Algas Podem ser Usadas para Tratar Esgoto em Cidades Grandes

O problema

Algas Podem ser Usadas para Tratar Esgoto em Cidades Grandes

Algas Podem ser Usadas para Tratar Esgoto em Cidades Grandes

As grandes cidades do mundo sofrem com o problema do lixo e do tratamento correto de esgoto. No entanto um especialista dos Estados Unidos afirma que o problema pode ser resolvido ou no mínimo minimizado pela utilização de algas como agentes de decomposição de material orgânico presente nas estações de tratamento de esgoto.

As algas podem ser cultivadas dentro dessas estações e alem de contribuir para a decomposição de matéria orgânica, ainda poderia contribuir com a limpeza da água, com a absorção de dióxido de carbono na atmosfera e ainda daria uma forcinha para a produção de bicombustíveis.

Por exemplo, uma cidade do tamanho de Nova Iorque é capaz de produzir cerca de 10 milhões de litros do combustível, e conseguiria absorver até 40% do dióxido de carbono produzido por uma empresa termelétrica movida a carvão e com capacidade para produzir 200 MWh.

Outros benefícios que poderiam ser conquistados com a utilização de algas são a produção de gás metano e ainda matéria prima para ração de animais.

Como recuperar águas contaminadas

Sobre

Sobre

Não são apenas as algas que possuem a capacidade de atuar sobre água contaminada. As plantas da família Lemnaceaes também conseguem trazer vários benefícios para a purificação de água. Elas são capazes de reduzir satisfatoriamente a quantidade de coliformes fecais encontradas nas estações de tratamento, além de conseguirem absorver metais pesados contribuindo até para recuperar lagos e rios contaminados por esses materiais.

Além disso as plantas dessa família também são eficientes para absorver substancias químicas como nitrogênio e fósforo. As plantas desta família também cumprem um importante papel no ecossistema onde se encontram pois estimulam a presença de outros animais, como anfíbios e animais aquáticos.

O resultado das experiências realizadas com essas plantas foi animador: foi possível eliminar completamente altas concentrações de potássio e nitrogênio que existia em uma lago situado em uma fazenda. Foram necessários 12 dias para que conseguissem eliminar completamente as substancias.

A pesquisa

Plantas

Plantas

O responsável pela pesquisa foi Jay Cheng, professor da Universidade do Estado da Carolina do Norte. O teste foi realizado em uma fazenda de criação de porcos. Na mesma pesquisa foi medido o nível de produtividade obtida das plantas por área cultivada, e o resultado foi que por unidade de área cultivada foi possível obter cinco vezes mais combustível do que usando o milho como matéria prima.

As plantas da família Lemnaceaes são facilmente encontradas em diversos lugares, inclusive em ambientes que não são seu habitat natural mas ela invade. Nesses casos, a planta pode representar um grande problema para o ecossistema.

Como a planta pode ser bastante útil para gerar combustível e até limpar lagos e lagoas (quando sua reprodução é bem planejada), o ideal é retirá-las desses locais onde sua presença altera o equilíbrio natural.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *