A degredação ambiental do planeta vem atingindo um grau muito alto e que vem preocupando as autoridades dos governos internacionais e a população. Algumas medidas efetivas já foram tomadas ao longo dos anos e no ano de 1992, na conferencia realizada no Rio de Janeiro, 170 países assumiram um compromisso com o desenvolvimento sustentável do planeta e implantaram a Agenda 21, com mais de 2.500 reomendações práticas com o objetivo de preparar o mundo para o futuro.
O Que é a Agenda 21?
A Agenda 21 trata-se de um programa para ação que se baseia em um documento com 40 capítulos, que constitui-se numa tentativa abrangente e ousada de promover um padrão novo de desenvolvimento numa escala planetária, onde estão conciliados métodos que se referem a proteção ambiental, eficiência econômica e justiça social. A Agenda 21 foi o documento resultante dos encontros promovidos pela ONU no ano de 1192 no Brasil, a conhecida ECO-92. Nesse processo o ponto central foi a analise das prioridades no desenvolvimento das comunidades, formulando um plano de ação, baseado na sustentabilidade e integrando os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, a longo prazo. Com certeza a Agenda 21 tem sido um instrumento importante que vem servindo de parâmetro nesse percurso de mudanças ambientais que vem acontecendo desde então.
Objetivo
O objetivo básico da Agenda 21 é o de promover o desenvolvimento sustentável, mas através de uma interpretação diferenciada dos conceitos de progresso, que contempla o equilíbrio entre o todo e suas partes, promovendo desta forma a qualidade do crescimento e não apenas a quantidade. A Agenda 21 é um instrumento internacional que possibilitou a construção política de um plano de ação com a participação das comunidades a nível local, nacional e global, a ser implementado de forma gradual e que tem como meta um novo modelo de desenvolvimento econômico sustentável, atendendo as necessidades humanas e planejando o uso dos diferentes recursos naturais, garantindo as gerações futuras o mesmo direito. Para unificar o seu entendimento ela traz conceitos chave que tratam de cooperação e parceria, educação e o desenvolvimento individual, eqüidade e o fortalecimento de grupos socialmente vulneráveis, planejamento, desenvolvimento de capacidades institucionais e a informação.
Agenda Global, Agenda Nacional e Agenda Local
Através da implementação da Agenda 21 as nações passaram então a realizar um trabalho de estudo para o desenvolvimento da agenda nacional, que no Brasil foi publicada no ano de 2002, e tem como objetivo a melhorar da qualidade de vida de sua população, sem o comprometimento das futuras gerações. A partir da agenda nacional as comunidades locais se organizam, discutem e identificam suas dificuldades e potencialidades, e transformam isso na Agenda local, onde estão propostas ações que buscam melhorar a qualidade de vida dessas localidades, de forma unificada com as outras esferas.
Com certeza a Agenda 21 foi uma das mais importantes ações ambientais de nível internacional já propostas até a atualidade, e que mesmo com mais de 15 anos ainda se encontra atual.