Mungulu – Contraindicação

Todos sabemos que as plantas, além de ornamentar o ambiente onde estamos e, principalmente, propiciar uma área mais natural e saudável para os seres vivos, podem também ser utilizado para fins medicinais, com o intuito de curar doenças ou aliviar dores dos mais variados tipos, como dores de cabeça, por exemplo.

Uma erva natural que é bastante conhecida e utilizada é a losna, bastante comum no território brasileiro e tem por recomendação o uso por pessoa que tenham algum incômodo no fígado ou no estômago, como azia ou má digestão.

No entanto, outras ervas utilizadas pelas pessoas causam certa polêmica. A maconha, por exemplo, é uma erva natural que é condenada, em algumas partes do mundo, como ilegal, por, supostamente, ser uma droga que pode colocar em risco a saúde das pessoas. No entanto, muitas pesquisas já indicaram que o uso do seu princípio ativo, o THC, pode ser utilizado para uma série de tratamentos terapêuticos, como o tratamento de epilepsia, cujo resultados podem ser vistos tanto em pessoas, como animais, como cães, que recebem um pouco do óleo de THC durante uma crise epiléptica, e em questão de segundos, os sintomas desaparecem de imediato.

Devemos ter atenção, no entanto, nas ervas que, apesar de poder causar bem estar nas pessoas, em outras podem causar verdadeiro transtorno. É o caso do Mungulu, planta que é o alvo desse artigo, que irá tratar de informações sobre o que é a planta, bem como para quem o seu consumo não é indicado.

O Que É O Mungulu?

O Mungulu, também conhecido no Brasil pelas denominações capa-homem, amansa-senhor, corticeira, canivete, bico-de-papagaio entre outros é uma árvore e, ao mesmo tempo, uma planta com recursos medicinais, originária em vários locais, do planeta, dentre eles no Brasil Guianas, Colômbia, Costa Rica e Panamá. Ou seja, a espécie é endêmica do continente americano. Aqui no país, as plantas têm ocorrência em, praticamente, todo o país, em estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, etc.

Muito se têm estudado sobre os efeitos benéficos à saúde de quem faz o uso medicinal da planta. Pesquisas indicaram que as plantas têm propriedades anticonvulsivantes, ansiolíticas e sedativas, com diversos princípios ativos. Pode ser adquirido bem facilmente, seja em seu formato original de planta ou, até mesmo, dissolvida em forma de tintura.

O mungulu, por conta de suas propriedades terapêuticas e seus princípios ativos é recomendado, principalmente, para aqueles que sofrem com os males do tipo ansiedade, insônia, agitação, neurose, distúrbio de sono, ataques de pânico, epilepsia, depressão, hepatite, esclerose, entre outros. Vale destacar que o mungulu é eficiente tanto para condições emocionais, como a ansiedade e também para doenças, como a hepatite, citados anteriormente.

Indicações Do Mungulu

O Mungulu, como já dito acima, é indicado para uma porção de enfermidades e condições emocionais. No caso de uma pessoa com estresse, por exemplo, ela é indicada para ser bebida em forma de chá, ao longo do dia, por conta do efeito tranquilizante que ela possui. No entanto, é necessárias dosagens baixas da bebida, já que, os efeitos tranquilizantes dela podem ocasionar em sonolência e, se bebida em grandes porções, podem causar sono e atrapalhar a sua rotina.

Além dessas condições, o Mungulu possui propriedades diuréticas, o que pode ser uma boa pedida para aquelas pessoas que, por conta da retenção de liquido, estão “inchadas”. Elas promovem a perda de líquido pela urina, o que resulta no efeito de “desinchar” o corpo. No entanto, os médicos recomendam cautela na hora de tomar o chá para esse fim, pois, se tomado em demasia, pode acontecer da expulsão de muito líquido do corpo, resultando em uma desidratação.

Estudos realizados em cobaias indicaram também que o mungulu pode ser um ótimo aliado contra dores, já que ele, ao ser ingerido, pode diminuir a sensibilidade do corpo contra possíveis dores, o que pode se tornar um aliado para aliviar dores de um acidente, por exemplo.

O Mungulu também pode ser um grande parceiro para proteção hepática, ou seja, ele pode agir para proteger o fígado dos agentes externos tóxicos, como o álcool, que é, de longe, o maior inimigo do único órgão humano capaz de se regenerar.

Os chás da planta também têm uma grande capacidade de abaixar a pressão arterial, ou seja, o seu uso é recomendado para aqueles que sofrem com a hipertensão. Além de regular a pressão, o mungulu pode auxiliar também em problemas cardiovasculares, pois ele ajuda a ditar um ritmo cardíaco e, consequentemente, ele abaixa a pressão arterial.

Um dos maiores problemas mundiais existentes e, que, felizmente vem sendo combatido é o uso do cigarro, que contém mais de 4000 substâncias tóxicas em sua composição. E o mungulu, acredite, pode ser o parceiro ideal para quem quer largar a vida tabagista. Isso porque, ele possui uma substância de teor alcaloide que, encontrado na casca da planta, tem o poder de bloquear os receptores da nicotina, substância presente no cigarro e que causa sensação de prazer no organismo.

O mungulu também pode ser utilizado com diversos outros fins terapêuticos, como ser anti-inflamatório, antibacteriana, analgésica, entre muitos outras doenças e enfermidades. Pode-se concluir que o mungulu é uma planta com mil e uma funções, uma vez que seu uso pode ser empregado para várias coisas, úteis ao ser humano. Por isso, a preservação dessa espécie é fundamental e, felizmente, ela se encontra fora do risco de extinção.

Contraindicação Do Mungulu

Apesar das diversas vantagens no consumo da planta, existem também, as não recomendações desta, pelos efeitos colaterais que ele pode acometer quem faz o uso da planta. As que já foram ditas no começo desse artigo, como a sonolência, pode afetar aquelas pessoas que, mesmo com estresse, por exemplo, precisam trabalhar no dia a dia, sendo que, nesse caso, o consumo sem moderação do chá da planta pode causar sono e dopagem.

O Mungulu é contraindicado, também, para quem já faz uso de anti-hipertensivo, pois, como ele abaixa a pressão, pode potencializar o efeito, causando transtornos. Nem precisa dizer, então, que ela é terminantemente proibida para quem sobre de pressão baixa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *