Vacas em Miniaturas
Muitas pessoas não sabem, mas existem espécies de vacas em miniatura pelo mundo. Geralmente as espécies possuem cerca de um metro de altura, sendo que a maior raça possui animais com poucos centímetros a mais de um metro. No total existem 26 raças de vacas em miniatura ao redor do mundo. As vacas em miniatura emitem menos gás metano, um dos gases responsáveis pelo aumento de temperatura no mundo.
Como o gado criado para a pecuária é responsável por grande quantidade de emissão de gás metano, a vaca em miniatura seria uma alternativa para combater o excesso de gás metano na atmosfera. Uma espécie de vaca em miniatura que promete ser mais “ecológica” está sendo criada por um fazendeiro residente nos Estados Unidos. Segundo ele, suas vacas não teriam um impacto negativo muito grande para o meio ambiente.
Fazendeiro Cria Vacas em Miniatura
O fazendeiro americano chamado Richard Gradwohl desenvolveu grande parte das 26 raças de vacas em miniatura existentes hoje em dia: 18 raças foram criadas por ele. Quando começou a criar as vacas miniaturizadas seu objetivo era abastecer com esses animais sete diferentes mercados. No entanto, ao começar a criar as vacas observou que elas poderiam ser úteis para diminuir o impacto ambiental presente na atividade pecuária. O professor e fazendeiro efetuou diversos cálculos e chegou a conclusão que uma única vaca em tamanho natural produz tanto metano quando dez vacas miniaturizadas. O espaço necessário para criar as vacas em miniatura também é menor: um terreno de dez hectares pode comportar tranquilamente quatro vacas de tamanho natural. Mas se o proprietário desejar criar vacas em miniatura, poderá colocar vinte vaquinhas no mesmo espaço. Ou seja, cabem cinco vezes mais miniaturas de vacas do que vacas em tamanho natural. Nos Estados Unidos existe um rebanho com 20 mil vacas em miniatura, um número pequeno para um país onde a média de consumo de carne bovina é de mais de 40 quilos por pessoa.
Produtividade
Muitos criadores se preocupam com a produtividade das vacas em miniatura. No entanto, as vaquinhas rendem mais carne por hectare de terra do que as vacas em tamanho natural. O motivo do maior rendimento é a relação entre o peso que o animal tem quando vivo e a quantidade de carne que pode oferecer. Uma vaca em tamanho natural, por exemplo, perde mais de 70% de seu peso em ossos, órgãos, cabeça e outras partes não comestíveis. No final, poderão ser aproveitados menos de 50 quilos de carne em vaca com 450 quilos. No entanto, uma vaca em miniatura perde menos de 50% de seu peso em partes não comestíveis, o que resulta em um ganho de cerca de 160 de carne em um animal de 270 quilos.
Neto