Engenheiro de Petróleo

A engenharia do petróleo no Brasil  atravessa um período de grande expansão, que deve prosseguir pelos próximos anos, especialmente depois da descoberta das grandes áreas de pré-sal no país. Segundo a ANP – Agencia Nacional do Petróleo existe um grande déficit de profissionais qualificados, pois a demanda do setor é muito maior do que o número de formandos, mesmo com o aumento do número de cursos de graduação e pós graduação nas universidades brasileiras. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a carreira e o curso de engenheiro de petróleo, o mercado de trabalho e as atividades de campo e burocráticas.

Exploração

Área de Atuação

Engenheiro de petróleo ou engenheiro de petróleo e gás é a área de formação de engenharia que trata da produção dos hidrocarbonetos, atuando nas principais fases da cadeia produtiva de petróleo, gás natural e biocombustível. As atividades do engenheiro de petróleo se dividem em duas grandes áreas de atuação e formação: UPSTREAM – que se refere a exploração e a produção; e DOWNSTREAM – que se refere ao refino e distribuição.

Engenheiro de Petróleo

Formação Academica

O curso de bacharel em engenharia do petróleo tem duração de 5 anos e habilita o profissional a desempenhar atividades referentes ao dimensionamento, a avaliação e a exploração das jazidas de petróleo, o transporte e a industrialização de petróleo e outras atividades afins. O curso tem uma grade curriculas extensa e específica, o academico deverá cursar disciplinas basicas do curso de engenharia, matemática, quimica, física e informática, outras de formação geral como cincias sociais, economicas e também da administração e do meio ambiente, além de metodologia científica. Na área de formação específica o academico tem engenharia de reservatório, de poço (perfuração de poço), completação, processo de produção, economia do petróleo, tecnologia para exploração do petróleo no mar e saúde, segurança do trabalho e meio ambiente. Além dessas disciplinas o curso de engenharia de petróleo contempla conhecimentos em geofísica, geologia, quimica e engenharia química, automação e controle, e outras disciplinas afins.

Plataforma

Mercado de Trabalho

O Brasil tem a perspectiva de se transformar num dos maiores produtores de petróleo do mundo em alguns anos, com a descoberta do pré-sal, que deve manter o mercado de trabalho em crescimento vertiginoso por longo período. Os profissionais podem trabalhar em empresas como  Petrobrás, que só este ano fez concurso para mais de 200 vagas de engenheiro, e companhias como a Ipiranga e Shell, os 3 maiores empregadores do Brasil. Mas o mercado também é bom em empresas fabricantes de equipamentos do setor, como a Schlumberger e a  Halliburton. As cidades litorâneas como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Espírito Santo tem uma demanda crescente também.

O engenheiro do petróleo é com certeza um dos profissionais com melhores oportunidades no mercado de trabalho atualmente, e com excelentes perspectivas para os anos seguintes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *