Agricultura na Europa

Europa – Centro Econômico

Por muitos séculos a Europa ocupou o espaço de um dos principais centros econômicos do mundo. Uma das principais vantagens que a Europa tem nesse sentido é a sua condição geográfica, localizada entre a Ásia e a África, se trata de uma região de passagem obrigatória o que tornou mais fácil que ocorresse uma absorção intensa dos seus conhecimentos, comércio e tecnologia.

Somente a partir do século XX a Europa observou que o seu predomínio começou a ser ameaçado pelo crescimento de países como Estados Unidos e Japão. As duas grandes guerras do século passado – que se desenrolaram no território europeu – também tiverem peso para a queda da sua posição hegemônica. Contudo, uma característica ainda se manteve na economia europeia, a agricultura e é exatamente sobre ela que iremos falar a seguir.

Agricultura na Europa

A produção agrícola na Europa é bastante variada e o aproveitamento dos solos acontece de maneira bastante positiva uma vez que eles têm grande vocação fértil. Para aumentar a produtividade agrícola são utilizadas técnicas modernas e direcionadas para a produção elevada.

Cereais

O grande destaque da produção agrícola da Europa é a cultura de cereais, o trigo é o produto principal. Os cereais predominam na região dos chamados solos negros que fica na Ucrânia (tchernoziom). Além da Ucrânia outros países europeus tem destaque na produção de trigo como a França, Itália, Rússia e Alemanha. O continente ainda tem grande produção de outros cereais como aveia, centeio e cevada.

Nas regiões em que o clima é muito frio o trigo é substituído pelo cultivo de centeio, muito importante para a produção de pão. A importância da aveia tem ligação direta com a agropecuária uma vez que serve de alimento para o gado, o nome dado para esse cereal é de forrageira. A cerveja é outro produto que tem grande destaque na Europa e que é feito com base na cevada – cereal produzido em diversos países da Europa.

Batatas e Azeitonas

A produção agrícola da Europa ainda destaca a produção de batata, dentre os principais fabricantes estão países como França, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido e Rússia. O continente europeu se destaca por ter diferentes climas em seu território, nas regiões em que o clima mediterrâneo sobressai o destaque vai para o cultivo da oliveira com destino a produção de azeitonas e de azeite.

O título de principais produtores desse segmento pertence a Portugal, Itália, Espanha e França. Os produtos desses países são reconhecidos como os melhores do mundo em termos de qualidade e sabor. Além de cultivar videiras para a produção de azeite também ocorre o cultivo da mesma para a produção de vinhos.

Condições Especiais

Uma curiosidade bem interessante é que existem alguns tipos de vinhos e azeite que somente podem ser produzidos na Europa devido as suas condições únicas de clima e solo. Com essas características, a Europa Mediterrânea, tem um lugar de destaque no mercado internacional. A falta de possibilidade de que alguns produtos sejam produzidos em outros países impede o surgimento de similares.

Quantidade

Quando é feita uma comparação de volume de colheitas realizadas na Europa com as colheitas realizadas na América do Norte, América do Sul e Ásia se percebe que o volume é bastante inferior. Na Europa as culturas que se destacam são as da cevada, trigo e centeio com alternância com a batata.

Na Europa existe uma certa deficiência na produção de aveia, arroz e milho, contudo, a produção de frutas é bastante variada. Novamente a variação de tipos de solos e climas contribui para a variedade uma vez que a pera e a maçã são produzidas em zonas úmidas e temperadas. No Mediterrâneo ainda podemos encontrar uma intensa produção de frutas cítricas e de videiras que pelo tipo de solo dá origem a vinhos de qualidade especial.

Autonomia

No que concerne às dificuldades da Europa no segmento de agricultura podemos citar como principal problema a sua falta de autonomia na produção de cereais para forragem, gorduras vegetais bem como produtos tropicais. Como a Europa não possui condições de clima e geográficas para fazer frente a outros continentes nesse segmento acaba subvencionando o cultivo de alguns produtos.

O que causa um grande desequilíbrio social nos países produtores em especial nos de economia emergente e que fazem parte do chamado Terceiro Mundo. A subvenção consiste numa maneira um tanto artificial de garantir que os produtores agrícolas da Europa não acabem tendo dificuldades financeiras. O mercado internacional acaba se vendo forçado a flutuar conforme o que os grupos econômicos maiores impõem como lucros.

A Pecuária da Europa

Da mesma maneira que acontece com a agricultura, a pecuária, na Europa tem uma grande diversidade de produtos que vão desde a carne dos animais até a produção de produtos provenientes deles como o queijo e a manteiga. A prática da pecuária acontece de maneira bastante intensa e existe um grande cuidado para que o gado tenha um cuidado técnico adequado para que renda mais.

A Europa se destaca na produção de rebanhos bovinos que são criados em países como Ucrânia, Rússia, França, Alemanha, Polônia e Grã-Bretanha. Mesmo não contando com grande quantidade outros países como Suíça, Dinamarca e Países Baixos se destacam na criação de gado leiteiro. Para se ter uma ideia nos Países Baixos a produção é maior do que 5 mil litros de leite de vaca por ano sendo em torno de 75% da produção industrial do país. Uma curiosidade é que os países nórdicos tem tradição milenar na pecuária em especial por sua reconhecida qualidade.

Exportação

Como na Europa a produção de queijo, leite e manteiga é maior do que o consumo esses produtos são artigos de exportação. Embora a produção de aves não crie excedentes ajuda na alimentação do mercado de ovos e carne, mercados que são autossuficientes.

Pesca

Outra atividade econômica de grande destaque na Europa é a pesca em especial nos países setentrionais com destaque para a Islândia, Finlândia, Suécia e Noruega. As espécies que se destacam na pesca são o bacalhau, o salmão e o arenque. Uma produção em grande volume.

As primeiras plantas que foram cultivadas foram a cevada e o trigo. O período que marca os primórdios da agricultura é o neolítico, que antecede a idade da pedra lascada.

As principais regiões onde iniciou-se o plantio foram próximas a regiões como o rio Nilo, localizado no Egito, Eufrates e Tigre, ambos na Mesopotâmia.

A agricultura foi um passo decisivo no desenvolvimento da humanidade, mas por outro lado, causou grandes efeitos nocivos ao meio ambiente, deteriorando a biodiversidade, causando erosão, enfim, trouxe um grande desequilíbrio ambiental.

Agricultura na Europa

Agricultura na Europa

Na Europa, há o cultivo de cereais como a cevada, o centeio, o trigo e a batata, mas há falta de produtos como o arroz, aveia e milho. Em razão do clima e do solo, há larga produção de uvas, que garantem vinhos de alta qualidade, conhecidos mundialmente, bem como azeitonas. As condições climáticas também contribuem com o cultivo de frutas como a maçã e a pêra.

Por Tainá.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *