O Que é Permacultura?
A palavra Permacultura é o resultado da junção de “permanente” e “agricultura”, basicamente representa uma nova forma de pensar o organizar a atividade de produção através da formação de sistemas multifuncionais eficientes e duradouros.
É uma forma de pensar a produção que vai muito mais além da agricultura ecológica, pois enfloba também o aproveitamento de energias, a economia, a ética, sistemas de captação e tratamento de águas entre outras coisas.
A Permacultura foi criada no começa da década de 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holgren. Trata-se de uma metodologia agrícola que oferece a propriedade rural um desenvolvimento integrado. Uma forma de manter os ecossistemas produtivos com diversidade, resistência e estabilidade.
Os Objetivos Da Permacultura
Dentre os objetivos da permacultura estão o de criar um ecossistema agrícola, animais perenes e um sistema evolutivo integrado de espécies vegetais que sejam úteis para as pessoas. A base desse pensamento está no respeito a todas as formas de vida, na sabedoria das culturas nativas e nos processos naturais.
A permacultura tem ajudado a restabelecer o equilíbrio entre a paisagem urbana e a agrícola. No Brasil já existem centros de permacultura nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul e Goiás.
Características Da Permacultura
Dentre as principais características da Permacultura estão o uso da terra em pequena escola, esse uso é intensivo e não extensivo. Outro ponto bem importante é a grande variedade de espécies de plantas que permite uma maior produtividade. Além disso, o cultivo da terra se configura num processo evolucionário e longo, várias gerações.
Os elementos que fazem parte do sistema de Permacultura são silvestres e poucos selecionados, isso no que diz respeito aos animais e aos vegetais. Esse sistema torna possível a integração da agricultura, reflorestamento e pastoreio. O resultado disso é uma verdadeira engenharia ecológica.
O processo por ser simples se adapta bem a terras marginais, rochosas, pantanosas, rochosas e inadequadas a outros sistemas.
A Permacultura
Esse tipo de cultura é diferente da cultura anual e tem potencial para evoluir continuamente chegando a um auge. Os animais e as plantas têm geralmente vida longa, eles crescem e mudam o sistema. O ambiente criado pela Permacultura é bem diverso e conta com uma grande variedade de alimento permitindo a existência de uma fauna mais complexa.
Cada elemento desse sistema tem várias funções dentro do ecossistema como um todo. Além disso, uma única função é comum a vários elementos desse ecossistema, dessa forma são criadas compensações automáticas que ajudam a evitar pestes e epidemias. Destacamos que a Permacultura ajuda a reduzir e muito as flutuações das populações.
Aumento Da Produtividade
Quando a interação simbiótica da Permacultura é bem elaborada e executada pode trazer um aumento bem significativo a produtividade. As plantas e os animais podem existir sem haver uma constante competição e mais ainda a presença de um pode tornar o ambiente mais favorável para o outro.
Um exemplo disso é a como a presença de árvores altas pode melhorar o ambiente para que morangos e outras plantas do mesmo gênero possam se desenvolver melhor. Na agricultura comercial tradicional o valor todo da produção é convertido em dinheiro, na agricultura de subsistência os produtos são utilizados para sanar as necessidades do homem.
A Permacultura e o Desenvolvimento Sustentável Do Brasil
Para muitos a Permacultura ainda é apenas uma ciência holística de desenvolvimento sustentável, porém, aqueles que estão engajados no seu crescimento defendem que se trata de uma concepção e de uma filosofia de vida ecológica e ambiental que é considerada mais próxima das aspirações do terceiro milênio.
Uma ciência que trabalha integrando a engenharia, a arquitetura, a ecologia, a nutrição e a agronomia. Uma ciência multidisciplinar que tem como objetivos centrais formar e utilizar os recursos naturais renováveis tornando possível a formação de comunidades, cidades, aldeias, fazendas e condomínios com padrões de sustentabilidade.
Parte importante da Permacultura é valorizar a manutenção de florestas e da vida natural fazendo com que o habitat humano se adapte a realidade natural que existe no seu entorno. A Permacultura também deseja mudar amplamente o ecossistema reduzindo as suas cadeias alimentares e níveis tróficos mais naturais.
Isso permitiria um uso melhor e mais intenso do que o ecossistema já nos oferece tornando assim a relação do homem com a natureza mais assertiva e menos danosa. Dentre as principais questões abordadas pela Permacultura estão aproveitamento das condições eólicas, solares e de materiais alternativos para a construção de casas.
O Que a Permacultura Propõem
Conheça abaixo algumas das propostas da Permacultura:
Conceito De Permanência Ecológica
Esse é um dos conceitos mais importantes para que se compreenda do que trata a Permacultura. A ideia básica é que se utilize materiais da natureza de boa qualidade e que se aproveite o mesmo durante o maior tempo possível. Assim esse material permanecerá sendo útil por mais tempo. Isso evita o consumo e a poluição mais intensa do planeta.
Conceito De Comunidades e Vilas Sustentáveis Rurais e Urbanas Ou Ecovilas
Trata-se de um tipo de organização social em que as pessoas envolvidas desejam alcançar objetivos como proteção, evolução, economia ecológica e também sustentabilidade.
Conceito De Adaptação Ecológica
A proposta desse conceito da Permacultura é a valorização das florestas e o aproveitamento dos recursos sustentáveis e renováveis que as mesmas oferecem. A busca pela qualidade de vida através do uso desses recursos e a possibilidade de se chegar a uma vida mais sustentável.
Conceito De Aproveitamento Máximo Dos Recursos Naturais
Um dos conceitos mais básicos da Permacultura, pode ser exemplificado através do uso do calor do sol, por exemplo. Somente a energia do sol pode ajudar a aquecer paredes, pomares, hortas, células de energia solar e assim contribuir para a economia de energia.
Também é possível aproveitar os ventos para gerar energia economizando assim recursos que não são renováveis. A Permacultura enxerga em cada coisa que a natureza nos concede uma oportunidade de fazer um uso mais intenso e que realmente aproveite tudo da melhor forma possível.
Aumento Da Biodiversidade
O permaculturista trabalha sempre buscando um modelo mais holístico de aproveitamento do seu espaço introduzindo o maior número possível de espécies vegetais que quando combinadas podem acrescentar receitas importantes ao sistema.