Com o crescimento da preocupação com as questões ambientais, o Saneamento Ecológico é um assunto que vem sendo bastante discutido, devido ao fato de ser uma forma de separação da excreta humana que contribui com o meio ambiente em relação ao melhor gerenciamento das águas, dos solos e dos nutrientes. O Saneamento Ecológico não usa água e é um sistema sem alto custo financeiro, e além de ser mais barato é também mais ecológico dos que os outros sistemas convencionais, e uma grande vantagem desse sistema é que ele pode garantir muitos benefícios à saúde e contribuir para a redução da poluição. Podemos dizer que é um sistema ambientalmente sustentável e que tem como objetivo separar a excreta humana de forma que os nutrientes contidos nas fezes e na urina possam voltar ao solo de forma segura, sendo reutilizados, e assim evitando o contágio dos aquíferos.
O Sanitário Seco ou Bason
O Sanitário Seco também conhecido como Bason foi criado pelo arquiteto holandês Johan Van Lengen que desenvolveu essa tecnologia com o intuito de substituir o vaso sanitário tradicional, sendo um sistema bastante ecológico. O sanitário seco não utiliza água, e a excreta humana sofre um processo biológico (a Compostagem) que transforma esse material em adubo que está desprovido de patogênicos. O Sanitário Seco é uma tecnologia que vem sendo desenvolvida em todo o mundo, pois é um sistema de autoconstrução de baixo valor e a sua realização é fácil e rápida, devido ao fato de utilizar procedimentos que são simples. Esse sistema além de transformar a excreta humana em composto orgânico fértil é um procedimento ecológico que não tem como produto o esgoto e assim não contamina a água. É uma tecnologia inovadora que proporciona muitos benefícios.
Como Funciona o Sanitário Seco
O Sanitário Seco funciona de maneira simples e tem grandes vantagens. No Sanitário terá uma separação para a urina e as fezes. Quando ele for usado, cada excreta cairá no lugar próprio. Abaixo do vaso é colocado um coletor onde as fezes e a urina são depositadas e levadas para outro compartimento. Posteriormente, as excretas humanas são tratadas. As fezes são dispostas em uma vala e permanecem nela por aproximadamente seis meses, para que possam se desenvolver e dessa forma, são usadas como adubo. A urina pode ser misturada com a água e servir para regar as plantas em geral. As excretas não possuem nenhum patogênico e servem como nutrientes para o solo, contribuindo com o meio ambiente.
A Importância do Saneamento Ecológico
O Meio Ambiente precisa e deve ser preservado e o Saneamento Ecológico é uma forma de preservação ambiental que não polui e aproveita dos ciclos biológicos naturais para reaproveitar os nutrientes encontrados na excreta humana.
Por: Érica Ap. Gomes