesa

Vegetação Paquistanesa

Vegetação Paquistanesa

Devido ao clima do local a vegetação não é muito favorecida, por isso encontra-se mais arbustos e herbáceas resistentes à seca. Nas outras regiões depende muito altitude e da chuva, sendo uma vegetação alpina nas montanhas, bosques nas regiões próximas aos rios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *