Geoprocessamento pode ser definido como um instrumento geográfico da era fas informática, pois utiliza das modernas tecnologias e da matemática para processas dados geográficos. È uma área de ação que vem crescendo muito nos ultimos anos, influenciando e modernizando a cartografia, a análise dos recursos naturais existentes nas mais diferentes regiões do planeta, na área de comunicações, transporte, energia e planejamento urbano e tambpem regional. Neste artigo nós vamos falar sobre geoprocessamento, seus conceitos, fundamentos, instrumentos, importância e principais aplicações.
O que é geoprocessamento?
Geoprocessamento é um termo relativamente novo e trata do processamento informatizado dos dados geográficos, utilizando para isso programas e softwares próprios – SIGs, além de mapas, plantas e cartas topográficas, além de outras informações que possam ser associadas, assim como conceitos, técnicas e métodos operando sobre os registros com o objetivo de produzir informações utilizadas para aplicações diversas.
Sistema de Informações Geográficas – GIS
GIS é a sigla em Inglês para “Sistema de Informações Geográficas”, que são os programas ou softwares que realizam o geoprocessamento, reunindo todos os dados lançados para que se obtenham as informações desejadas, assim como análises complexas, com a integração automatizada de dados de fontes diferentes que criam os bancos de dados georeferenciados.
Enfim, os sistemas de Informações geográficas são as ferramentas utilizadas para arquivar e gerenciar dados com o fim de produzir informações geográficas e documentos cartográficos. Ao longo do tempo as empresas de GIS e as empresas tradicionais de tecnologia de informação como Microsoft, Oracle e Google, popularizando o geoprocessamento que passa a ser conhecido também como geotecnologia.
Importância e aplicações
As informações obtidas através do geoprocessamento são muito uteis e importantes para o planejamento urbano e rural e especialmente para as ações de planejamento ambiental e de desenvolvimento sustentável, possibilitando a criação rápida e eficiente de um inventário dos recursos naturais de um determinado local. O geoprocessamento oferece um grande potencial de uso, pois baseia-se em tecnologias de baixo custo, especialmente num país de grandes dimensões como o Brasil.
Popularização do geoprocessamento
Com a popularização dos computadores pessoais e sua evolução houve uma importante difusão dos sistemas de informações geográficas, através de softwares modernos como Google Earth, AutoCAD MAP, Google Maps, e o WikiMapia. A estes aplicativos foram agregados recursos como processamento de imagem digital, análise espacial e modelagens em 3D, além de novas tecnologias.
Com esses novos recursos e a popularização deste e de outros aplicativos que oferecem cada vez maior alcance e precisão, as possibilidades de uso do geoprocessamento são cada vez maiores e podemos dizer, que são quase infinitas, pois possibilitam a análises de dados com uma rapidez impressionante, servindo de base e fundamento para o planejamento e a tomada de decisões em projetos ambientais e outros.