O Cultivo de Milho no Mundo

O milho é um cereal bastante popular uma vez que é produzido no mundo todo, são vários países e culturas que utilizam esse cereal para fins alimentícios ou industriais. Talvez você nem saiba, mas muitas coisas que utilizamos comumente em nosso dia a dia tem um toque de milho.

O cultivo de milho no mundo é bastante intenso e se mostra uma parte importante de várias economias. Para quem se interessou preparamos um texto que fala sobre o milho como cereal, como é feito o seu cultivo nas diferentes regiões do mundo, quais são os seus usos e como ele é importante na economia mundial.

O Milho no Mundo

O Milho no Mundo

O Milho

É bem difícil encontrar alguém que não utilize o milho no cachorro-quente prensado, na pizza ou mesmo numa maravilhosa salada. O nome científico do milho é Zea mays, trata-se de um cereal que é cultivado no mundo todo.

Dentre os outros nomes que pode receber destacamos Abati, Avati, Auati, com muitas qualidades nutricionais o milho é largamente utilizado como alimento humano e também ração animal. De acordo com alguns estudos sobre o milho chegou-se a conclusão que se trata de uma planta de origem mexicana.

A domesticação do milho começou provavelmente em torno de 7.500 a 12.000 na área central da Mesoamérica. A popularização do milho como alimento humano se justifica pela sua grande concentração de nutrientes, dentre eles destacam-se especialmente os aminoácidos Lisina e Triptofano.

O Cultivo Moderno do Milho

Um dos fatores que ajudou a difundir o cultivo do milho no mundo é a sua fácil adequação as técnicas modernas de plantio. Com um alto potencial produtivo é também uma planta que pode ser colhida com ajuda de equipamentos mecânicos.

A produção de milho ocorre em todo o globo mundial, mas os maiores produtores são os Estados Unidos. O Brasil também possui uma grande parcela de produção de milho, o estado que se caracteriza como o maior produtor no país é o Paraná com cerca de 27% da produção total, em seguida vem o Mato Grosso.

O mais interessante de se observar que é com o passar do tempo a maior parte da produção de milho dos países não se destina a alimentação humana. Basicamente o milho tem sido muito utilizado na composição direta ou indireta de outros alimentos.

Talvez você mesmo utilize diversos produtos em seu dia a dia que contam com milho como um componente importante e nem saiba disso. Em geral o milho não recebe muito destaque nos rótulos dos produtos de que faz parte. Pensando nisso percebemos porque se trata de um cereal cultivado em todo o mundo.

Quais os Usos do Milho?

Deixamos claro acima que o milho é utilizado para outras atividades que não somente a alimentação humana. Se você ficou curioso poderá descobrir agora quais são esses outros usos do milho.

Alimento Humano

Uma das principais utilizações do milho é como fonte de alimentação humana. Nos Estados Unidos, o maior produtor do mundo, curiosamente a quantidade de milho produzida para a alimentação humana é relativamente pequena.

Isso mesmo considerando que o país conta com uma grande produção de cereais matinais e xarope de milho usado como adoçante. Porém, no México, outro grande produtor, observamos que o milho é a base da produção de alimentos do país. O milho é o ingrediente principal das famosas tortillas e outros pratos característicos da culinária mexicana.

Em relação ao Brasil uma pesquisa recente percebeu que apenas 5% do total de milho produzido no país se destina diretamente ao consumo humano. Assim como no México o Brasil utiliza o milho como um ingrediente importante de vários pratos típicos. Dentre eles destacamos o cuscuz, a polenta, canjica, angus, pamonhas, bolos e outros. Vale lembrar inclusive do famoso milho cozido.

Na indústria o milho pode ser utilizado como um componente da fabricação de biscoitos, maionese, geleias, chocolate e outros. O milho também é utilizado no fabrico de pães, mas é interessante lembrar que ele não contém glúten e por isso mesmo os seus assados não são tão nutritivos.

Espiga de Milho Deliciosa

Espiga de Milho Deliciosa

Usos Alternativos do Milho

Em países como Estados Unidos e Canadá o milho é cultivado para ser utilizado largamente em outros segmentos que não a alimentação humana. Para se ter uma ideia o uso primário do milho nesses dois países é a alimentação dos animais.

O Brasil que também destina boa parte da sua produção de milho para outros usos utiliza o cereal como base de ração animal, mas também como um ingrediente espessante de vários outros produtos. Também é bastante utilizado como parte da produção de óleo.

Outro uso bastante interessante do milho é no fabrico de Etanol, países da Europa e mesmo Estados Unidos tem incentivado o seu uso para esse fim. O Brasil é um grande produtor de Etanol, porém, utiliza a Cana-de-Açúcar como matéria-prima.

Uso em Pesquisas Genéticas

O milho é a espécie vegetal mais utilizada para a realização de pesquisas genéticas no mundo todo. Além disso, o milho possui grande parte da sua produção de transgênicos, porém esses são mais utilizados na alimentação animal.

O Cultivo do Milho no Mundo

Como já destacamos o milho se beneficia bastante das técnicas que contam com mais tecnologia no seu plantio. Geralmente, o cultivo do milho é feito com técnicas mecanizadas o que torna mais fácil e prático cultivar esse cereal.

A técnica mais utilizada para o plantio é a chamada de Plantio Direto, o que torna mais fácil. A adubação do milho deve ser feita de acordo com a observação que se faz do solo e do desenvolvimento da planta.

Devido a todas as suas utilizações na indústria e mesmo na alimentação humana o milho é largamente cultivado no mundo todo. Os maiores produtores são os Estados Unidos, porém, muitos outros países se destacam na produção desse cereal como, por exemplo, a Índia, o Brasil, a República Popular da China, a África do Sul, a Indonésia e a França.

Dependendo do uso final do milho ele pode ser colhido antes de amadurecer, para a indústria, ou mesmo ser deixado no cultivo até que amadureça geralmente quando o fim a que ele se destina é a alimentação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *