O Petróleo é uma das principais fontes de energia do mundo e é um abundante recurso natural. Porém, para se estudar e pesquisar sobre essa importante fonte de energia são necessários grandes investimentos, pois é um estudo geralmente complexo e que possui um valor elevado. Com o decorrer do tempo, muitos estudos foram feitos com o objetivo de encontrar outras fontes de energia para substituir o petróleo, porém não foi identificada nenhuma outra fonte que possui custos que possam ser comparáveis ao petróleo.
Essa importante fonte de energia serve como base para a fabricação de diversos produtos e sustenta grande parte das necessidades energéticas dos setores industriais, e é também uma das principais fontes de renda de alguns países. Grande parte das reservas petrolíferas se encontra nos países árabes e eles são os grandes produtores e exportadores desse recurso natural.
O Custo do Petróleo
O Petróleo é uma matéria-prima que possui características próprias e o seu custo de produção pode variar de acordo com as características geológicas e geoeconômicas da região que o produz. É importante lembrar que o preço do petróleo varia muito, e essa variação depende muito das características dos campos produtores dessa importante fonte de energia. O valor do petróleo não se deve apenas de seu custo técnico, mas também de impostos, que em muitos países desenvolvidos é uma das principais fontes de receita fiscal, pois tem esse recurso natural como principal produto de exportação.
Algumas pesquisas realizadas constataram que juntamente com as reservas petrolíferas já conhecidas e com a expectativa de descobrimento de novas reservas, o consumo atual do petróleo pode ser mantido por aproximadamente mais 50 anos.
Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)
Essa organização internacional foi criada em 14 de setembro de 1960 e sua sede está localizada na cidade de Viena na Áustria. A OPEP é formada pelos países que são produtores de petróleo e que possuem as maiores reservas desse recurso natural de todo o mundo. O principal objetivo dessa oragnização é unificar a politica petrolífera dos países que fazem parte da OPEP e assim, controlar o preço e a quantidade de produção, fazendo com que esses países possam se fortalecer frente as exigências de redução de preços que as empresas compradoras de petróleo exigem.
Essa organização tenta estabelecer algumas medidas que venham auxiliar os países produtores de petróleo e assim gerar uma politica petrolífera comum a todos esses países. Essas medidas tentam definir algumas estratégias de produção e também controlar os valores de venda do petróleo no mercado mundial. O Inglês é a língua oficial da organização.
Os atuais países membros da OPEP são: Argélia, Angola, Nigéria, Líbia, Equador, Venezuela, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Iraque, Qatar.
Por: Érica Ap. Gomes
va se fuder